quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Roncos na Bahia



Confesso não ser um fã incondicional da Stock Car, mas por respeito ao público que visita esta página, estava devendo um post sobre o assunto.
Domingo, dia 9, acontece a etapa de Salvador. A curiosidade fica pelo circuito totalmente de rua, algo que não é inédito no Brasil, mas é novo para muitas gerações, inclusive a minha.
Ouvindo a respeito desta prova, percebi uma daquelas exageradas básicas de quem promove o evento, dizendo que "Salvador será a nossa Mônaco". Não, Salvador não será a nossa Mônaco. Salvador não é Mônaco. Salvador é uma cidade abençoada pela natureza, com um clima excelente e um povo hospitaleiro. Tem suas próprias características.
Em Salvador, anda-se à vontade. Em Mônaco, há um desfile de roupas de grife e luxuosas Ferrari circulando.
Mônaco faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1950. Sem a etapa, a Fórmula 1 perde o sentido, deixa de existir. Salvador chegou agora para fazer parte de um campeonato nacional. Vamos dar as proporções que cada local e que cada evento merecem.
Falando da prova: Depois da tragédia com a Action Power (o caminhão pegou fogo e toda a estrutura da equipe foi destruída), Marcos Gomes vai correr em Salvador, mas pela RCM, na vaga de Enrique Bernoldi. A Action Power dificilmente volta neste ano, uma pena...
Para o piloto, ótimo. Ele tem 45 pontos e está a 20 pontos de diferença do líder Cacá Bueno. Imaginemos que Cacá não vá tão bem e Gomes vença (seria histórico com um carro desconhecido para ele). Com os 25 pontos da vitória, diminuiria a diferença.
Porém, parece que essa etapa será decisiva para definir os 10 pilotos que concorrerão ao título nas quatro últimas etapas. E a briga por essas vagas é linda: Allam Khodair está em 8º lugar, com 39 pontos. Paulo Salustiano vem em 9º, com 36 e Luciano Burti em 10º, com 34. Se um desse três for bem em Salvador, praticamente se garante na fase seguinte. Logo abaixo, vem a turma que quer entrar nesse G-10: Daniel Serra e Antônio Jorge Neto (32 pontos cada um) e Thiago Camilo (31).
Vale a pena conferir. Primeiro, pela inovação; segundo, pela disputa. E, pelo que podemos ver, os pilotos não vão estar muito preocupados com as belezas da capital da Bahia.
*Foto de Duda Bairros (site oficial da Stock Car Brasil)

2 comentários :

  1. Olá, parabéns pelo Blog. Boa sorte nessa nova empreitada, parceiro.
    Vida longa á ele.

    Abraços,

    Marcel Marchesi

    ResponderExcluir
  2. Nessa prova eu vou acordar cedo para ver. A categria não ajuda, mas carros correndo nas ruas de Salvador deve ser algo muito louco. Só falta o Galvão narrar!

    ResponderExcluir