sábado, 5 de dezembro de 2009

Deu Luiz Álavro


Luiz Álvaro de Oliveira é o novo presidente do Santos FC. Em uma apuração surpreendente, ele venceu Marcelo Teixeira e comandará o clube pelos próximos dois anos.
O líder da Chapa O Santos Pode Mais teve vitória absoluta. Seu grupo recebeu a maioria dos votos em todas as urnas. Tanto que antes do anúncio da oitava urna (eram 10), Marcelo subiu no palco e cumprimentou o vencedor. Gesto de quem reconhece a derrota.
Quando a apuração estava na metade, logo após o anúncio do resultado da quinta urna, uma confusão generalizada tomou conta do Salão de Mármore da Vila Belmiro. Membros das torceidas organizadas (sempre eles) e integrantes das chapas entraram em conflito. Até gás de pimenta jogaram. E não foi a Polícia, porque não havia policiamento lá dentro. Só quando a PM chegou (e demorou) a apuração foi retomada.
Confira os votos urna a urna:
Urna 1
Chapa 1: 207 votos
Chapa 2: 117 votos
Urna 2
Chapa 1: 200 votos
Chapa 2: 112 votos
Urna 3
Chapa 1: 140 votos
Chapa 2: 90 votos
Urna 4
Chapa 1: 228 votos
Chapa 2: 120 votos
Urna 5
Chapa 1: 143 votos
Chapa 2: 94 votos
Urna 6
Chapa 1: 205 votos
Chapa 2: 118 votos
Urna 7
Chapa 1: 211 votos
Chapa 2: 136 votos
Urna 8
Chapa 1: 161 votos
Chapa 2: 127 votos
Urna 9
Chapa 1: 194 votos
Chapa 2: 97 votos
Urna 10
Chapa 1: 192 votos
Chapa 2: 118 votos
Total de votos
Chapa 1: 1.882 votos
Chapa2: 1.129 votos
A adrenalina por tudo o que aconteceu ainda é alta. Fica difícil fazer qualquer análise neste momento. Faremos isso em breve.
E agora, mais do que nunca, aguardemos...

Eleições - tarde



Eu avisei: o clima andava pesado demais.

Permaneci dentro e fora da Vila Belmiro por quase uma hora. Cumprimeitei os dois candidatos e alguns conhecidos. A boca-de-urna é de fazer inveja às leis do TSE: os caras te cercam e você nem sabe mais quem defende quem. Detalhe: eu não sou sócio e não ia votar. E mesmo que fosse sócio, não votaria.

E o que aconteceu depois? Eu presenciei duas brigas, confirmei mais duas e, no final da tarde, soube de uma quinta. Isso sem contar os quatro engraçadinhos que tentaram votar em nome de sócios falecidos.

Na pior das brigas, um militante (não sei de qual chapa) teve fratura exposta no braço. Saiu de lá na viatura do Resgate.

A apuração já começou. São 10 urnas. Nas duas primeiras, deu oposição.

Aguardemos...

Eleições - manhã


Duas pessoas tentaram entrar nas eleições do Santos FC com documentos de terceiros. Naturalmente, foram impedidos de votar.

Não se sabe qual chapa defendiam.

Manhã aparentemente tranquila na Vila Belmiro. Marcelo Teixeira tomou café em um empório, foi rezar e, em seguida, foi para a Vila Belmiro.

Luiz Álvaro fez boca-de-urna logo cedo e foi votar assim que as urnas foram abertas.

Por enquanto, a coisa está mais tranquila do que se imaginava. A votação acaba às 18 horas e a apuração tem previsão de terminar lá pelas 19h30, 20 horas.

Aguardemos...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Façam suas escolhas


O tema do post desta sexta-feira estava idealizado há mais de uma semana: a 24 horas das eleições no Santos FC, promover a apresentação dos dois candidatos e expor algumas das principais propostas das duas correntes que querem administrar o Santos até 2011.

Na quarta-feira desta semana, dois e-mails foram enviados, um para cada candidato, via Assessoria de Imprensa. Foram elaboradas cinco perguntas cujas respostas ajudarão o associado a escolher uma das chapas. Para evitar problemas, as perguntas foram rigorosamente as mesmas. O pedido foi para que as respostas fossem enviadas até a noite de quinta-feira.

Na tarde de quinta, recebo a ligação do jornalista Aldo Neto, representando o Grupo Rumo Certo, de Marcelo Teixeira. Aldo confirmou o envio das respostas. Até a manhã de sexta (ou seja, depois do prazo pré-estabelecido) a assessoria do Grupo O Santos Pode Mais sequer comunicou o recebimento do e-mail.

Um dos motes do Autobola é jamais cometer injustiças. Desta forma, seria errado deixar de apresentar as propostas dos dois candidatos porque um deles não respondeu às perguntas. Quem acompanha este blog percebeu que não houve posicionamento a favor de nenhum candidato. E é em nome da consideração que o Grupo Rumo Certo teve com este espaço que vamos publicar as propostas de Marcelo Teixeira. O Grupo O Santos Pode Mais, infelizmente, não ignorou o Autobola, tampouco este jornalista. Ignorou o torcedor e o associado do Santos.

Marcelo Pirilo Teixera, empresário, 45 anos

Sócio do Santos desde 1983

Vice-presidente no período 1990/91 e presidente nos períodos 1992/93 e de 2000 até hoje

Curiosidades: Filho do ex-presidente Milton Teixeira, foi o presidente mais jovem da história do clube ao ssumir o cargo aos 27 anos de idade, em 1992.

Por que ser presidente do Santos pelos próximos dois anos?

Quero dar sequência ao excelente trabalho que nosso grupo vem desenvolvendo no Santos FC ao longo destes anos. Temos vários planos disponíveis em nosso site http://www.rumocertosfc.com.br/ para quem desejar melhor conhecê-los. Além do mais, temos um compromisso com o quadro associativo. Não podemos correr riscos de fazer um planejamento que não seja à altura das projeções do Clube frente à uma data futura tão importante que é o centenário. Estou colocando meu nome, o nome da minha família, empenhado em reunir ainda mais glórias para o Santos FC.

O que será feito para fazer do biênio 2010/11 um período melhor que o biênio 2008/09?

Um planejamento estratégico para ser realizado pressupõe um intenso conhecimento do organismo do clube e das influências por ele recebidas das mudanças do ambiente nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, visando mantê-lo sempre em condições de competição. Vamos dar seqüência ao trabalho que resultou em muitos dividendos para o clube. Melhoramos nossas receitas com o aumento das ações de marketing e ampliação dos produtos licenciados, contamos com parcerias com marcas consagradas, elevamos o valor de nossa cota de TV, fizemos crescer o número de sócios, entre tantas outras iniciativas que obtiveram resultados extremamente positivos.O futebol é a nossa principal prioridade e já estamos discutindo um planejamento com a comissão técnica visando os próximos anos. A base do time atual, especialmente a formada pelos jogadores prata-da-casa, será mantida porque é muito promissora. Iremos reformular parte de nossa equipe, com contratações para fortalecer nosso elenco. As perspectivas são muito promissoras e tenho certeza de que nosso desempenho será muito superior ao deste ano.

Quais os planos para os próximos dois anos?

Recebemos o ambicioso e promissor projeto para o Futebol do técnico Vanderlei Luxemburgo para os próximos três anos, com a condição da nossa permanência para o seu bom desenvolvimento. O clube não pode retroceder, não ficaria feliz e tranquilo em abandonar nosso compromisso com o quadro associativo e torcedores santistas deixando nossa equipe de futebol apenas com a honrosa disputa da final do Paulistão de 2009, como melhor resultado obtido nestes últimos dois anos. Queremos mais, já provamos que nossa capacidade é para recolocar o Santos FC nas principais disputas nacionais e internacionais.Temos compromissos com parceiros, que confiam suas marcas e investem em nossos produtos pela confiança e credibilidade da administração. Nossos excelentes profissionais e futuras contratações condicionam a nossa permanência. Queremos formar uma equipe forte e competitiva, sem interrupção do atual programa de trabalho. O ano de 2010 será atípico, com a realização da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, todos os clubes ficarão três meses sem jogos oficiais, devemos programar o plano financeiro e administrativo a fim de suprirmos esta deficiência.Reformularemos nosso plantel de atletas, dinamizaremos os setores do clube profissionalizando e renovando com uma política de produtividade e resultados. Continuaremos dando sequência a valorização do Futebol Feminino, confirmando o Campeonato Mundial de Clubes para o Brasil e em Santos. Inauguraremos a Santos Mega Stores no Estádio, assim como a ampliação do já consagrado Memorial das Conquistas com uma linguagem moderna e dinâmica, com equipamentos de alta resolução semelhantes ao Museu do Futebol, no Pacaembú. Instalaremos também o Restaurante Arena Pelé, com ênfase no cardápio homenageando a fantástica história do clube, do Rei e de nossas outras estrelas ao longo dos períodos de nossa história.

O que o torcedor pode esperar do futebol do Peixe?

O futebol é a nossa principal prioridade e já estamos discutindo um planejamento com a comissão técnica visando os próximos anos. A base do time atual, especialmente a formada pelos jogadores prata-da-casa, será mantida porque é muito promissora. Iremos reformular parte de nossa equipe, com contratações para fortalecer nosso elenco. As perspectivas são muito promissoras e tenho certeza de que nosso desempenho será muito superior ao deste ano.

Por que o associado deve votar em Marcelo Teixeira?

Como bem disse um dos grandes nomes que apóiam a Chapa, o ouvidor público e jornalista Francisco La Scala Jr., ao parafrasear Oswaldo Justo, decidir é comparar. E, de um lado, temos uma série de realizações promovidas ao longo de 10 anos pelo Grupo Rumo Certo. Do outro, apenas discursos. O nosso grupo precisa de nossa experiência. A associada e o associado reconhecerão nosso trabalho e confirmarão nas urnas a vitória da Chapa 2, da situação, que continuará no Rumo Certo, que o santista já conhece e confia.

Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, economista, 66 anos

Conselheiro do Santos FC por 17 anos

Candidato à presidência nas eleições de 2003

Curiosidades: é neto de Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos FC na época da construção do Estádio Urbano Caldeira

Por que ser presidente do Santos pelos próximos dois anos?

Sem resposta

O que será feito para fazer do biênio 2010/11 um período melhor que o biênio 2008/09?

Sem resposta

Quais os planos para os próximos dois anos?

Sem resposta

O que o torcedor pode esperar do futebol do Peixe?

Sem resposta

Por que o associado deve votar em Luiz Álvaro?

Sem resposta

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Respeito??

O Fluminense não tem uma torcida tão numerosa quanto a do Flamengo, tampouco a popularidade do time da Gávea. Mas nesta quarta-feira decidiu uma competição internacional e, como dizem alguns filósofos, foi "Brasil na Copa Sul-Americana".
Dessa forma, não deu para entender o tratamento que parte da mídia destinou ao jogo disputado no Maracanã. O Estado de São Paulo e a Grande BH só tiveram acesso a uma emissora de TV aberta para acompanhar a partida: a Bandeirantes (ou Band, como queiram). Na Globo, emissora que compra até os direitos do Torneio da Estiva e maior defensora da tese de que o clube X é Brasil na Libertadores (ou qualquer outra competição), foi gentilmente oferecido o filme "Encurralados". Só que a Globo esqueceu de alguns pequenos detalhes:
1- São Paulo e Minas Gerais são praças onde há torcedores do Fluminense
2- São Paulo e Minas Gerais são praças onde há torcedores querendo secar o Fluminense
3- São Paulo e Minas Gerais são praças onde há pessoas que gostam de futebol, independente de quem vá jogar.
E o que foi que aconteceu? As duas emissoras empataram na audiência: 13 pontos para cada. O que a Globo fez? Deu um jeito de exibir os 25 minutos finais da partida no Maracanã.
Duas explicações para esse "jeito". Uns defendem que o filme foi para o intervalo, entrou um plantão do Jornal da Globo com o jogo e o filme não voltou mais. Outros dizem que alguns intervalos do filme foram atropelados, os personagens deixaram de ficar encurralados mais cedo e sobrou tempo para abrir a transmissão do Maracanã. Como o blogueiro estava se dirigindo à sua residência, sendo informado da partida pelo rádio, não foi possível constatar in loco o que realmente ocorreu, embora seja fácil entender: a Globo percebeu ter tomado a decisão errada.
E aí vem outro detalhe: o blogueiro ouviu o segundo tempo da partida pela Rádio Jovem Pan. Sim, porque a Bandeirantes ignorou a partida, como havia feito na semana passada. Às 23h30, era exibida a Voz do Brasil, enquanto a JP rasgava com Rogério Assis, o mestre Cláudio Carsughi e com Rodrigo Viga no gramado do Maracanã.
A tese de que o torcedor só assiste aos jogos do time dele e que se for outro ele desliga a TV ou o rádio só existe na mente de alguém que desconhece por completo o mundo futebolístico. A Rede Globo demonstrou total incoerência ao defender a tese do time ser "Brasil na competição" e não permitir que todo o País tenha acesso à partida. Ainda bem que existe a TV Bandeirantes.
Sabemos que a Globo enxerga o futebol como um produto, decidindo datas, horários e partidas a serem exibidas de acordo com interesses comerciais e de acordo com a audiência, sem em nenhum momento verificar a importância que aquela partida tem.
E por quê? Porquê quem toma essas decisões jamais sujou a bemuda no cimento da arquibancada, nunca tomou aquele sorvete de limão que você, em hipótese alguma, quer conhecer a procedência. Desconhecem o sabor do sanduíche de pernil do Morumbi, do cachorro-quente do Maracanã ou do feijão tropeiro do Mineirão. Jamais deixaram o estádio queimados de sol ou molhados com a água da chuva. Nunca estiveram em banheiros imundos, não sabem a adrenalina que é pegar um ônibus lotado após uma partida qualquer. Eles, em momento algum, grudaram suas bocas no alambrado para xingar técnicos e bandeirinhas. São essas pessoas que hoje dizem entender tudo sobre o mundo da bola. São essas as pessoas que decidem o que é melhor para você. São essas pessoas que sabem que, se seu time não estiver em campo, você nem vai querer saber do jogo. Como se eles soubessem alguma coisa...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cobras mandadas


Há dez anos, Marcelo Teixeira era o candidato da oposição no Santos FC. Enfrentava José Paulo Fernandes, então vice de Samir Jorge Abdoul-Hak. A campanha santista no Brasileirão de 1999 foi sofrível. E a cada gol que o time levava na Vila Belmiro, parte da torcida virava-se imediatamente para as tribunas e entoava: "Ei, Samir, vai tomar no c...". Em seguida, o coral pedia Teixeira no comando.
A promiscuidade na relação clubes/torcidas organizadas é mais antiga que o próprio futebol. Por qualquer razão, as facções apoiam ou deixam de apoiar jogadores, técnicos e dirigentes. Dizem que os motivos mais comuns são políticos e/ou financeiros. E é realmente estranho ver faixas das torcidas em qualquer lugar onde os times joguem.
Mas como em qualquer realção, há o exagero. E o caso de Vágner Love é só o mais recente. Ele foi agredido quando ia a uma agência bancária próxima ao Palestra Itália, a mesma agência onde Lenny enfrentou a "fúria" de meia dúzia na semana passada. Na hora em que Vágner ia ao banco, o goleiro Marcos estava lá dentro.
Se Lenny, Vágner Love e Marcos foram à mesma agência, significa que o elenco palmeirense frequeta aquele local. Mas isso nós ficamos sabendo agora. E de que forma os "torcedores" sabiam antes? E por quê agredir um jogador que, apesar da má fase, fez um gol no Atlético-MG? Que razões alguém teria para ver Vágner Love fora do Palmeiras? Detalhe: a mesma torcida que lotava o Palestra em 2003, quando o Palmeiras, com Love, disputava a Série B.
Será que os jogadores terão de mudar de agência por questões de segurança?
Outra coisa; era uma tarde de terça-feira. Será que esses "torcedores" já ouviram falar em trabalho?
A história mostra que não. Em 2001, o CT do Santos foi invadido em um dia de semana. Em setembro do ano passado, Emerson Leão foi agredido de maneira covarde na Vila Belmiro, em um dia de semana. Quando o Corinthians quis se livrar de Tevez, a "torcida" sequer considerou o fato do argentino estar com a filha de meses de vida no carro.
Enfim, são mais de mil casos, mas todos centralizados em uma questão: os clubes. É como você criar uma cobra cascavel em casa. Não adianta alimentar, cuidar e dar carinho. Aquilo é uma cobra venenosa e cedo ou tarde vai se revelar.
Quer financiar, pedir apoio, ter os interesses atendidos, que o faça. Mas uma hora tudo isso pode se voltar contra você. Depois, não reclame.
Vágner Love foi mais um caso. Infelizmente, não foi o último.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

No Rumo Certo, Santos pode mais



Terça-feira de esfriada básica na camapnha eleitoral no Santos. Por enquanto. Uma mentirinha aqui, um ataque ali, mas nada de impacto.
O site da Rumo Certo comenta o debate de domingo entre os candidatos. Diz o texto que Milton Neves é candidato ao Conselho Deliberativo pela oposição e usa sua tribuna para fazer campanha. O autor do texto "esqueceu" de citar que, no programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV (de propriedade da família Teixeira), o apresentador faz muito mais: jornalisticamente, ataca a oposição até de forma gratuita e defende Marcelo Teixeira mesmo sem argumentos. Tudo em nome da imparcialidade e independência. E detalhe: ai do jornalista que ousar declarar não apoiar nenhum dos candidatos e cometer o crime hediondo de dizer que trabalha com isenção. Será taxado como mentiroso e oposicionista enrustido, porque jornalista que é jornalista não pode dar igualdade para os dois lados. Meu Deus!!
Bom, vamos ao campo. No Pacaembu, as Sereias da Vila (eita, nome feio) buscam o título da Copa do Brasil. Não será fácil. O adversário é Botucatu, time que por duas vezes seguidas foi campeão paulista em cima do Santos, inclusive neste ano. O técnico Kleiton Lima já havia avisado que o adversário é um time perigoso. Está certo que, no estadual, Marta e Cristiane não jogaram, o que desta vez pode tornar as coisas muito diferentes.
Se o Santos vencer, Marta falará. E não estranhem se os jornais publicarem exatamente a mesma coisa que ela disser para as emissoras de TV. É que a Rainha não fala com a mídia impressa, apenas com a televisão. O jornal A Tribuna, de Santos, tentou entrevistá-la há mais de um mês e ela sequer respondeu "sim" ou "não". Pouco antes, Marta deu um chá de cadeira na reportagem da AT Revista, que aguardou por horas uma entrevista previamente agendada e que não foi concedida. No dia marcado, além da demora, Marta falou com a TV e foi embora sem atender o pessoal da revista. Dias depois, a reportagem entrou em contato direto com a Rainha, que devolveu com alguns impropérios.
Alguém disse a ela que o importante é estar na TV, é aparecer na "Grobo". E ela acreditou. E de quem é a culpa? Nossa...

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

E o clube, onde fica?


Está difícil a vida do associado do Santos. Em seis dias será escolhido o presidente do clube para os próximos dois anos (podem ser 6, 8, 10...) e o duro é justamente decidir quem deve assumir a bronca por lá.
No domingo, Milton Neves antecipou o enrolado debate na Rádio Bandeirantes. Colocou os dois candidatos ao vivo. Excelente iniciativa a de promover um confronto de ideias. Pena que os convidados não tenham colaborado.
Ao invés de propostas, ataques. Ao invés de mecanismos para tornar o Santos grande, briguinhas pessoais. "Você nem aparece no estádio", gritava Marcelo Teixeira; "Você trata o Santos como se fosse a sua universidade", respondia Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro.
É verdade que Teixeira provocou. Luís Álvaro entrou no ar primeiro e começou a apresentar suas ideias, dizendo o por quê de não concordar com a atual administração. Teixeira veio logo depois e, ao invés de rebater com propostas, foi direto para os ataques pessoais, no melhor estilo "menino mimado que não pode ser contrariado". Luís Álvaro poderia ter mantido o nível lá em cima, mas não quis.
O Santos foi deixado de lado para que duas pessoas que amam o clube pudessem ofender-se mutuamente. Enquanto Marcelo mostrava a face ditatorial, ao não aceitar a menor crítica à sua gestão, Luís Álvaro colocava até a Santa Cecília TV no meio da jogada. Ficou feio para os dois e mais feio ainda para o Santos, que agora sabe em que mãos estará até 2011.
No domingo à noite, Marcelo foi ao Programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV. Teve pelo menos 2h30 para apresentar ideias e atacar o adversário. Aliás, algo democrático, já que Luís Álvaro teve 1h30 de espaço há duas semanas, no mesmo programa. O fato de Marcelo ser o dono da emissora e do apresentador do programa defendê-lo com unhas e dentes (no melhor caráter jornalístico) não quer dizer nada. Tanto que os dois candidatos tiveram rigorosamente o mesmo espaço: Marcelo quase três horas e, Luís Álvaro, 1h30.
Em suma: sábado, é bom a Polícia ir para a porta da Vila Belmiro. Isso é sério. O clima está mais quente que a temperatura na Cidade e há uma enorme possibilidade de termos confrontos entre simpatizantes das duas chapas. Isso se não surgirem denúncias de fraude durante a votação. Mas tudo está justificado: é o amor que os dois candidatos têm ao clube.
Pobre Santos!