sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sempre dá samba

Adriano Imperador ganhou todo o fim de semana de folga. Foi liberado pela diretoria do Flamengo. O motivo? Ninguém disse.
Adriano só volta na segunda-feira, isso se voltar. Na quarta, o Flamengo disputa uma vaga na final da Taça Guanabara, contra o Botafogo.
Mas o que importa? É Carnaval...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Em outro idioma

Tem um pessoal que ficou bravo com o que andou sendo publicado na imprensa espanhola, mais especificamente no jornal El Mundo Deportivo. Ocorreu o seguinte: Massa disse ao Uol, em outras palavras, que, apesar de Alonso ser Alonso, ele, Massa, está na Ferrari há mais tempo e seria, teoricamente, o número 1 da equipe.
Pois o pessoal do jornal plagiou o Rei Juan Carlos e mandou a ordem: "Por que no te callas?", lembrando o que o Rei disse ao "fantástico" Hugo Chavez em 2007. O jornal defendeu o compatriota com unhas, dentes e palavras, lembrando que o próprio Stefano Domenicalli já avisou que o tratamento seria igual em Maranello.
Não deu para entender a repercussão que essa frase ganhou no Brasil. Há cerca de 20 anos, fazíamos a mesma coisa, pra não dizer pior, com um dos maiores pilotos que a Fórmula 1 já viu; Alain Prost.
Como adversário direto de Ayrton Senna, Prost virou persona non grata no Brasil. A esportividade ficou de lado e o francês era inimigo por aqui. Em 1989, quando Prost tentou tirar Ayrton do GP do Japão, tornou-se um ser pior do que Hitler. Um ano depois, quando Ayrton deu o troco, o narrador de TV foi ao delírio e quase teve um orgasmo quando Senna deu as costas a Prost.
Em 1994, Senna morreu tragicamente. E Prost ficou na dúvida se deveria vir ao Brasil para o funeral. Coube ao mesmo narrador dizer que Prost poderia vir, pois seria muito bem recebido e, se precisasse, o narrador o pegaria no aeroporto e o levaria ao hotel e ao enterro.
Espanhóis são apaixonados e defendem seus atletas de todas as formas. Ninguém na Espanha está contra Massa, mas a paixão por Alonso às vezes provoca essa reação. Podem esperar, vem muito mais por aí, pelo menos enquanto os dois estiverem na mesma equipe, embora há muito tempo não falem a mesma língua...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Destino: Goiânia

O vice-presidente do Goiás, Edmo Pinheiro, disse à Rádio Bandeirantes que o clube até poderia liberar Fernandão para o São Paulo, desde que o pessoal do Morumbi mande alguns jogadores e uma grana para Goiânia. Entre esses jogadores está Richarlyson.
"Sei que o Richarlyson está nos planos do São Paulo, mas ele seria muito bem-vindo em Goiás".
Mas depois do que Richarlyson viveu nesta quarta-feira, ele mesmo poderia começar a pensar nessa possibilidade. O time todo do São Paulo jogou pedrinha diante do Monterrey. Não houve quem fizesse a diferença, nem mesmo Washington. Adivinhem no pé de quem a torcida foi pegar. Foi assim até que ele saísse de campo para a entrada de Cicinho. Richarlyson saiu vaiado e Cicinho entrou aplaudido.
Essa história já cansou, já encheu, já saturou. O cara não é gênio, nem mesmo craque, apenas um jogador útil. E times precisam de jogadores úteis. O que não dá para aceitar é a execração pública por uma questão pessoal que ninguém sabe se é verdadeira e que, mesmo que fosse, não deveria mudar nada.
Portanto, Richarlyson poderia pensar nessa possibilidade: ir para outro lugar e ser mais feliz. Que a torcida fique com os caras que ela considera machos. Só acho estranho que façam tanta questão de verem machos em campo...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os erros dos eRRes

Andaram questionando a ausência dos Ronaldos na convocação de Dunga. Prestem atenção: dos Ronaldos. Vamos aos fatos:
Dunga é da escola de Carlos Alberto Parreira, ou seja, monta uma base e segue com esse alicerce. Muda uma ou outra peça, mas a essência, a espinha dorsal permanece a mesma. Ronaldos, hoje, são peças para reposição.
Separando, agora, vamos falar de cada um. Primeiro o Gaúcho. Vem bem no Milan, mas não consegue manter uma sequência de boas apresentações. Faz uma partida genial, outra nem tanto assim e outra apagada. Para a posição dele tem muita gente, apesar dele sempre poder fazer a diferença. Na cabeça de Dunga, Ronaldinho precisa mostrar mais e passar um pouco de confiança. Na cabeça de muita gente que entende do assunto, ele tem que estar lá.
No dia da convocação, Jorginho, o auxiliar de Dunga, mandou uma daquelas besteiras homéricas, típica de quem comanda a Seleção: "O comprometimento pode ser maior que o talento". Ou seja, não é necessário ser bom, basta ser comprometido, entenderam?
Vamos ao outro Ronaldo agora. Isso é piada, né? Diz que é. Ninguém pode querer o atual Ronaldo na Seleção e dizer que está falando sério...
O que Ronaldo já fez no futebol jamais será esquecido, mas vamos pensar um pouco: o cara não joga na Seleção desde 1º de julho de 2006, operou o joelho e nunca mais entrou em forma. Veio para o Corinthians, fez um excelente primeiro semestre de 2009 e só. Como o Corinthians entrou na Libertadores, a torcida abandonou o Brasileirão, no qual ele não jogou nada.
Ronaldo tem enfrentado seguidas contusões, passa muito tempo afastado e a cada saída ganha mais peso. Como ele iria para uma Copa, uma competição de tiro curto?
Dizer que o Fenômeno deveria estar na Seleção é, no mínimo, a demonstração de total desconhecimento do assunto.
Se esse é o comprometimento que se espera, fica difícil crer que um jogador que vive acima do peso esteja comprometido...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sempre humilde

Eu sei, eu sei, eu sei...sumi, desapareci e não disse nem pra onde ia. Robinho fez um gol de letra e não houve nenhuma letra para comentar o feito por aqui. A verdade é que o blogueiro acabou sendo envolvido em tudo o que envolveu a vitória do Santos, ou seja, o domingo só acabou na segunda. E a segunda começou muito cedo, já com outros assuntos, até particulares. E acabou tarde. Mas estamos de volta.
Que Rogério Ceni é um dos grandes goleiros de todos os tempos, é inegável, como também é impossível fechar os olhos para o fato dele possuir um caráter excepcional. Mas Rogério é humano e, como todo ser humano, falho.
Rogério Ceni não sabe perder. Não estou dizendo que ele não gosta de perder, porque ninguém gosta. Estou sendo claro ao dizer que ele não sabe perder.
Rogério Ceni nunca perde. Foi o árbitro, foi o zagueiro do time dele, foi o atacante adversário que fez falta nele, foi a paradinha...a mesma paradinha que ele, Rogério, usou para se beneficiar algumas vezes.
O goleiro do São Paulo Não gosta muito da palavra humildade. Já declarou algumas vezes que o São Paulo não se envolve nesses negócios de mala preta/mala branca (no meu tempo era preta) porque nunca está brigando para não cair; sempre está na luta pelos títulos.
Rogério é um daqueles meninos mimados: ou a brincadeira sai do jeito que ele quer, ou ninguém brinca, porque ele é o dono da bola. Se o São Paulo for campeão, a competição é a mais importante que existe. Se o Tricolor não vencer, é um campeonatinho qualquer.
A verdade é que Rogério Ceni anda bravo. Não com a paradinha, não com a derrota em si, mas por ter ficado de joelhos. E, ajoelhou, tem que rezar. O problema foi que a letra da reza foi dada por Robinho...