sábado, 28 de novembro de 2009

Os descarados

Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro participou do programa Esporte Record Litoral. Nenhuma novidade. Manteve o discurso de antes, sobre amadorismo da atual gestão, diz negociar com quatro treinadores, que sejam só treinadores e ficou naquele papo de projeto profissional para o Santos. Só o final foi bom: quase chamou os adversários para sair na mão.
Marcelo Teixeira não foi. Estava convidado e não apareceu. Paula Paparelli e João Paulo Vergueiro mostraram a cadeira vazia. Poderiam ter colocado o Marquinhos, aquele BOB que fazia parte do Rock & Gol.
Enquanto isso, o Santos FC (vejam bem: Santos, nada de Chapa 2, Grupo Rumo Certo, nada; Santos FC) dispara e-mails acusando a Chapa 1 (nesses termos) de querer dificultar o debate entre os candidatos à presidência. Marcelo Teixeira quer o confronto na terça-feira às 20 horas. Nesse mesmo dia, às 21 horas, o time feminino disputa a final da Copa do Brasil no Pacaembu. A oposição se agarrou a esse argumento para jogar o debate para sexta-feira, às 22 horas. O medo deles é que o debate seja transmitido apenas na Santa Cecília TV o que, convenhamos, seria o mais lógico, porém, nada imparcial...
Em papel timbrado do Departamento de Comunicação do Santos Futebol Clube, o título da matéria é: Chapa 1 cria imposições para dificultar realização de debate. Prestem atenção: O Santos, o clube, atacando a Chapa 1. Isso porque Marcelo Teixeira não usa a máquina. Não, de jeito nenhum...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O efeito Goiás



Mais uma vez o Goiás decide, ou ajuda a decidir a sorte em um Campeonato Brasileiro. Tem sido assim na era dos pontos corridos. Eterno coadjuvante ( e que neste ano quase foi além disso), o time goiano aparece como o verdadeiro fiel da balança. Domingo, exatamente como em 2008 e com a diferença de ser na penúltima rodada, o Goiás determina se o São Paulo será ou não campeão brasileiro.

Em 2005, o Goiás fez o "jogo do título" com o Corinthians. Evidentemente seria difícil arrancar o título dos paulistas, fosse por forças internas ou, principalmente, externas. Os goianos até venceram (3 a 2), mas àquela altura o Corinthians não perderia mais o título. E não perdeu.
Os dois times voltaram a se encontrar em 2007, em circunstâncias bem contrárias. Mais uma vez em Goiânia, o empate por 1 a 1 levou para a última rodada a decisão sobre qual dos dois cairia para a Série B. No jogo seguinte, Paulo Baier teve que bater três pênaltis para marcar um mísero gol sobre o Inter, salvar o Goiás e despachar o Corinthians.
E, no ano passado, veio o "Caso Maddonna". A confusão Wagner Tardelli/FPF mudou o árbitro da partida. Goiás e São Paulo jogaram em Brasília na última rodada. O gol de Borges confirmou o quase certo título tricolor.
A história se repete, mais uma vez em Goiânia, mais uma vez com Goiás x São Paulo. Sem pretensões, o Goiás pode estar aberto a "ofertas". Mas a grande oferta poderia vir do próprio Goiás: oferecer um pouco mais de dúvida e mandar a decisão do campeonato para a última rodada.
É aguardar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Eu prometo



Promessas e mais promessas. Agora, é a vez de jogadores aparecerem como joguetes nas mãos de situacionistas e oposicionistas do Santos.
A oposição já falou em Keirrison, que saiu do Palmeiras, foi para o Barcelona e, de lá, saiu emprestado ao Benfica (no melhor estilo Rodrigo Fabri/Real Madrid). K-9 estaria insatisfeito em terras portuguesas e isso facilitaria o retorno dele ao Brasil. Dizem que o Santos pode mais: contar com um grupo de empresários para trazê-lo.
A situação não deixou por menos e agora fala no colombiano Macnelly Torres, de 25 anos, que foi do Cúcuta e está no Colo Colo. O Santos o quis em 2008, mas os chilenos chegaram antes, com US$ 3 milhões e agora estariam querendo R$ 5 milhões. Outros nomes comentados (atrelados a uma vitória de Marcelo Teixeira) são Obina, Marquinhos, do Avaí (aquele mesmo que virou personagem do Rock & Gol) e Victor Simões, do Botafogo.
De acordo com o meu amigo Sanches Filho, do Estadão, o caso de Torres é o que mais gera desconfiança. Os direitos econômicos do jogador só seriam comprados pela Target Sport (TSPO), empresa formada por investidores, se Teixeira ganhar. Sanches conversou com o empresário Ricardo Mendes, que disse estar tudo apalavrado e agora é só esperar pelas eleições.
Em suma, situação e oposição adotaram a mesma estratégia: vote em mim que esse jogador virá.
Qualquer semelhança com o que vemos por aí há décadas é mera coincidência...

Fórmula Indy em SP

Fórmula Indy em São Paulo e nas ruas. Sim, informação confirmada.
Nem Rio de Janeiro, nem Salvador, muito menos Ribeirão Preto. Dia 14 de março, a corrida será em São Paulo (que já dá o exemplo com a Fórmula 1) e nas ruas. Ninguém disse, por enquanto, onde será o "circuito".
Há o que se fazer? Muito, demais. Mas eu gostei...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vence o Fluminense?



O Fluminense está louco para calar a minha boca. Outro dia disse aqui que o time já estava na Série B. Ainda acho que cai, mas aquela certeza de antes, claro, não é a mesma. Aliás, qual a certeza que dá para ter neste Brasileirão?
Mas nesta fase de franca ascensão Tricolor, nenhum jogo foi tão chave quanto o desta quarta-feira. Muito mais que a virada sobre o Cruzeiro no Mineirão (até porque a derrota naquele dia era certa), o Fluminense tem a maior de todas as chances de mostrar que está, sim, recuperado. Vencer a LDU em Quito vai além de um triunfo na altitude; vai além de uma vingancinha da Libertadores de 2008, vai além de praticamente assegurar a taça da Copa Sulamericana. Uma vitória em Quito mostraria que o Fluminense de hoje é grande, muito diferente daquele time de dois meses atrás. Mostraria ser o Fluminense um time que dá orgulho ao torcedor, que não teme nada nem ninguém.
E não há muito o que mudar. Conca fazendo a ligação com o ataque e Fred se posicionando bem. E, claro, tomar os cuidados para não se desgastar demais, porque em Quito isso complica tudo.
Se vai vencer, não dá para prever; se vai cair no Brasileiro, menos. Se vencer, dá mais esperanças de não cair no Brasileiro.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Campanha pesada

A campanha eleitoral no Santos Futebol Clube está cada vez mais acirrada. Como o momento atual do futebol do clube é um assunto bastante agradável, desde que não seja nem lembrado, a politicagem dá mais audiência.
Na segunda-feira (23/11), o Programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, recebeu membros da Chapa Rumo Certo, grupo de Marcelo Teixeira. Como o programa tem como mote a democracia, todos os dias tem recebido partidários do atual presidente santista, ao passo que a oposição teve uma (isso, uma) oportunidade de ir ao mesmo programa. Está certo. Afinal, "a nossa autenticidade vem da nossa independência", como diz o jingle do dito programa.
Nada demais no espaço cedido diariamente ao grupo de Marcelo Teixeira. Apenas os mesmos discursos de que está tudo maravilhoso no Santos, que o futebol de hoje não pode apagar tudo o que foi feito até aqui e alguns ataques à oposição. Coisas do tipo "todos os projetos deles vão afundar o Santos".
Tambem na segunda-feira, o blogueiro recebeu um e-mail com um convite para assistir a um vídeo que mostrava Luís Álvaro, candidato da oposição, ao lado de "um homem armado". O dito vídeo mostra os dois nos camarotes da Vila Belmiro, no jogo Santos x Coritiba. Uma seta (por sinal muito mal feita) mostra a tal "arma" usada pelo cidadão que acompanhava Luís Álvaro. Um texto que acompanha o vídeo diz que o sujeito é policial civil e candidato ao Conselho Deliberativo e questiona as razões dele ir armado ao estádio, além do fato dos dois estarem nos camarotes e não junto com a torcida.
1- Vi o vídeo e mostrei a alguns colegas. Não há como afirmar que se trata de uma arma. Pode ser uma pochete ou mesmo um celular. O "acusado" não pega a tal "arma" em momento algum. O objeto está na cintura e identificá-lo como arma é quase impossível.
2- Ainda que seja uma arma, o homem citado é policial civil, portanto, está autorizado a andar armado.
3- Diante dessa "acusação", qual a tentativa? Insinuar que, se a oposição vencer, o Santos resolverá os problemas à bala?
Finalizando: o e-mail foi enviado por gordinhosexysfc. Meu Deus!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Boa semana


O São Paulo pode ser campeão domingo que vem. Basta vencer o Goiás e torcer para que os adversários diretos tropecem. E é possível que eles tropecem.

Só que é possível também que o São Paulo não vença o Goiás em Goiânia. Vamos dizer que o time goiano não se torne patriota e não transforme a camisa verde em amarela e o título do São Paulo não estará tão seguro assim. Um empate em Goiânia levaria o São Paulo aos 63 pontos. O Flamengo, com 61, pode e tem tudo para vencer o Corinthians, chegando aos 64, levando toda a decisão para a última rodada. Mas não acaba aí. O Internacional (59 pontos) pega o rebaixado Sport. Vencendo, vai aos 62 pontos e entra na última rodada com enormes possibilidades de ser campeão. E até o Palmeiras pode entrar na briga. Dos quatro, é o que tem a missão mais dura, já que o Atlético-MG ainda pode entrar na Libertadores.

A combinação, portanto, seria essa:

São Paulo - não deve perder em Goiânia, mas pode empatar: 63 pontos

Flamengo - se não amarelar outra vez, vence o Corinthians: 64 pontos

Inter - só não vence o Sport se tiver mala branca: 62 pontos

Palmeiras - tarefa difícil, mas pode vencer o Galo: 62 pontos

E a conversa fica para a última rodada.

Previsão para a semana: vão levantar a possibilidade do Corinthians entregar o jogo para prejudicar o São Paulo. Anotem e me cobrem...

Dois pólos



Por eliminação, incompetência ou má vontade mesmo, o São Paulo está mais próximo do objeto da foto ao lado. Parece que não há mais ninguém interessado, então manda lá para o Morumbi outra vez.
De todas essas dúvidas que o Campeonato Brasileiro deste ano está proporcionando, ficam duas conclusões; uma boa e outra ruim.
A boa: desde 2003, só o Santos deu um pouco de emoção à reta final de um campeonato. Em 2004, assumiu de vez a liderança na penúltima rodada, com uma improvável vitória sobre o São Caetano (3 a 0) no ABC. No domingo seguinte, enfrentou o Vasco em vantagem sobre o Atlético-PR. Nos outros anos, Cruzeiro (2003), Corinthians (2005) e São Paulo (2006-2008) assumiram a ponta bem antes e a duas rodadas do final eram os favoritos.
A ruim: se o São Paulo confirmar o título, dará o argumento que faltava aos defensores da volta do mata-mata, alguns dos quais, inclusive, com grande$ intere$$e$ ni$$o.

domingo, 22 de novembro de 2009

Continuem



A Santa Cecília TV é uma emissora afiliada à TVE-RJ para a Baixada Santista e de propriedade da família Teixeira.

Por uma dessas "coincidências", os intervalos comerciais da emissora estão sendo abastecidos com uma "propaganda" da Chapa Rumo Certo, na qual membros ilustres da chapa dizem por quê o associado do Santos deve votar em Marcelo Teixeira no dia 5. Logo depois, entra o slogan: "Quem tem tanto a mostrar merece continuar".

Impressionante a agilidade desse pessoal. Em menos de 24 horas gravaram, editaram e puseram a propaganda no ar. Sim, porque até outro dia, Marcelo não era candidato...e quem tem tanto a mostrar, merece continuar, já que no Santos não existe continuísmo...