sábado, 1 de agosto de 2009

Cristiano da Matta quer voltar


Nesta segunda-feira (dia 3), o acidente envolvendo Cristiano da Matta completa três anos. Foi no circuito Road America, em Elkhart Lake. Depois de fazer uma curva, da Matta atropelou um cervo, teve um hematoma subdural e ficou em coma. Recuperou-se lentamente, quase ficou sem andar, mas hoje está muito bem e vive em Belo Horizonte (MG).
E ele disse que quer voltar a pilotar. Cristiano (por sinal um fã de rock que até toca guitarra) vai tentar uma vaga nas 24 horas de Le Mans, na DTM ou em alguma categoria nesse sentido. Só precisa levantar recursos, leia-se $$.
A matéria completa sai na edição de segunda-feira do jornal A Tribuna. A reportagem é assinada pelo competente Anderson Firmino.
Andei dando uma olhada; vale a pena ler.

"É muito cedo pra dizer quando ele estará de volta mas só de saber que ele esta afim ja é muito bom". De novo, Barrichello, falando de Felipe Massa. De novo, via Twitter. Viva a cara-de-pau do blogueiro. E viva o Twitter!!!




Muda o assunto: o Flamengo efetivou Andrade. Chega de buscar um técnico. E o Santos, agora sim, acertou com a Marta.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Que melhorou, melhorou


Andaram perguntando se pintou o heptacampeão. É difícil dizer neste momento, mas o São Paulo que venceu o Grêmio é muito, mas muito diferente daquele que perdeu para o Atlético-MG há duas semanas.
Ricardo Gomes precisava de tempo para acertar o time e parece estar conseguindo. O São Paulo de hoje toca mais a bola para chegar ao ataque e cria mais jogadas. E essas jogadas estão variadas, não se resumem só ao velho chuveirinho.
No ataque, está comprovado que o time precisa de um jogador que busque a bola no meio e execute jogadas com os meio-campistas. Dagoberto mostrou isso ao tabelar com Hernanes e Jorge Wagner e marcar dois gols praticamente iguais. Por outro lado, centroavante plantado na área não dá. Borges fez a função do Washington contra o Grêmio e ficou perdido em campo.

F-1, rápido. Massa volta segunda-feira, em voo fretado. E há quem duvide da existência de Deus...

Viva o Twitter!


"Tenho falado com a família dele. Não esperava uma ligação dele para já. Foi um presente".

Essa foi a mensagem de Rubens Barrichello, via Twitter, após um jornalista, moderador de um Blog (quem será), perguntar o que ele sentiu ao ouvir a voz do amigo do outro lado da linha.

Entrevista direta, resposta imediata. Viva o Twitter!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Elano, de novo


Elano estava há dois anos no Manchester City. O primo pobre da cidade inglesa tinha lá suas pretensões e, para isso, precisava de um time formado.
Eis que se não quando (olha eu aí usando esse termo novamente) vem o Galatasaray com 8 milhões de euros no bolso e leva Elano embora. Destino: Turquia.
Elano saiu do Santos em 2005 para brilhar na Europa. Desde então, passou por Shakhtar Donetsk, Manchester City e, agora, o Galatasaray.
Elano está com 28 anos e é nome certo na Copa. Mas, para jogar em clubes menores na Europa, não seria interessante dar uma passadinha pela Baixada Santista e virar rei??

Preço de Schumacher

Essa saiu no As, jornal espanhol: Michael Schumacher vai receber 3,2 milhões de euros por corrida. Dá mais ou menos R$ 8,4 milhões. São quase R$ 3 milhões por dia entre 21 e 23 de agosto.
Sim, estou pensando a mesma coisa que você, mas ele é Schumacher. Como eu disse antes, vai que ele acerta o carro...

Alvinegros, rivais e iguais



Há quem não goste dos palavrões que Vanderlei Luxemburgo dispara à beira do campo. Mas quem assistiu a Náutico x Santos deu razão ao treinador.
O Santos é um aglomerado de jogadores, sem nenhum padrão de jogo. Existe uma só jogada: Rodrigo Souto toca para Léo, que lança Madson na esquerda. Este domina, vai ao fundo e cruza. E aí, o que vier é lucro.
Aí vem Luxemburgo, saca Léo e manda Luizinho a campo. Pará vem pra lateral-esquerda e Luizinho vai pra direita. A fonte seca, porque Pará não é Léo.
Luxa já viu que vai ter trabalho. É mais fácil tentar buscar os reforços que ele pediu do que achar que ele vai dar um padrão a um time no qual as peças não colaboram. Ganhou do Náutico, que tinha um a menos, na bacia das almas. O que vai acontecer quarta que vem, contra o Coritiba? Bota o Neymar pra tentar salvar de novo?





Rapidinho sobre o Corinthians. Não foi falta de aviso. O time tinha 11 titulares e mais nada. Era um time muito bom com os 11 em campo. Mudava uma peça e a qualidade caía. Entrava com time reserva e já era. “Mas é o time reserva”, diziam os mais otimistas. Só que três já foram e um (o principal) só volta daqui a um mês, ou seja, os reservas, agora, são titulares. O time também não tem padrão. Com a palavra, Mano Menezes...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A moeda caiu em pé


E a moeda caiu em pé. Como diria o Gato-Mestre (lembram dele?): EEEEU AVISEEEEI!!!!!
Desce a barra lateral aí...eu disse que a Ferrari tinha dois pilotos de testes, mas que uma corrente falava em Schumacher. Eu também disse que seria difícil.
Na terça, a assessora do alemão mandou o recado: não estava tão difícil assim. E hoje, a confirmação: Schumacher está de volta à Fórmula 1.
Sete títulos mundiais, 250 GPs disputados, 40 anos de idade...e vai ele pro cockpit da Ferrari em Valencia, dia 23 de agosto. Um baita negócio para a Fórmula 1 e um tremendo negócio para a Ferrari.
Para o alemão? O cara é o maior de todos e entra como substituto. Vai que ele acerta o carro...ele então chega aos boxes, bate no cinto, sai do carro e, com aquele olhar de superior, diz em alemão: “incompetentes”.

E foi mesmo

Eis que tudo se confirma: a BMW está mesmo fora da Fórmula 1 em 2010.
A notícia foi confirmada pelo presidente da montadora, Norbert Reithofer, que disse ter sido uma decisão difícil., mas é "o passo firme para o realinhamento estratégico da nossa companhia".
Desde a estreia, em 2006, foram 63 GPs, com 16 pódios e uma vitória, a de Robert Kubica no Canadá, em 2008.
Neste ano, estranhamente, a equipe está andando lá atrás. Mal passa do Q1 nos treinos oficiais. De qualquer forma, é uma pena. Toda retirada de equipe é algo a ser lamentado.

BMW fora?

A BMW chamou para uma coletiva nesta quarta-feira. Pode anunciar sua retirada da Fórmula 1 no fim da temporada.
A notícia vem da "Autosport". Os motivos seriam "os atuais acontecimentos no esporte a motor". A montadora não adianta o assunto, mas tudo leva a crer que é isso.
Aí começam as especulações. Dizem que a confusão pra decidir a temporada do ano que vem, a atual temporada ruim (oitava colocada, com oito pontos), a crise financeira, é tudo isso e mais um pouco.
Aí vem o Daily Mail e diz que Robert Kubica poderia ocupar o lugar de Massa na Ferrari nas sete provas que restam...
Vamos aos fatos:
1- Desde 1950 a Fórmula 1 vive e sobrevive de especulações.
2- Algumas dessas especulações dão certo...a Honda fez a mesma coisa em 2008 e saiu mesmo.
3- Pelos argumentos apresentados, dá para crer que os alemães vão sair mesmo. Uma pena...mas volto a lembrar que especulação é um dos combustíveis da Fórmula 1.
4- Até dá para acreditar no fim da equipe, mas daí a Kubica ir para Maranello...o argumento é simples: se a retirada é no final do ano, por que ele substituiria Felipe agora se está sob contrato?

A propósito: Schumacher foi ventilado pra pilotar a Ferrari e balançou. Eu disse que não acreditava, mas não podemos duvidar de nada...

terça-feira, 28 de julho de 2009


Eis que se não quando, Diego Tardelli aparece na lista de Dunga. Está convocado para o amistoso da Seleção, dia 12, contra a Estônia, em Tallin.
Essa foi surpreendente. Tudo bem ele está fazendo os golzinhos dele, mas daí a chegar à Seleção, como diria o falecido Pinheiro Neto, "há um oceano, não é, boa gente?"
De qualquer forma, segue a lista:
Goleiros :
Júlio César (Internazionale)
Gomes (Tottenham)
Laterais :
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros:
Lúcio (Internazionale)
Luizão (Benfica)
Juan (Roma)
Miranda (São Paulo)
Meias :
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Josué (Wolfsburg)
Kleberson (Flamengo)
Ramires (Benfica)
Elano (Manchester City)
Kaká (Real Madrid)
Júlio Baptista (Roma)
Atacantes:
Robinho (Manchester City)
Luís Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Villareal)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

Mais tarde, falo sobre Fórmula 1, mas parece que o Schumacher balançou...

Falta pouco, Massa!

Massa já abre o olho esquerdo. Talvez a melhor notícia do dia. Dizem os médicos que nada foi afetado na visão...é, o cara nasceu de novo. Deixar o hospital é uma questão de tempo...
A memória está melhorando. Em uma conversa com Stefano Domenicali, ele falou em português, inglês e italiano. Nenhum problema também.
Rápido sobre o Santos. Emerson chega amanhã. Quando vai jogar? Ninguém sabe, ainda...
Estou devendo o twitter, lá vai www.twitter.com/paulorogeriojor Atualizações por ali também.

Ferrari é Ferrari, mas...

Felipe Massa não volta a correr tão cedo. Lamentável. As orações são para a recuperação plena e o retorno às pistas o quanto antes.
Pensando como uma empresa, a Ferrari precisa de um substituto. E o caminho natural é promover o piloto de testes. Em Maranello há dois, com ampla experiência.
O primeiro é Luca Badoer, italiano, 38 anos, quatro temporadas na Fórmula 1 e piloto de testes da escuderia há uma década.
O outro é Marc Gené, espanhol 35 anos, também com quatro temporadas.
Badoer, italiano, mais velho e com mais tempo de casa, levaria vantagem. Mas o próximo GP será em Valencia...por que não colocar um espanhol?
Só que Ferrari é Ferrari e, nesse cara e coroa, a moeda pode cair em pé. Em 1999, Schumacher quebrou a perna e a escuderia foi buscar Mika Salo na Sauber. Se um terceiro nome surgir, há uma corrente na Europa que aponta para...Schumacher!! Sim, 10 anos depois, ele faria o papel de Salo quando ele precisou.
Francamente, não acredito. Faltam sete corridas e o Mundial de Pilotos já era. Schumacher nunca entrou no cockpit para tapar buraco. E não jogaria sete títulos mundiais em um carro que não se acertou até agora.
Mas Ferrari e Schumacher são imprevisíveis. Até 23 de agosto, tudo é possível...

Sport quer Vágner Mancini



Se você perguntar para a direção do Sport, eles vão dizer: "não, veja bem, estamos estudando o mercado"...mas a verdade é que o Leão quer Vágner Mancini. Na tarde desta segunda, procuraram um contato com o treinador em Santos.
Mancini seria um bom nome para o Sport. Como os pernambucanos não têm aquela pretensão de título, uma campanha melhor que a atual e a consequente permanência na primeira divisão estariam de bom tamanho. E Mancini sairia fortalecido, depois de ter enfrentado a injusta pressão no Santos.
E Emerson Leão? Demitido na segunda-feira, o treinador poderia pensar na aposentadoria. Leão chegou aos 60, está bem financeiramente e já contribuiu bastante para o futebol. Não precisa ficar se expondo nos bancos de reservas...
Vê se alguém cogita Antônio Lopes, Valdir Espinosa, Pepe...todos campeões, grandes treinadores, mas eles mesmos reconhecem quando é hora de parar.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mês do cachorro louco...e do treinador de cabelo em pé

Ronaldo volta em quatro ou cinco semanas, dizem os médicos do Corinthians. A contusão na mão esquerda foi um pouco mais séria. Os exames constataram fraturas em dois ossos.
Fazendo uma conta rápida, na previsão mais pessimista, o atacante retorna aos campos no dia 30 de agosto. Nessa data, o Corinthians enfrenta o Barueri em casa. O problema são os jogos em que o Fenômeno não estará em campo até lá. A lista é essa:

Santo André, fora
Avaí, em casa
Náutico, fora
Flamengo, fora
Atlético-MG, em casa
Inter, fora
Botafogo, em casa

Não tem jogo fácil nesse caminho...inclusive o Flamengo...ao menos ele não terá de encarar a nação rubro-negra, que esperava por esse encontro...
Resta a Mano Menezes fazer o time jogar sem Ronaldo. O Corinthians já mostrou que era muito bom com os 11 titulares juntos. Dois já foram embora e outros podem ir. É bom o time manter a qualidade, ou logo logo a torcida esquece o primeiro semestre...

Vanderlei chegou

Demorou uma semana, mas Vanderlei Luxemburgo vai começar a trabalhar no Santos. Os dois jogos (uma vitória e uma derrota) mostraram o que precisa ser feito. As medidas serão adotadas já.
A primeira: Roberto Brum tem vida curta no Santos. Reclamou com Heber Roberto Lopes e levou o terceiro cartão amarelo mais bobo do Brasileirão. Luxa quer punição.
Não é segredo a antipatia do treinador com jogadores evangélicos. Não sei até que ponto a fé de Brum influenciaria na saída dele, mas que Luxa não gosta...odeia!
Ok, o treiinador não se arrisca. César Sampaio era titular absoluto no Palmeiras. Kaká jamais esquentaria o banco ou teria a porta de saída do clube aberta. Robeto Brum não é Kaká. Não é César Sampaio. É só um cara legal e caras legais são dispensáveis. Ainda mais quando não são fundamentais...
A segunda: o líder chegou. Responde pelo nome de Emerson. Aquele mesmo (Grêmio, Juventus, Real Madrid, Milan). Desta vez, não vem tapar buraco como na Copa de 98, quando substituiu Romário. Pode levantar uma taça, já que a do Penta, que deveria ser erguida por ele, não fosse a contusão estúpida no rachão, foi para o Cafu.
Emerson vem para ser o Ricardinho do Corinthians de 2001 e do Santos de 2004, o Alex do Cruzeiro de 2003, o Zé Roberto do Santos de 2007. Será um segundo treinador em campo.
A terceira: a cara do time vai mudar. Vem aí uma semana de inter-temporada. Não me perguntem como esse time volta, mas que muda, ah, isso muda...

E o Tony Kanaan, hein? Mais um susto brasileiro no automobilismo...

domingo, 26 de julho de 2009

Vencer é vencer

Por mais que mente dos brasileiros estivesse voltada para o Hospital Militar de Budapeste, havia uma corrida a ser disputada em Hungaroring. E em um domingo em que o povo brasileiro pouco ligou para o que acontecia em curvas e retas (algo que não era visto desde 1º de maio de 1994), Lewis Hamilton sagrou-se vencedor da segunda etapa julina da Fórmula 1.
Para o inglês da McLaren, atual campeão do mundo, a vitória celebrou algumas conquistas pessoais: no sábado, faltou pouco para que ele fizesse a pole, mas a superação de Fernando Alonso acabou num erro grotesco da Renault em uma simples troca de pneus. Uma roda dianteira mal colocada acabou com a corrida do espanhol, já desacostumado a andar na frente. Ele ensaiou uma volta aos boxes, mas depois foi obrigado a abandonar a prova.
Melhor para Hamilton, que assumiu a ponta, tornou a corrida chata (sem ultrapassagens e troca de posições limitadas aos pit stops) e voltou a vencer depois de 11 etapas. Ele não sabia o que era o lugar mais alto do pódio desde o GP da China do ano passado.
Hamilton dava mostras de que poderia mesmo obter esse resultado. Fez o melhor tempo na sexta e iniciou a consagração no sábado, ao se colocar em uma posição em que dependeria de si mesmo ou de algum problema com Alonso. Ficou com a segunda opção.
Barrichello estava andando na frente de Button quando a BrawnGP, mais uma vez de modo estranho, o chamou aos boxes. Ficou em décimo, com Button em oitavo...e pontuando. Nelsinho Piquet, depois dos impropérios que disse sobre Flavio Briatore na sexta-feira, ficou em 12º.
Mas o brasileiro quer saber mesmo de Felipe Massa. O que sei até agora são as informações oficiais. A última diz que a tomografia não acusou nada de errado e que não há mais lesão cerebral. Esperamos que seja assim. Que o Senhor o ajude. E como dizia a placa da Ferrari, "Forza, Felipe, siamo con te" ("Força, Felipe, estamos com você").

O início

Meus amigos,
A partir de hoje (26/07/2009) inicio a era do blog Autobola.
Mais do que um blog, o Autobola será um informativo que terá como temas principais duas paixões do brasileiro: automobilismo e futebol.
Notícias, curiosidades, bastidores etc. Tudo isso você vai encontrar neste espaço, que também lhe dará a oportunidade de se expressar, emitindo a sua opinião sobre os temas aqui postados.
Agradeço a Deus por essa oportunidade.
Sinal verde, vamos acelerar!