sábado, 13 de novembro de 2010

Yas Marina - o grid

As previsões que indicavam a indefinição do campeão mundial de Fórmula 1 até as últimas curvas de Abu Dhabi estão se confirmando.
Deu Sebastian Vettel na pole em Yas Marina.
O alemãozinho mandou 1min39s394.
Lewis Hamilton sai em segundo. Cravou 1min39s425. Fernando Alonso é o terceiro, com 1min39s792. E Mark Webber é só o quinto, com 1min39s925.
As contas, vamos para as contas: É difícil ultrapassar em Yas Marina. Imaginemos aquela fila indiana do início ao fim (não vai acontecer, mas vamos simular). Alonso seria o campeão, com 261 pontos. Vettel o vice, com 256 e Webber ficaria em terceiro, com 248
As Red Bull já tinham mandado bem pela manhã. Vettel foi o primeiro e Webber o segundo. Na tarde/noite de Yas Marina, o treino foi naquele ritmo bem...chato. O Q1 e o Q2 foram burocráticos. Os medalhões garantiam seus tempos e recolhiam. Restava aos intermediários a luta contra o limbo.
Ok, algo diferente: Robert Kubica não foi para o Q3. E Vitaly Petrov foi.
O próprio Q3 não foi, digamos, empolgante. Não fosse pela disputa do título e pelo fato de Abu Dhabi não ter pontos de ultrapassagem, ou seja, o grid fala muita coisa, e daria sono. Tanto que Vettel conseguiu a pole muito antes do fim. Não foi daqueles treinos em que o tempo do primeiro colocado vem no último segundo, nada disso.
E pelo que se viu nos treinos, o pessoal larga com pneus macios.
Odeio frases batidas, mas vou mandar esta: A sorte está lançada.
1º Sebastian Vettel (Red Bull) 1min39s394
2º Lewis Hamilton (McLaren) 1min39s425
3º Fernando Alonso (Ferrari) 1min39s792
4º Jenson Button (McLaren) 1min39s823
5º Mark Webber (Red Bull) 1min39s925
6º Felipe Massa (Ferrari) 1min40s202
7º Rubens Barrichello (Williams) 1min40s203
8º Michael schumacher (Mercedes) 1min40s516
9º Nico Rosberg (Mercedes) 1min40s489
10º Vitaly Petrov (Renault) 1min40s901
11º Robert Kubica (Renault) 1min40s780
12º Kamui Kobayashi (Sauber) 1min40s783
13º Adrian Sutil (Force India) 1min40s914
14º Nick Heidfeld (Sauber) 1min41s113
15º Nico Hulkenberg (Williams) 1min41s418
16º Vitantonio Liuzzi (Force India) 1min41s642
17º Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1min41s738
18º Sebastien Buemi (Toro Rosso) 1min41s824
19º Jarno Trulli (Lotus) 1min43s516
20º Heikki Kovalainen (Lotus) 1min43s712
21º Timo Glock (Virgin) 1min44s096
22º Lucas di Grassi (Virgin) 1min44s510
23º Bruno Senna (Hispania) 1min45s085
24º Cristian Klien (Hispania) 1min45s296

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Yas Marina - sexta-feira

Treino de sexta não vale nada, é o que dizem.
Se valesse alguma coisa, Fernando Alonso seria o campeão.
Lewis Hamilton foi o mais rápido em Yas Marina.
Cravou 1min40s888
Sebastian Vettel ficou em segundo, Alonso em terceiro e Mark Webber em quarto.
Não precisa nem fazer contas.
Resolveu chover em Yas Marina pela manhã.
Sim, no meio do deserto.
E essa atividade foi regada a água, com Vettel em primeiro (1min42s760), Hamilton em segundo e Jenson Button em terceiro. Webber foi o quarto e Alonso o sexto.
No tempo geral, Felipe Massa foi o 6º. Rubens Barrichello o 15º, Lucas Di Grassi o 22º e Bruno Senna 0 24º.
E vamos para o sábado.
Porque a pista não tem pontos de ultrapassagem.
E a formação do grid vai valer muita coisa...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alguma dúvida?

“Temos coisas mais importantes para pensar antes disso, pois precisamos ajustar o carro e fazer uma boa classificação. É melhor gastar mais energia nisso do que pensando no que vai acontecer no domingo. Se essa situação acontecer, sabemos que estamos correndo pela equipe”.
“Os favoritos claramente são o Mark e o Fernando. Eu só vou tentar fazer a minha melhor corrida, e vai depender de onde os outros dois caras estiverem”.
Frases de Sebastian Vettel, sobre o que pode acontecer em Abu Dhabi.
Como diria Galvão Bueno em Suzuka, em 1991...
"EU SABIA, EU SABIA!!"

Beatles na F-1

O amigo jornalista Luiz Gomes Otero enviou-me esta pérola na semana da decisão da temporada 2010 da Fórmula 1.
Trata-se de um dos clássicos de Goerge Harrison no período pós-Beatles.
"No início do vídeo, explica-se que a inspiração foi em Jackie Stewart e Nikki Lauda. Eram outros tempos. Dificilmente Webber ou Vettel serviriam para inspirar o ex-beatle", diz o colega, que conta mais.
"Faster foi gravada em 1979, no disco da canção Blow Away. E a venda do single foi destinada à Fundação Gunnar Nilsson. O piloto Gunnar Nilsson morreu de câncer nos anos 70. Sua família criou uma fundação para financiar estudos sobre a doença. No encarte do disco a canção é dedicada ao circo da F1 e à memória de Ronnie Peterson. Como se vê, George era um humanitário, acima de tudo. Além de ser fã da alta velocidade".
Considerando que o blogueiro por vezes é um neandertal tecnológico, ainda não houve um acerto para você ir direto à página. Por isso, copia e cola.
Um dia em aprendo...
http://www.youtube.com/watch?v=jMm4bhs6GYY



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Na hora certa

Jarno Trulli disse que vai continuar a fazer hora extra na Fórmula 1.
Ou seja, não sai da Lotus.
Ou seja, Bruno Senna já era.
Será mesmo?
Historicamente, a Fórmula 1 tem dessas coisas.
Nada é verdade, nada é confirmado, até que um dia todo mundo confirma uma verdade.
E não é hora de confirmar nada, até porque a temporada não acabou.
Trulli pode dizer que não sai, mas precisa combinar com a Lotus.
Tinha um segundo rumor de que ele iria para a Nascar.
Diz ele que só foi acertar os relógios com Juan Pablo Montoya.
A empresa patrocina os dois.
Insisto: tudo é mentira até que se torne verdade.
Vamos aguardar.

"Is faster than you"

Fernando Alonso é o favorito ao título, pela classificação e pelo estilo.
Mark Webber é o líder nas bolsas de apostas.
Eu gostaria que desse Webber, mas acho que dá Alonso.
Agora, vamos deixar a hipocrisia de lado.
Alonso tem 246 pontos, Webber 238 e Vettel 231.
Imaginemos que, em Abu Dhabi, tenhamos uma repetição de Interlagos: Vettel em primeiro, Webber em segundo e Alonso em terceiro.
Então teríamos Vettel com 256 pontos, Webber com 256 pontos e Alonso com 261 pontos.
Alonso campeão.
Porém, se a duas voltas do fim da prova, a Red Bull ordenar a inversão de posições, Webber vai a 263, Vettel a 249 e Alonso aos mesmos 261.
Webber campeão.
Agora pergunto: você, em nome da esportividade e para não ser criticado como a Ferrari foi e deve ser, abriria mão de um título mundial para ficar com a fama de ético?
Eu também não...
E a Red Bull também não...
E todo mundo vai entender.
Como entendeu e bateu palmas para a Ferrari em 2007.
Um só nome para definir.
Circunstâncias.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Só o Pastor resolve

"Eu me vejo aqui no ano que vem".
Rubens Barrichello, sábado, respondendo à pergunta deste que vos escreve e apontando para os boxes da Williams.
Isso quer dizer o seguinte: é ele e mais um no ano que vem.
A Fórmula 1 tem dessas coisas. Os caras acertam tudo e deixam para anunciar num dia qualquer, de preferência depois da temporada.
E aí a questão é quem será o outro da Williams.
As primeiras informações eram de que o time não queria Nico Hulkenberg. Fui apurar e vi que era exatamente o inverso: os caras não querem abrir mão dele.
E não é por causa da pole em Interlagos.
O problema da Williams chama dinheiro.
Está perdendo os principais patrocinadores (Philips e Banco RBS) e precisa de receita.
Foi feita uma oração e encontraram um Pastor cheio da grana.
Agora vem o nó: a Williams não quer dar um bico em Hulkenberg, nem morre de amores por Maldonado (outra informação contrária). Só que o venezuelano tem o que o time precisa.
Maldonado vai dar umas voltas com a Hispania em Abu Dhabi. A Williams fornecerá o câmbio para a Hispania no ano que vem. Uma solução que pode ser adotada pelos ingleses seria emprestar Hulkenberg para a filial, ficar com Maldonado em 2011, levantar o caixa e trazer o alemão de volta.
Resta saber se o pole em Interlagos vai assinar um contrato nessas condições.
Até porque Hispania significa andar lá atrás e ouvir reclamações dos que têm carros melhores.

Era o que tinha

Ficamos um tempo sem dar espaço para a bola.
Eu falei sobre isso: o futebol anda chato demais, sem assunto e com polêmicas forçadas em nome da audiência.
Sem contar que tudo que envolve paixão é sempre mais complicado.
Mas Adilson Batista fechou com o Santos.
Não é o técnico ideal, mas o que tinha no mercado.
Nem no Santos era unanimidade. Ok, das pessoas que decidem as coisas no Santos, uns poucos entendem do assunto, mas o fato é que o treinador não era nome de consenso.
Eu preferia Abel Braga, mas aí o Santos não teve culpa.
E Adilson era o nome disponível.
Já estão falando que ele quer levar Thiago Heleno para a Vila Belmiro.
Como levou para o Cruzeiro e o Corinthians.
Enfim, demos tempo a ele.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Saldão











Três dias acordando muito cedo, dormindo tarde.




Nove ou dez horas de trabalho direto todos os dias.




Muita água, muito café, sanduíche de atum, almoço na Ferrari, sobe-e-desce escadas, celebridades, coletivas disputadas, ex-pilotos que falam duas ou três palavras, sol, calor, trânsito, chuva, mais trânsito, sol, menos trânsito.




E uma visão privilegiada de tudo.




Quero mais...

Depois de Interlagos

Enfim, vamos para Abu Dhabi.
E muitos de nós, que não pudemos ver Jackie Stewart, Gilles Villeneuve, Grahan Hill, Fangio, etc etc etc, vamos virando testemunhas da história.
Porque pela primeira vez a Fórmula 1 chega à última etapa com quatro pilotos tendo chances de título.
Fernando Alonso (246), Mark Webber (238), Sebastian Vettel (231) e Lewis Hamilton (222).
Ok, eu também tiro Lewis Hamilton dessa parada. São 24 pontos de diferença para Fernando Alonso, quer dizer, o inglês teria de vencer, torcer para Alonso não pontuar e para a Red Bull, no máximo, chegar lá atrás.
Mas matematicamente dá e por isso ele é candidato ao título.
Falando de quem realmente pode vencer, a Red Bull faz um bem ao esporte e um mal a si mesma. Faz um bem ao esporte quando manda os dois pilotos se matarem na pista e quem vencer, venceu. E um mal a si mesma quando não define o trabalho para um piloto e pode ver os dois perdendo o título.
E aí são dois fatores: um é a própria luta interna, que pode ocasionar um tiro no pé (Turquia, por exemplo) e o outro é Alonso, que não vai abrir mão de um título nem por 10 zilhões de euros.
Vamos lembrar que, em Istambul, Vettel foi feito um louco pra cima de Webber, os dois bateram, o alemãozinho caiu fora e Webber continuou, mas perdeu a corrida para Lewis Hamilton.
Mas a culpa por tudo isso é de Webber. Até outro dia, a Red Bull apostava em Vettel, jovem, talentoso e que será campeão cedo ou tarde. Webber era aquele veterano, boa gente, mas sem pinta de campeão. O caso foi que o australiano venceu na Inglaterra e mandou o recado: "Nada mal para um segundo piloto".
Tudo bem que, de lá para cá, Webber só venceu na Hungria, Mas foi 6º colocado na Alemanha e na Itália, segundo na Bélgica, no Japão e no Brasil e terceiro em Cingapura.
Somou pontos. E chegou.
Visão do blogueiro: a Red Bull só vai se manifetar na última volta do GP de Abu Dhabi, dependendo do que acontecer. Isso se Alonso permitir.
Visão do blogueiro 2: Poderia dar Webber. Alonso já foi campeão e Vettel será. Webber tem a última oportunidade.

domingo, 7 de novembro de 2010

Acabou...

Três dias de trabalho, acordando cedo, dormindo tarde.

Valeu cada instante.

Contarei, não sei se de uma só vez ou por partes.

Mas valeu, se valeu e como valeu.

Acabou, que pena...

Interlagos - não deu

Deu para notar que a coisa não iria caminhar quando Fernando Alonso chegou a Interlagos. "Não tem nada garantido", dizia.
Estava adivinhando.
Deu Sebastian Vettel, com Mark Webber em segundo e Alonso em terceiro. Deu Red Bull no Mundial de Construtores e pode dar no título de pilotos. Barba e cabelo.
Não deu para Alonso, não deu para a Ferrari. E tem que ver se vai dar em Abu Dhabi. Se a red Bull andar como andou em Interlagos, não vai dar.
Para Felipe Massa não deu. saiu em 9º, a Ferrari fixou mal o pneu dianteiro direito e ele fechou em 15º, tomando volta de Vettel.
Alonso foi a 246 pontos, Webber a 238 e Vettel a 231.
Uma etapa no Bahrein, semana que vem e mais nada.
Hamilton tem 222 pontos. Matematicamente, dá. Mas não vai dar.
O roteiro foi aquele mesmo: Nico Hukkenberg saiu na frente, mas Vettel ultrapassou antes do 'S do Senna'. E no final da reta oposta, deu aquela espalhada que Webber agradeceu. Hulk só segurou Alonso, enquanto as Red Bull, iam embora. Trabalhou melhor que muito escudeiro.
O dia era da Red Bull. Todo mundo trocando pneus antes da 15ª volta (a pista chegou aos 51º) e o pessoal das asinhas só na 25 e 26, na ordem: Webber e Vettel. e aí o alemãozinho se largou, se mandou, foi embora.
A corrida estava chata até Vitantonio Liuzzi bater a Force India na saida do 'S'. entrou o safety car, que caiu quando faltavam 16 voltas.
Vettel administrou, Webber passeou e Alonso viu que não ia dar. Não em Interlagos.
E vamos para o Bahrein. É domingo. E de lá, para as férias, com um campeão definido.
Quem vai ser?
Vamos ver...Alonso já foi campeão, Vettel será agora ou depois, mas será. Poderia ser Webber, porque talvez não dê mais para ele.
Façam suas apostas.

Isso é um assalto

Zero de trânsito até Interlagos.
Chegada absolutamente tranquila.
Sol e calor extremos.
Sei bem o que é isso. Olhei agora para o Setor G e lembrei perfeitamente de 2007.
Nunca mais. Ou venho trabalhar, ou pago caro e pego um lugar coberto, ou fico em casa.
Aliás, uma coisa é o ingresso do Setor G ser mais barato. Outra é o torcedor ser desrespeitado.
Button falou sobre a tentativa de assalto. Estava voltando para o hotel no sábado quando surgiram uns caras a pé. Quatro ou seis, ninguém sabe ao certo. Um com um pedaço de pau e outros armados. O motorista de Button se enfiou no meio dos carros na Marginal e conseguiu escapar. Ninguém ficou ferido.
Ah, ele deu uma batidinha em um carro que não tinha nada a ver com a história. A McLaren disse que vai pagar.
Acontece em vários lugares, mas aqui sempre ganha uma dimensão maior.
E de qualquer maneira é uma vergonha.
Agora, vamos para a corrida.
Acho que Alonso não sai campeão.
Mas a F-1 sempre pode surpreender.