sábado, 17 de abril de 2010

Jogo bom

"É uma questão de caráter, de honra". As palavras são do zagueiro Alex Silva.
Sim, o São Paulo está mordido. Não foi provocado, não quer dar o troco nas dancinhas, mas está louco para se classificar à final do Campeonato Paulista dentro da Vila Belmiro. E vai descer a Serra para isso.
Ricardo Gomes viu exatamente onde o time falhou no primeiro jogo e buscou as correções. Entra Cicinho, que fez a diferença no Morumbi, sai Washington e vem Fernandinho, para deixar o ataque mais rápido.
E alguém acha que o Santos não sabe disso? E não adianta achar que o time da Vila Belmiro vai recuar, esperar o tempo passar e segurar o resultado. O Santos de 2010 não sabe fazer isso, nem adianta orientar.
Com um São Paulo obrigado a atacar e um Santos que não sabe ficar se defendendo, esperem por um grande clássico.
Quem vai se classificar? Apostem aí nos comentários...

Xangai - o grid

O retão de Xangai estava lá. O snorkel da McLaren também. A combinação era perfeita: os ingleses iam dominar e acabou.
Iam. Porque Sebastian Vettel estava lá. A Red Bull também. Fizeram a dobradinha e mandaram os “donos da casa” lá para trás.
Vettel é o pole no GP da China, com Mark Webber em segundo e Fernando Alonso colocando a Ferrari e todos os problemas do carro em terceiro. Nico Rosberg voltou à sua posição de grid: 4º. Só aí aparecem as McLaren, com Jenson Button em quinto e Lewis Hamilton em sexto. Felipe Massa sai em sétimo, Robert Kubica em 8º, Michael Schumacher (pois é) em 9º e Adrian Sutil em 10°.
Hamilton havia dominado os treinos de sexta e repetia a dose no sábado. Foi avisado: Mark Webber foi o mais rápido pela manhã. A Red Bull não fazia parte do script. A não ser que provocasse uma surpresa histórica. Provocaria.
Mas antes veio o Q1 e Lewis Hamilton tratou de colocar as coisas no devido lugar. Mandou 1min35s641, deixando Nico Rosberg em segundo, depois Webber, Alonso, Massa e Button. Rubens Barrichello estava com um honroso 11º lugar. Lucas di Grassi se garantiu em 22º e Bruno Senna não foi além do 23º.
O Q2 manteve a tendência do fim de semana e segurou Hamilton na ponta, agora com o menor tempo desde sexta-feira: 1min34s928. Webber e Rosberg se alternaram em segundo e terceiro. Alonso veio em quarto e Sebastian Vettel (sim, apareceu só aí) estava em quinto. Barrichello até cruzou em décimo, mas aí veio a Force India de Adrian Sutil e mandou o brasileiro descansar mais cedo.
Última parte do treino e parecia que nada mudaria. Hamilton era o mais rápido até chegar Webber e tomar-lhe a pole. Minutos depois veio Alonso e cravou o primeiro lugar. E então apareceu Vettel para mudar a história e ser a flecha do fim de semana: 1min34s558, com Webber 0,248s mais lento. Massa fez 1min35s180.
Isso quer dizer o seguinte: façam suas apostas. O blogueiro apostava em Hamilton e ficou ainda mais pobre; Maldito snorkel! Maldito Vettel, que esbanja talento!
A largada, às 4 da matina de domingo. Vale a pena brigar com o sono.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Guerreiro

"Respeito o trabalho de vocês, mas se eu for atrás de vocês, a cada domingo eu tenho uma nova lista".
"Se o Neymar vai estar na lista? Em maio você fica sabendo".
"Se eu posso adiantar? Você recebe seu salário adiantado?"
O sempre simpático Dunga, respondendo aos vários pitacos que recebe para compor a lista da Copa do Mundo.
Desde quando o dito respeita o trabalho da Imprensa?
É com isso que vamos à Copa.
E não adianta clamar aos céus.
Deus não joga bola...

Xangai - sexta-feira

Pela terceira vez no ano, deu Lewis Hamilton na sexta-feira. O inglês da McLaren mandou 1min35s217 para dizer a todo mundo que tanto ele quanto a equipe são os favoritos no GP da Chhina. O Leão de Sexta Nico Rosberg ficou em segundo (1min35s465) e Jenson Button foi o terceiro (1min35s593).
Isso quer dizer o seguinte: o tal snorkel, tão comentado pelos concorrentes, vai dar a vantagem que a McLaren precisa, sobretudo no retão. Felipe Massa foi quem deu mais avisos. Os ingleses adotaram um sistema aerodinâmico que vai ajudá-los e muito em Xangai, pois o carro ficará mais leve nas retas. Nada de irregular, tanto é que, passando a etapa chinesa, várias concorrentes copiarão a ideia em suas garagens.
Felipe Massa terminou o dia em 11º. Rubens Barrichello em 15º. Lucas di Grassi em 23º e Bruno Senna em 24º.
Na primeira parte dos treinos, sem emborrachamento e com pneus gelados, deu Button, com 1min36s677. Rosberg ficou em segundo e Hamilton em terceiro. Nessa atividade, o melhor brasileiro foi Massa, o 10º. Rubens Barrichello ficou em 16º, Lucas di Grassi em 21º e Bruno Senna em 22º.
Dois incidentes bem curiosos ocorreram durante a primeira sessão. A Ferrari de Fernando Alonso outra vez, mais uma vez, o deixou na mão. Foi necessária a troca do propulsor. Mesmo assim, ele foi para a segunda sessão e ficou à frente de Massa. Perto do fim dos treinos, a Toro Roso de Sabastien Buemi protagonizou uma das cenas mais intrigantes da história: no final de uma reta, a suspensão dianteira praticamente esfarelou e os dois pneus voaram para longe. O suiço teve calma e habilidade para encostar o carro e contou com a caixa de brita para não sofrer um acidente grave.
A classificação será às 3h (de Brasília) de sábado. E a largada às 4h de domingo.
Bateu um cheiro de McLaren com snorkel. A não ser que Hamilton consiga errar na entrada dos boxes, como em 2007. Kimi Raikkönen agradeceu...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Déja Vù

Amigas e amigos, leitoras e leitores, seguidoras e seguidores...vejam o que escrevi no último dia 21 de março.
O Santos havia acabado de vencer o Ituano por 9 a 1, no Pacaembu.
Vejam se não se aplica ao atual momento do time, quase um mês depois.
O texto vai no original, sem atualizações.
Por que o Santos encanta?
O Santos não encanta por dar espetáculo dentro de campo. O Santos não encanta pelas goleadas que aplica. O Santos não encanta ao vencer uma partida por 10 a 0 e outra por 9 a 1, de virada, sem dois de seus principais titulares. O Santos não encanta por marcar 26 gols em quatro partidas. O Santos nem invencível é; o Palmeiras que o diga...
O Santos encanta porque passa 90 minutos com a mentalidade de que o jogo está 0 a 0 e que a vitória é imprenscidível. Encanta por jogar o tempo todo no ataque, como se nunca estivesse satisfeito com o que já fez naquela partida. Tocar a bola no meio de campo e deixar o tempo passar é desrespeitar o adversário. Jogar com seriedade, mesmo sabendo que a vitória é certa, é demonstrar espírito esportivo. é dizer ao adversário: "vai que você tente virar a partida; preciso me garantir".
O Santos encanta por ter um Dorival Júnior. Sem querer mandar no clube, sem receber um salário fora da realidade brasileira, sem querer aparecer mais que o time, demonstra ser um excelente treinador. Deu uma bronca das grandes no time depois da vitória sobre o Corinthians. Achou que houve muita firula e pouca objetividade. Foi o primeiro a dizer, com razão, que Neymar não deveria ter dado o chapéu em Chicão. E não deveria mesmo. Diante do Ituano, não olhou para o placar na hora das substituições e deixou o time ainda mais ofensivo. E não permitiu ao goleiro Felipe bater o pênalti quando o placar marcava 8 a 1. Isso chama respeito. Isso chama seriedade. Isso chama profissionalismo.
Dorival tem o grupo nas mãos; a molecada fechou com ele. Sabe a hora de elogiar e a de puxar as orelhas. Tem um problema: acertar a defesa. Não é uma zaga ruim, mas vacila. Pode decidir um mata-mata como serão as semifinais do Paulistão e como é a Copa do Brasil. Se acertar o setor, Dorival não terá um time 100% porque não há time 100%. Mas se der para chegar aos 90%, será excelente.

Regra de três

Jamais me destaquei nos tempos de colégio. Nunca fui considerado um aluno exemplar. E a matemática era e continua sendo a responsável por boa parte dos meus pesadelos. Sim, o trauma jamais foi superado.
Mas vamos recorrer a ela, mais especificamente à regra de 3.
Se na Malásia, com temperaturas ambiente e da pista elevadas, Felipe Massa demorou horrores para encontrar a temperatura ideal dos pneus da Ferrari (se é que encontrou em algum momento), o que vai acontecer em Xangai, onde a máxima prevista até domingo é de 18ºC?
A propósito: primeiro treino livre às 23h30 de quinta-feira, o segundo às 3 da madruga já da sexta, treino livre do sábado à meia-noite e a classificação às 3. No domingo, ou melhor, madrugada de sábado para domingo, largada às 4 da matina.
Se você, ao contrário do blogueiro, não sofre de insônia, fique tranquilo: a temporada europeia já vai começar...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Feliz Aniversário

Hoje é dia 14 de abril de 2010. O Santos Futebol Clube completa 98 anos de existência.
A história não precisa ser reproduzida neste espaço; todos conhecem. O presente, todos estão vendo.
Assim sendo, deixe seus parabéns nos comentários. Se você não for santista, use o espaço para xingar também que está valendo.
Só faltam dois anos para o centenário.
Novidades virão.
É só aguardar.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Rejeitado

Marcelo Teixeira perdeu outra batalha no Conselho Deliberativo do Santos. As contas de 2009 foram rejeitadas em segunda votação. Foram 146 votos pela rejeição, 34 contra, além de dois votos em branco e um nulo.
O Conselho, formado em sua maioria pelos que apoiam Luís Álvaro de Oliveira, não entendeu as histórias da venda de Rodrigo Tabata para a Turquia com dinheiro desaparecido, nem a cessão de parte das joias da Vila Belmiro para um braço do Grupo Sondas. Sobre a dívida de R$ 177 milhões, é melhor nem falar muito.
Antes da votação, o ex-presidente publicou uma carta aberta em seu blog pedindo para o Conselho não votar a questão de maneira política. Até acredito que alguns adotaram essa prática.
O caso agora vai para o departamento jurídico. Podem vir ações por aí...ou não, como diria Cléber Machado...

Um blog...legal e ...bacana

"Blog porreiro e bem estruturado", diz o Paulo Silva, de Aveiro (Portugal), sobre este espaço.
Apesar de ser neto de portugueses, não tenho tanto conhecimento das origens do nosso idioma e fui pesquisar. "Porreiro" é o mesmo que "legal" ou "bacana". No Brasil, poderia ter outros significados...
Legal, já sabia que havia leitores do outro lado do Atlântico, mas não imaginava que alguns deles gostassem tanto do que é postado neste blog.
Ele continua: "Se quiseres passa no meu, é de futebol".
Obrigado pela audiência!!

Faltou espaço, sobrou alegria

O Campeonato Paulista ocupou tanto espaço no final de semana que faltou lugar para Hélio Castroneves.
Pois é, deu Brasil na terceira etapa da Fórmula Indy, no Alabama. Helinho venceu e quebrou a sequência de Will Power, que, por sinal, havia feito a pole. Scott Dixon ficou em segundo e Dario Franchitti foi o terceiro.
Hélio atrasou uma parada nos boxes em relação a Marco Andretti e venceu a prova ali. Andretti era o líder da prova depois da primeira janela de pits. Entrou antes e ficou esperando uma bandeira amarela que não veio.
Will Power ainda é o líder da temporada, com 136 pontos, Helinho vem em segundo, com 104. Mas a Fórmula Indy tem um sistema de pontuação bem diverso.
A próxima etapa será domingo, em Long Beach

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana cheia

E estamos começando uma semana boa, daquelas que não têm dias sem assunto para amplos debates. Evidentemente que a Copa do Brasil e Libertadores colaboram para isso, mas o fim de semana futebolístico vai ajudar a deixar alguns assuntos quentes.
Em São Paulo, as semifinais do estadual ganharão páginas nos jornais, minutos no rádio e na TV e trocentos links na Internet.
A cobertura é facilmente compreendida: na Baixada Santista, o lema será: "vai, Santos, porque o São Paulo já foi". Na capital do Estado, as discussões são maiores: o árbitro prejudicou o São Paulo? A expulsão do Marlos foi injusta ou absurda (só cabe uma dessas respostas)? Ricardo Gomes acertou nas substituições? Até que ponto o São Paulo pode se abater depois da derrota? O São Paulo consegue reverter o placar e ir à final? E como fica a Libertadores para o São Paulo? Tudo em nome do Jornalismo FC e da imparcialidade...
Entre quarta e quinta, uma pausa para a Libertadores, um pouco de Copa do Brasil (pra não dizer que não falaram de flores) e voltamos ao Paulistão até o fim de semana.
No Rio, as discussões serão mais explícitas. Quem é Flamengo defenderá o Flamengo e quem é Botafogo defenderá o Botafogo. Sei não, mas estou sentindo um cheiro de Flamengo campeão da Taça Rio. Se isso acontecer, o Botafogo pode ir dando adeus ao título estadual (agora o Saulo vai ficar bravo comigo).
Para completar, vem a Fórmula 1, etapa da China. Sim, do outro lado do mundo, ou seja, horários estapafúrdios. Ficarei acordado. E trarei as informações, desde que não sofra com problemas técnicos.
Para você uma boa semana, porque para o esporte será uma semana cheia.

domingo, 11 de abril de 2010

Venceu, mas perdeu

O Santos que venceu o São Paulo no Morumbi e dificultou as coisas para o adversário na partida de volta, na Vila Belmiro, poderia ter tornado a passagem tricolor às finais do Campeonato Paulista praticamente impossível. Perdeu a oportunidade.
Primeiro, estudou demais o adversário. Quando encontrou os espaços para os contra-ataques, fez 2 a 0 e poderia ter iniciado uma goleada. Foi aí que se perdeu e deu liberdade, levou o empate e poderia até ter perdido o jogo. Contou com uma falha grotesca da zaga do São Paulo para marcar o gol decisivo.
Dorival Júnior foi cauteloso quando deveria ser ousado e ousado quando deveria ser cauteloso. O Santos esperou demais pelas investidas do São Paulo e só começou a atacar quando Marlos foi expulso. Logo Marlos, o jogador que estava ditando a velocidade do time. Não vou debater se a expulsão foi justa ou não. O lance foi interpretativo e as opiniões se dividem de forma natural.
O fato é que o Santos poderia ter feito três ou quatro e só fez dois, passando a levar pressão de um time com 10 em campo. Ricardo Gomes foi inteligente ao colocar Cicinho no meio, sacar Washington e mandar Dagoberto se enfiar lá na frente. Depois que Hernanes diminuiu, numa abertura absurda que a zaga do Santos deu, a jogada dos dois personagens resultou no empate do São Paulo.
Foi aí que Dorival demonstrou a ousadia, ao tirar o apagado Neymar e colocar o rápido Madson para correr na frente de uma cansada zaga são-paulina. Mandou ainda Zé Eduardo fazer exatamente o que Dagoberto fazia no ataque do São Paulo: se enfiar. Conseguiu o gol da vitória com um pouco de sorte? Sim, mas sob certa influência dessas substituições.
Wesley estava estranhamente mal. Não dominava bolas, errou passes, cruzou mal e levou um cartão bobo. Não era o mesmo jogador de antes.
De qualquer maneira, o Santos tem uma bela vantagem para domingo, na Vila Belmiro. Não acabou, mas o São Paulo precisa superar primeiro a si mesmo e, depois, o adversário.

Engatou a quarta

Pois é: infelizmente, desta vez acertei o prognóstico. E a Portuguesa Santista caiu.
A vitória sobre o Força, por 1 a 0, gol de Cairo, foi insuficiente. Resta apenas o orgulho de ter vencido três partidas seguidas e cair em pé. Ao menos, a Portuguesa fez a parte dela. O problema estava nos outros resultados, que não ajudaram.
Assim, Portuguesa Santista e Força morreram abraçados e vão juntos para a quarta divisão do futebol de São Paulo. Farão companhia a Bandeirante e Olímpia, que já tinham ido.
Em 2003, a Briosa disputou as semifinais do Campeonato Paulista da primeira divisão. Em 2006, caiu para a segunda. No ano passado, foi rebaixada para a terceira e neste ano passou reto para a quarta.
Não dá para dizer que faltou planejamento se ele nunca houve. Quando a diretoria do clube entrega o futebol nas mãos de um parceiro e sequer fiscaliza os procedimentos por "não se sentir à vontade", fica difícil achar que alguma coisa vá mudar. Quando o parceiro escala o time de acordo com seus próprios interesses, não importando a opinião do treinador nem as consequências dessa decisão, fica mais difícil.
E a Briosa engatou a quarta.
Triste, muito triste...