sábado, 14 de maio de 2011

Visita

Charlie Whiting visitou Interlagos.
Passou pela Curva do Café e pela entrada dos boxes.
Confirmou aquilo que já sabia.
Mudanças nos dois pontos do autódromo.
Sobretudo na curva, onde a arquibancada será limada para que a área de escape cresça.
Ao menos alguma providência está sendo tomada.
Embora tarde demais para as famílias dos pilotos que perderam a vida ali.
Enfim...

Até 2012

"Sim. Ele tem contrato conosco para este ano e para o próximo. Por isso, claro que sim, sem qualquer dúvida".
Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, quando perguntado sobre o futuro de Felipe Massa.
Em uma pergunta mais direta: "Felipe fica no time?"
Essa foi a resposta.
Que nem o Blogger nem as circunstâncias externas permitiram repercutir antes.
Bom para Massa em termos financeiros.
Bom para o Brasil, que mantém um representante em uma equipe de ponta e segura um atrativo para a categoria.
E só.
Felipe está desgastado com o time e o time com ele.
Era alguém com futuro em 2006.
Em 2007 ficou difícil competir com um Kimi Raikkönen que finalmente havia dado um bico no azar.
Em 2008 virou realidade, bateu na trave, correu em cima da linha e não entrou.
Em 2009, o acidente.
Mas 2010 e 2011 não há desculpas.
Quando a Ferrari erra com um só piloto, é com ele.
Quando acham que alguém is faster, não é ele.
Ele está com a paciência no limite.
Mas parece ser figura importante em termos estratégicos para o pessoal de Maranello.
Caso contrário, era tchau.
Por alguma razão, ele é importante.
Resta saber até quando.
Ou seja, quanto mais irá durar o prazo de validade da paciência.
Seja da Ferrari, seja dele...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Superou

Acha que foi pouco?
Encara viagem, altitude, cansaço, adversário...e aí diz se é fácil...
Está é de excelente tamanho.
Ah, e não esqueça que eram cinco brazucas. Só temos este...

Só para constar

Este blog se reserva o direito de não comentar assuntos pessoais relacionados a nenhum atleta, seja ele quem for.
Deste modo, o assunto paternidade de Neymar não ocupará linhas neste espaço.
Agradecemos a compreensão.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Eu lembro

Eu lembro disso.
Colocaram 1993 na data, mas não é verdade. Em 93, ele já estava na Fórmula 1 e esse comercial foi ao ar antes disso, em meados de 1991.
E quando ele entrou na Fórmula 1, o macacão era outro.
A interpretação da "repórter" não é lá essas coisas. A dele também não.
Mas o cachê deve ter sido bom e é isso que importa.
Se liguem na previsão: vai ser campeão de Fórmula 1.
Essa não rolou...






Gelo

É impressionante como a Fórmula 1 tem o poder de esfriar em pouco tempo.
Foram três semanas sem nada, então veio uma requentada no fim de semana, pois, enfim, veio o GP da Turquia e, passados dois dias, mais nada, escassez plena e absoluta.
E um dos destaques é dizes que Sebastian Vettel infringiu a lei turca ao beber champagne, pois lá ele ainda seria menor de idade.
Enfim, melhor falar que Barrichello não gostou dessa história de uso da asa traseira móvel em Mônaco.
Eu também não.
O circuito de Monte Carlo já é travado por natureza, sem pontos de ultrapassagem, apertado, sem áreas de escape.
O cara abre a asa e vai no muro.
Espero que não, mas a possibilidade é grande.
Vai ser dia 29.
Vamos aguardar...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Depois de Istanbul

Se o que aconteceu na China foi um acidente de percurso ou não, o que acontecer em Barcelona irá responder.
Pelo que se viu em Istanbul, parece que foi, mas é melhor esperar mais um pouco.
Na Turquia, Sebastian Vettel foi o Schumacher da nova década.
Lembrou bastante os tempos em que o outro alemão abria 7 minutos de diferença, entrava nos boxes cinco vezes mais que todo mundo e ganhava colocando 23 voltas em cima do segundo colocado.
Christian Horner disse que não é bem assim. Alonso, segundo o chefão, deu trabalho. McLaren e Mercedes também evoluíram.
Ok, Alonso pegou o primeiro pódio do ano. A Ferrari pegou o primeiro pódio do ano.
Mas falta muito.
E é bom mostrar agora, porque já é tarde.
Se você quiser entender um pouco melhor como foi a corrida, quatro frases podem resumir.
Ei-as:

"Vimos o quão rápido as coisas podem mudar. Um bom começo de temporada sempre ajuda, mas tem um longo caminho pela frente"
Sebastian Vettel

"Ele fez um ótimo início de temporada e está perto do seu máximo. Não é o ideal para o restante dos pilotos, mas depende de nós colocar um fim nisso mais cedo ou mais tarde"
Mark Webber

"Foi uma prova difícil, na qual aconteceu de tudo. Fiz uma boa largada. Ganhei duas posições graças a um toque, mas perdemos tempo nos boxes"
Felipe Massa

"Enfrentamos problemas com velocidade em reta e não pude usar o KERS em vários pontos do circuito, o que tornou muito difícil minha situação para me defender"
Rubens Barrichello

No País da Copa (1)

Confesso que fiquei feliz ao ser informado que trabalharia no clássico Corinthians x Santos no Pacaembu.
Não somente pela grandeza e importância da partida, mas também porque gosto do Pacaembu.
Gosto de passar pela região que antecede o estádio, gosto do estádio em si.
Mas lembrei de algo até então adormecido.
Por mais que já tenha ido ao Pacaembu para acompanhar uns jogos e trabalhar em outros, jamais havia ido lá como membro da mídia impressa.
Por uma série de circunstâncias.
Fui como repórter de rádio, para ficar no gramado. Pela mídia impressa, não.
Ou seja, muita coisa seria novidade.
A área da mídia impressa não é ruim, embora pareça mais um curral. Você fica próximo dos torcedores das numeradas e bem longe dos lordes das organizadas, o que é um excelente negócio.
A questão é conseguir trabalhar direito.
A internet no estádio oscila, vai e vem, mas funciona.
Até a página 2, ou melhor, até o Pacaembu encher.
Porque são mais de 30 mil pessoas, a maioria portando telefones celulares, muitos desses aparelhos com acesso à internet.
E então ocorre algo bastante comum em São Paulo e que parece aintingir até a tecnologia:
Tráfego. Congestionamento.
E o que era uma internet simplesmente deixa de existir.
Transmitir informações? Impossível.
As reclamações vieram de todos os lados.
O Chico de Assis, do Terceiro tempo (por sinal uma pessoa que conheci naquele instante e um cara muito boa gente) passou pelo mesmo problema.
E trabalha em um site, vai vendo.
Colegas de outros veículos também tiveram as mesmas dificuldades.
E soube, posteriormente, que quem trabalhou no campo não escapou.
Enfim, abandonei a ideia.
O jogo acabou, começaram as entrevistas e o Pacaembu foi esvaziando.
Mais de meia hora depois, uma nova tentativa.
E eis que a internet voa.
Porque o estádio estava vazio.
Agora cabem os questionamentos.
No País que se orgulha de se a sede da próxima Copa do Mundo, em uma das principais cidades do País, uma cidade que diz estar lutando para receber alguns jogos e que a cada dia fica mais distante desse "sonho", uma das principais praças esportivas não tem wireless? Não tem wi-fi?
Se não há melhorias no que já existe, os investimentos serão todos voltados para o que virá, ou dizem que virá, no caso, o Fielzão?
Se você ainda está dando estrelas e cambalhotas no meio da rua porque o Brasil-sil-sil vai receber a Copa, é bom começar a pensar nessas coisas...
Embora as respostas tenham sido dadas há muito tempo...

domingo, 8 de maio de 2011

Vettel, com mudanças

Alguém viu o GP da Turquia?
Eu vi.
Mas na preparação para a vinda ao Pacaembu, de onde vos escrevo.
Se não viu, perdeu muita coisa boa.
Lá na frente, nada. Mais uma vitória de Sebastian Vettel, com Mark Webber em segundo.
O barato foi mais para trás.
Primeiro, com o pódio de Alonso, digamos a "estreia" da Ferrari ali. O espanhol ficou em terceiro.
Depois, pela série de ultrapassagens, seja com asa traseira ou não.
Sim, tivemos Barrichello x Schumacher, com a torcida tupiniquim inflamada, como se a briga fosse entre dois ferraristas pela liderança, não por uma briga entre dois ex-ferraristas por 1 ou 2 pontinhos a mais...
Tanto que Barrica ficou com um honroso 15º lugar.
Eu vou falar um negócio aqui que parece ctrl c + ctrl v de outras corridas, mas aconteceu.
Felipe Massa teve problemas com um troca de pneus que levou 9s (só a troca). Terminou em 11º.
Vettel tem agora 93 pontos, contra 59 de Lewis Hamilton e 55 de Mark Webber.
Só um milagre tira o título do alemãozinho??
Talvez...