sábado, 8 de agosto de 2009

Três horas depois



Demorou. Muito mais que o esperado. Mas finalmente saiu o grid de largada para a etapa de Salvador da Stock Car Brasil.
Thiago Camilo, da Voguel, fez a pole, com o tempo de 1m06s700. Ele será seguido por Ricardo Maurício, da RCM, que fez 1m07s086. Em terceiro, sai Cacá Bueno, da Red Bull, com 1m07s249.
Chamar o treino oficial de confuso é até um elogio. Os organizadores da etapa deram um espetáculo de...desorganização. Tudo bem, é a primeira corrida de rua da categoria, erros iriam ocorrer, mas alterar os planos de última hora extrapolou os limites.
Tudo pode ser resumido às chicanes de pneus montadas de última hora e que desde sexta-feira vinham provocando discórdia. Com a idéia de reduzir a velocidade na reta, os obstáculos provocaram rodadas, batidas e medo. Na madrugada de sábado, uma delas foi retirada e a outra recolocada após a Curva da Balança.
Pois bem. Analisa daqui, analisa de lá, faz um reconhecimento, faz outro...e os treinos livres que deveriam começar às 8 horas passaram para as 9h10 e foram começar mesmo às 10h30. E adivinhem o que aconteceu? Ricardo Sperafico, Rodrigo Sperafico, David Muffato, Thiago Camilo, Max Wilson e Popó Bueno rodaram ou bateram. O treino classificatório que deveria começar às 11h15 passou para 12h15 e começou só às 14 horas, com pilotos estressados e público cansado.
Enfim, o grid está aí. Domingo, às 11 horas, a largada. Se possível...
1 - Thiago Camilo (Vogel) - 1m06s700
2 - Ricardo Mauricio (RCM) - 1m07s086
3 - Cacá Bueno (Red Bull) - 1m07s249
4 - Ricardo Sperafico (RZ) - 1m07s337
5 - Atila Abreu (AMG) - 1m07s520
6 - Duda Pamplona (Officer Motorsport) - 1m07s868
7 - Luciano Burti (Boettger) - 1m07s698
8 - Marcos Gomes (RCM) - 1m07ss958
9 - Antonio Jorge Neto (Itaipava Racing) - 1m07s973
10 - Xandinho Negrão (Medley) - 1m08s011
11 - Thiago Marques (JF Racing) - 1m08s450
12 - Lico Kaesemodel (AMG) - 1m08s661
13 - Daniel Serra (Red Bull) - 1m08s742
14 - Allam Khodair (Full Time) - 1m09s678
15 - Antonio Pizzonia (AM) - 1m10s505
16 - Rodrigo Sperafico (RZ) - 1m15s153
17 - Nonô Figueiredo (Officer Motorsport) - 1m07s816
18 - Valdeno Brito (RCM) - 1m07s867
19 - Giuliano Losacco (JF Racing) - 1m07s900
20 - Alceu Feldmann (Boettger) - 1m07s950
21 - Guto Negrão (Full Time) - 1m07s965
22 - Paulo Salustiano (Vogel) - 1m08s092
23 - Felipe Maluhy (Tracker) - 1m08s326
24 - Popó Bueno (Hot Car) - 1m08s415
25 - William Starostik (Medley) - 1m08s528
26 - Max Wilson (Eurofarma) - 1m08s714
27 - Chico Serra (Hot Wheels) - 1m08s986
28 - Norberto Gresse (Hot Car) - 1m09s387
29 - David Muffato(Itaipava Racing) – 1m09s452
30 - Claudio Capparelli (AN) - sem tempo

E Nelsinho falou



Nelsinho Piquet concedeu entrevista agora há pouco à Rádio Jovem Pan. Em uma conversa gravada, ele confirmou tudo o que disse no início da semana, quando foi demitido da Renault.
Nelsinho comentou a dificuldade de receber a notícia da decisão da equipe, voltou a detonar Flavio Briatore e disse que Alonso era mesmo o preferido da escuderia. Ah, e afirmou que reclamou com tudo e com todos sobre o tratamento que vinha recebendo.
O brasileiro (na verdade nascido na Alemanha) disse que ele e seu pai estão trabalhando para que ele volte ao cockpit de um Fórmula 1 em 2010. Só não quis dizer quais os times que poderiam recebê-lo.
Sobre aquele papo do Piquetzão comprar a BMW, essa foi a resposta: “É, a gente plantou uma árvore de dinheiro em casa e estamos na época da colheita”. Ou seja, segundo Nelsinho, pode esquecer. Sinceramente, na Fórmula 1 nada é impossível, por mais que as pessoas neguem...
*Foto: site oficial

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ah, Cruzeiro, tão combatido...



Adílson Batista não disse que o Cruzeiro iria brincar no Campeonato Brasileiro. Mas caiu na maldição que atingiu o Fluminense de Renato Gaúcho em 2008. Perdeu a Libertadores e agora briga para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Um time bem arrumado como era o Cruzeiro, finalista de uma Libertadores, evidentemente seria assediado pela Europa. E a Europa de hoje não é a mesma de 25 anos atrás, quando só os clubes do eixo Espanha/Itália levavam um ou outro jogador. É o leste Europeu levando quem vier.
Vejam a lista dos últimos meses: Guilherme (Dínamo de Kiev), Maicom (Porto), Ramires (Benfica), Gérson Magrão (Dínamo de Kiev) e Wagner (Lokomotiv). E há uma cláusula no contrato do Kléber dizendo que se alguém vier com 10 milhões de euros (R$ 26,3 milhões), leva.
O problema foi o Cruzeiro não ter se preparado para isso. Onde está, por exemplo, a base do clube, que revelou tanta gente boa? Outra coisa: todas essas saídas de jogadores envolveram um custo. Entrou dinheiro no caixa do clube. Não há como contratar as peças de reposição?
É estranho ver um clube que sempre deu exemplo de boa estrutura e que quase sempre teve times fortes passar por um momento como o atual. E se nada for feito imediatamente, a Libertadores de 2010 se tornará intangível. Ao não abrir os olhos de verdade, o Cruzeiro vai agradecer se permancer na primeira divisão.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jogo de quinta, não, jogo de primeira




Um caminhão de jogos na quarta-feira e o melhor duelo ficou para quinta. Palmeiras x Grêmio será uma daquelas partidas que vai dar gosto assitir.


Primeiro, porque o Palmeiras reina no Palestra Itália; não perde lá. Segundo, porque o Grêmio não ganha fora de casa e, claro, vem para quebrar a escrita. Terceiro porque o Palmeiras vai querer disparar na tabela. E quarto porque os dois times vêm com força máxima.


O Palmeiras vai acionar Diego Souza o jogo todo e não será só porque ele enfrenta o ex-clube, mas sim porque o cara é a referência; as jogadas têm que passar por ele.


O Grêmio vem com Tcheco e Souza na armação das jogadas. Tcheco cai pelo lado esquerdo e Souza pelo direito. Edmílson, mais adiantado, deve marcar um deles. Por ser um jogador leve, deve colar em Souza, que corre mais.


Na frente, os centroavantes Obina e Máxi Lopez podem decidir. O Palmeiras tem que ter atenção com as bolas aéreas, jogadinha manjada do Grêmio na Libertadores. Era tudo na cabeça do argentino. Obina não chega a ser "aquele cabeceador", então o Grêmio precisa ter atenção no chão mesmo. Trabalho para Túlio.


Para quem gosta do bom futebol, é hoje, 21 horas. Pena que não tem TV aberta.

Acorda, Corinthians!


O que foi que eu disse aqui outro dia? O Corinthians está perdendo o rumo.

A diretoria planeja tudo e mais um pouco para 2010 e está esquecendo que 2009 ainda não acabou. De duas semanas para cá, Lucas, Danilo e Riquelme foram colocados no Parque São Jorge. A ideia é reforçar o time para a Libertadores, "no ano do centanário". Nenhum foi confirmado até agora.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas e o projeto "Tríplice Coroa"? Acabou?

Desde o início deste ano, duas realidades eram iminentes. A primeira: o Corinthians era muito bom com os 11 titulares juntos. Se uma peça saísse, adeus, qualidade. A segunda: o desmanche iria acontecer.

E hoje o Corinthians parece mais um amontoado de jogadores, sem padrão tático. Dá pena nos voluntariosos Jucilei e Dentinho, que tentam alguma coisa em meio a essa bagunça. O que o Corinthians apresentou diante do Náutico foi digno daquele time de 2007, não de um time que outro dia foi campeão da Copa do Brasil. O caso é saber se alguma coisa vai mudar agora ou se a coisa vai continuar do jeito que está.

Nunca é demais lembrar: a diretoria pode ter esquecido que 2009 não acabou, mas a torcida não esquece...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nas coxas, nada!










Na ligação vinda de Foz do Iguaçu, o telefone era sem fio. No segundo telefonema, já em Cascavel, a mensagem veio mais clara. E o Santos não está desfigurado, como pregaram no início da semana.
Basicamente, são duas mudanças no time que enfrenta o Coritiba: Rodrigo Mancha estreia como volante (por sinal, contra o clube que o revelou) e Felipe Azevedo vai para o ataque. Isso quer dizer o seguinte: Kléber Pereira vai ficar lá na frente para receber as bolas. Como Madson cai mais pela esquerda, Felipe (mais jovem e com mais vigor físico), pode buscar jogo no meio e cair pela direita. Isso sem contar com Paulo Henrique Ganso, que pode dar apoio a todos esses setores.
Para o pessoal da marcação, fica aquele aviso: o ataque do Coxa tem que passar por Marcelinho Paraíba. E ele já é uma figura conhecida; jogador que não pode ter espaço. Só que o Coritiba não é só Marcelinho. Os times de René Simões costumam ter conjunto. Ou seja: cola um no Marcelinho e os outros marcam o toque de bola adversário.

E o Coxa vai precisar de marcadores leves. Madson tem a característica de pegar a bola e arrancar para o ataque. Tem tabelado bem com Léo. O que pode facilitar a vida do Coritiba é o lado direito do Santos. Se Felipe Azevedo não cair por lá, a avenida estará aberta...

Roncos na Bahia



Confesso não ser um fã incondicional da Stock Car, mas por respeito ao público que visita esta página, estava devendo um post sobre o assunto.
Domingo, dia 9, acontece a etapa de Salvador. A curiosidade fica pelo circuito totalmente de rua, algo que não é inédito no Brasil, mas é novo para muitas gerações, inclusive a minha.
Ouvindo a respeito desta prova, percebi uma daquelas exageradas básicas de quem promove o evento, dizendo que "Salvador será a nossa Mônaco". Não, Salvador não será a nossa Mônaco. Salvador não é Mônaco. Salvador é uma cidade abençoada pela natureza, com um clima excelente e um povo hospitaleiro. Tem suas próprias características.
Em Salvador, anda-se à vontade. Em Mônaco, há um desfile de roupas de grife e luxuosas Ferrari circulando.
Mônaco faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1950. Sem a etapa, a Fórmula 1 perde o sentido, deixa de existir. Salvador chegou agora para fazer parte de um campeonato nacional. Vamos dar as proporções que cada local e que cada evento merecem.
Falando da prova: Depois da tragédia com a Action Power (o caminhão pegou fogo e toda a estrutura da equipe foi destruída), Marcos Gomes vai correr em Salvador, mas pela RCM, na vaga de Enrique Bernoldi. A Action Power dificilmente volta neste ano, uma pena...
Para o piloto, ótimo. Ele tem 45 pontos e está a 20 pontos de diferença do líder Cacá Bueno. Imaginemos que Cacá não vá tão bem e Gomes vença (seria histórico com um carro desconhecido para ele). Com os 25 pontos da vitória, diminuiria a diferença.
Porém, parece que essa etapa será decisiva para definir os 10 pilotos que concorrerão ao título nas quatro últimas etapas. E a briga por essas vagas é linda: Allam Khodair está em 8º lugar, com 39 pontos. Paulo Salustiano vem em 9º, com 36 e Luciano Burti em 10º, com 34. Se um desse três for bem em Salvador, praticamente se garante na fase seguinte. Logo abaixo, vem a turma que quer entrar nesse G-10: Daniel Serra e Antônio Jorge Neto (32 pontos cada um) e Thiago Camilo (31).
Vale a pena conferir. Primeiro, pela inovação; segundo, pela disputa. E, pelo que podemos ver, os pilotos não vão estar muito preocupados com as belezas da capital da Bahia.
*Foto de Duda Bairros (site oficial da Stock Car Brasil)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Canadá, sim


Essa saiu agora há pouco e é boa: Bernie Ecclestone disse que o Canadá estará no calendário da Fórmula 1 em 2010. "Prometo que estaremos em Montréal em 2010. Todos na F-1 amam o GP do Canadá", disse à "Motorsport Aktuell".
O Canadá deixou de fazer parte do calendário neste ano, por falta de acerto financeiro no contrato. Se o próprio Ecclestone pode fazer um esforço para trazê-lo de volta, ótimo.
Disse mais Ecclestone: Estados Unidos não voltam ao calendário, o GP da Inglaterra do ano que vem acontece de qualquer jeito (se Donington Park não ficar pronto, pula para Silverstone) e ele quer Coreia do Sul e Índia no calendário em breve.
Sobre o Canadá, ótimo. Mesmo com a logística ruim (ter que sair da Europa), o Autódromo Gilles Villeneuve é muito bom, tem boas retas e as velhas chickanes que viram umas armadilhas.
Foi lá a última vitória de Nelson Piquet, em 1991, com a Benneton, quando Nigel Mansell, líder, entrou na última volta com mais de 50s de vantagem e, bisonhamente, passou a acenar para o público. O motor da Williams diminuiu para menos de 4 mil giros e entendeu que deveria ser desligado. Desligou quando faltavam duas curvas para o fim. Piquet agradeceu.
Para os brasileiros, há uma particularidade. A prova acontece à tarde, pelo horário de Brasília. Melhor para quem não gosta de acordar cedo.

Melhor esperar


Eis que se não quando, Fernandão dá um balão em todo mundo e assina com o Goiás. Cobiçado por quatro clubes de ponta, preferiu jogar no Centro-Oeste, no clube que o revelou.

Diz o jogador que nesta terça mesmo dirá quais motivos o levaram a essa decisão. Sinceramente, gostaria de ouví-lo. O atacante só deu uma adiantada no site oficial. "Tenho duas casas no Brasil. Uma me abriu as portas e a outra fechou".

As duas casas são: Goiás, que o revelou e Internacional, que o trasnformou em ídolo e artilheiro cobiçado. Se uma casa só abriu as portas e ele assinou com o Goiás...

Ok, ele vai dizer o que aconteceu, mas além do Inter, São Paulo, Palmeiras e Santos o queriam. Temos aí o tricampeão brasileiro, o líder do campeonato atual e um time que quer chegar a algum lugar com Vanderlei Luxemburgo. Por mais que o Goiás viva um bom momento, é só um momento. E depois?

Não vou fazer juízo de valor, não agora, sem ouvir o jogador. Mas essa é uma daquelas decisões que, por mais que se tente, não dá para entender.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Acabou, ou não


"Recebi um comunicado da equipe Renault F1 referente a descontinuidade do meu trabalho como piloto oficial na atual temporada de F1. Não quero deixar de agradecer aquele pequeno grupo que me deu apoio e trabalhou diretamente comigo na Renault F1, mas, obviamente, fiquei bastante desapontado ao receber esta notícia".
Agora é sério: Nelsinho Piquet está fora da Renault. A notícia foi divulgada pelo próprio piloto em seu site oficial. Acima, um trecho da nota
Em suma: Nelsinho detona Flavio Briatore, reclama da desigualdade de condições com Fernando Alonso e culpa a equipe francesa por tudo de errado que aconteceu até aqui.
O brasileiro reclama que rodou 2.002 km nos testes de início de temporada, contra 3.839km de Alonso. Teve apenas três dias de testes com pista seca e bom tempo e só um dos testes do Fernando foi em pista molhada. Nelsinho testava sempre com o carro pesado, pneus duros. Fernando testava um carro leve, pneus moles, pista seca. Isso sem contar a pressão de Briatore, que, segundo Nelsinho, quinze minutos antes da classificação e das corridas, o "manager e chefe de equipe me ameaçava, dizendo que se eu não conseguisse um bom resultado, ele já tinha outro piloto pronto para colocar no meu lugar".
Neste ano, ele deveria ter 40% dos pontos que Alonso conseguisse. Alonso tem 13 pontos. Nelsinho, nenhum. "Flávio Briatore foi o meu carrasco".
Nelsinho está certo em trazer tudo isso à tona, só que trouxe na hora errada. Por que não disse antes? Briatore poderia negar, espernear, mas se é verdade, talvez alguma coisa mudasse a tempo. No máximo, agilizaria a demissão que veio agora e para a qual a Renault pode alegar "falta de desempenho". Outra coisa: Nelsinho não diz na nota se tudo isso foi dito ao próprio Briatore. Se foi e nada foi feito, então o italiano realmente é um carrasco.
Mas não fiquemos preocupados. Depois que Nelsinho disse, via Twitter, que o nome "Piquet F1" o agrada, poderemos ter novidades em breve. Os boatos são de que Piquet pai estaria interessado em comprar a BMW. Aguardemos...

Ainda há tempo


Mano Menezes deu uma senhora enrolada, falou sobre planejamento, mas não tocou no ponto principal: o Corinthians não é mais o mesmo.
Saíram Cristian e André Santos. Depois, foi Douglas. Aí, Ronaldo se machuca. E o time empatou nos dois jogos que fez sem o Fenômeno.
Eu disse neste espaço e repito: só se ganha campeonato de pontos corridos quem tem elenco. Um time, 11 e nada mais, não resolve. O Corinthians ficou tão encantado com aquilo que o time era capaz de produzir que esqueceu do elenco. E se Mano falou em planejamento, até agora ele não apareceu.
Vêm aí duas pedreiras: Náutico e Flamengo, os dois fora de casa. Um Náutico em penúltimo lugar e um Flamengo que hoje está a três pontos de G-4.
Já avisei, mas nunca é demais: a torcida do Corinthians estava satisfeita, mas ela esquece o primeiro semestre fácil...basta provocar.

domingo, 2 de agosto de 2009

Verdades


Kléber Pereira marcou 77 gols pelo Santos. Marta é artilheira da Seleção Brasileira.
Kléber Pereira nunca esteve na Seleção. Marta, bem, é ela e mais 10.
Kléber Pereira foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro de 2008. Marta foi eleita por três vezes a melhor do mundo, inclusive em 2008.
Quando o Santos vai mal, Kléber Pereira sente dores. Quando a Seleção vai mal, Marta joga.
Quando o Santos perde, Kléber Pereira diz que a bola não chega. Quando a Seleção perde, Marta chora e diz: “nós perdemos”.
Kléber Pereira tem um dos salários mais altos do elenco santista. Marta não vai ganhar pouco.
Kléber Pereira recebe proposta da Europa a toda hora. A proposta de Marta é jogar no Santos.
Quando essas propostas chegam, Kléber Pereira recebe aumento de salário. A proposta de Marta é jogar no Santos.
O empresário de Kléber Pereira disse que, assim que abrisse a janela de negociações na Europa, haveria proposta pelo jogador. A proposta de Marta é jogar no Santos.
Kléber Pereira vive um jejum de gols. Alguém já ouviu falar que Marta passou, em algum momento, pelo mesmo problema?