sábado, 14 de novembro de 2009

Visita surpresa

Em meio a uma confusa fase final do Campeonato Brasileiro e às eleições no Santos FC, o automobilismo foi sendo deixado de lado. Porém, diante do que aconteceu sexta-feira, é impossível silenciar.
Jenson Button fez uma visitinha à McLaren. Sim, saiu no "The Gaurdian" http://www.guardian.co.uk/sport/2009/nov/13/jenson-button-mclaren-brawn
Button e seu empresário, Richard Goddard, foram a Woking e fizeram uma visita monitorada por Martin Withmarsh, ninguém menos que o chefão da equipe. Diz o jornal inglês que o contrato deve ser assinado na semana que vem. Seria a segunda vez que uma equipe reuniria dois campeões mundiais. A última vez que isso aconteceu foi em 1989, com a própria McLaren juntando Alain Prost e Ayrton Senna.
Pode ser mera especulação? Pode. Coincidência? Talvez. Mas é difícil crer que alguém vá fazer turismo na sede da empresa concorrente. Goddard já disse que a negociação com a Brawn GP não está tão fácil. Button, na condição de campeão, vai querer ganhar mais. E a McLaren tem.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A lista



Na semana passada, o Santos FC publicou um edital no Jornal A Tribuna, de Santos, com os nomes dos convocados para trabalhar como mesários no dia da eleição presidencial; 5 de dezembro. Quatro dias depois, um levantamento chegou ao mesmo jornal: todos os convocados têm alguma ligação com a chapa de Marcelo Teixeira.
No dia da eleição haverá 10 mesas. Cada uma tem um presidente, um secretário e três mesários, todos conselheiros e suplentes eleitos pela situação, além de suplentes e conselheiros efetivos que apoiam a administração Teixeira. Há ainda um diretor e um subdiretor que trabalham no clube hoje. Há uma foto em que se vê parte dessa lista.
Luiz Roberto Serrano, presidente da Associação Resgate Santista (a oposição) ficou bravo. "É mais uma demonstração de antidemocracia e autoritarismo".
José da Costa Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo e que não tem nenhum parentesco com Marcelo (é verdade, o sobrenome é coincidência) fez a convocação dos 65 mesários e foi incisivo: "Se alguém cometer qualquer irregularidade, sairá da mesa. Há 97 anos o processo é feito desta maneira e nunca houve qualquer problema".
A Resgate tenta um último acordo para ter alguns nomes da oposição nas mesas. Se não der, vai à Justiça. Teixeirão diz que a candidatura dos oposicionistas nem foi oficializada. Quer esperar para ver se eles conseguirão 200 nomes de candidatos ao Conselho até o dia do encerramento das inscrições das chapas (dia 20). "Enquanto isso, não temos uma chapa de oposição".

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Claro, porque lhe convém

Carlos Eugênio Simon errou e errou feio no Maracanã. Prejudicou claramente o Palmeiras. Luiz Gonzaga Beluzzo chamou-o de ladrão (com todas as letras) e ameaçou sair no tapa se encontrasse o árbitro por aí.
Elmo Resende Cunha errou e errou pior ainda no Palestra Itália. Mandou seguir um lance que ele mesmo havia paralisado (deu para ouvir o apito na hora). Se parasse o lance ali, prejudicaria o Palmeiras. Como mandou seguir, prejudicou o Sport. Luiz Gonzaga Beluzzo disse não ter visto o lance. "Não deveria ter apitado, mas ainda bem que voltou atrás", disse à Rádio Bandeirantes.
Gilberto Cipullo, vice-presidente de futebol, foi além: "Isso não é problema do Palmeiras".
Como diria o Chaves..."claro, porque lhe convém"...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os números de Autuori



O Grêmio oficializou a saída de Paulo Autuori. Não deu para segurar o treinador depois de uma proposta de R$ 18 milhões por dois anos de contrato lá no Al-Rayyan. Autuori mandaria todo mundo se Catar.
Desde 24 de maio, quando estreou no Imortal, foram 32 jogos pelo Campeonato Brasileiro. Na estreia, venceu o Botafogo por 2 a 0, no Olímpico. De lá para cá, foram mais 12 vitórias, além de oito empates e 11 derrotas. Na Libertadores, não encarou a carne de pescoço da primeira fase. O primeiro jogo foi contra o Caracas, já nas quartas de final. Com dois empates, classificou-se no gol marcado fora de casa. Na semifinal, teve o duelo brasileiro com o Cruzeiro e foi eliminado. Perdeu por 3 a 1 no Mineirão e empatou por 2 a 2 no Olímpico. Tudo isso lhe rendeu um aproveitamento de 46%.
Voltando ao Brasileiro, Autuori assumiu o time na terceira rodada, em oitavo lugar. E ficou ali, oscilando entre o sexto e o atual nono lugar até o empate com o São Paulo.
A decisão só confirma que o Grêmio jogou a toalha até em termos de Libetadores, o que serve de alerta a quem disputar a Copa do Brasil em 2010. Um candidato ao título estará lá.
No Olímpico, Marcelo Rospide, o Andrade de lá, assume o time. O favorito para substituir Autuori é Silas, ou seja, projeto para o ano que vem...
Rápido sobre o Santos: fontes indicam que as circunstâncias caminham para uma nova reeleição de Marcelo Teixeira, sim, embora a oposição esteja mais forte e mais consolidada, talvez até mais do que nos últimos anos. Mas, assim como nos últimos anos, a situação pode mostrar as armas na última hora...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

4 em 1

Terça-feira muito louca. Louca e corrida. E será assim na quinta e na próxima semana, de novo na terça e na quinta.
Porém, tenho um compromisso com os mais de 3 mil acessos feitos desde 26 de julho; compromisso com leitores, seguidores e patrocinadores. E blog abandonado é blog esquecido...
Assuntos rápidos hoje:
1- Marcelo Bertanha Barison, assistente número 2 de Fluminense x Palmeiras, disse ao Globo Esporte que Obina fez falta no gol anulado. Obina teria reclamado na volta do intervalo, Simon falou sobre a falta dele e o atacante teria dito: "Eu puxei, mas ninguém marca isso". Então tá...o mesmo assistente não viu nada no lance "por estar com a visão encoberta"; ok...
2- Luiz Álvaro de Oliveira, candidato da oposição do Santos, reafirmou à Rádio Bandeirantes que não trabalhará com Vanderlei Luxemburgo se vencer as eleições. É bom Luxa continuar fazendo campanha aberta a Marcelo Teixeira, que vai ser candidato e dificilmente perderá.
3- São Paulo e Palmeiras lutam pelo título brasileiro. O Corinthians está com a cabeça na Libertadores 2010. O Santos, sem ter nada pra fazer até dezembro, poderia pensar no Campeonato Paulista. Queiram ou não, os estaduais têm seu valor, ou melhor: têm quando convém. Em 2007 o Santos foi campeão de uma competição que não valia nada. Em 2008 o Palmeiras foi campeão de uma competição que nada valia. Em 2009, o Corinthians foi maravilhosamente campeão de um estadual que foi e redenção de Ronaldo...
4- Encontrei o técnico Sérgio Guedes, que está desempregado. Ele disse ter propostas de São Paulo e do eixo Norte/Nordeste. Vamos dizer que o improvável aconteça e a oposição vença as eleições no Santos. Sérgio seria um bom nome? Deixo essa com vocês...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O árbitro era...

Flamengo e Cruzeiro disputavam a primeira partida da decisão da Copa do Brasil de 2003, no Maracanã. Ao final da partida, com o resultado de 1 a 1, Vanderlei Luxemburgo, então técnico do Cruzeiro, entrou no campo para pressionar o árbitro. O motivo: Thiago e Edu Dracena, zagueiros titulares do time mineiro, receberam cartões amarelos e estavam fora do jogo de volta, no Mineirão. O Cruzeiro foi campeão com Gladstone e Luisão na zaga, mas Vanderlei não deixou de apontar para o árbitro e dizer: "Você é o culpado!"
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Santos e Fluminense protagonizaram um dos confrontos brasileiros na Copa Sulamericana de 2005. O Fluminense venceu por 2 a 1 no Rio e o Santos devolveu o placar na Vila Belmiro. A disputa vai para os pênaltis. O placar aponta 3 a 2 para os cariocas e o meia Felipe bate o pênalti decisivo. Bola num canto, o goleiro Saulo no outro e a bola vai para fora. O árbitro manda voltar porque o goleiro se adiantou. Mas a bola foi para fora; o goleiro passou longe dela, sem se aproveitar. Nada feito. Nova cobrança, gol e classificação do Fluminense.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Botafogo e Atlético-MG disputavam uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil de 2007. O Galo tem um pênalti claríssimo não marcado. O Botafogo vence por 2 a 1 e avança.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Em 2008, Flamengo e Cruzeiro disputavam vaga na Libertadores. Quando se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, um pênalti no flamenguista Diego Tardelli não foi marcado. O Cruzeiro venceu por 3 a 2.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Fortaleza e Ceará disputavam a primeira final do Campeonato Cearense de 2009. O Fortaleza vencia por 1 a 0, quando o atacante Edu Sales, do Ceará, caiu na área, sozinho, a quilômetros de distância do zagueiro adversário. O árbitro, de forma convicta, marcou pênalti.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Estudiantes e Libertad disputavam as oitavas-de-final da Libertadores de 2009. Os argentinos venciam por 1 a 0 quando um pênalti inexistente do paraguaio Miguel Samudio sobre o argentino Angeleri foi marcado. O zagueiro ainda recebeu o cartão vermelho. O Estudiantes fez o gol de pênalti e ainda marcou mais um gol depois. No final, 3 a 0.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Fluminense e Palmeiras jogavam no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Os cariocas lutavam contra o rebaixamento. Obina marca de cabeça para o Palmeiras, mas o árbitro anula, alegando falta do atacante, que sequer encostou em seu marcador. O Fluminense venceu por 1 a 0.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
O blogueiro estava pautado para fazer uma matéria sobre arbitragem. Assunto leve, nenhuma polêmica. Ligou para um árbitro e ouviu. "Ligue outra hora; estou trabalhando". Na sequência, o telefone foi desligado. Quatro dias depois, o mesmo árbitro concedia uma bem-humorada entrevista a uma grande emissora de rádio.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Em entrevista ao Autobola, o ex-árbitro Romildo Corrêa alertou: não basta apitar bem; é preciso estar bem politicamente. Quem participa das festas, dos jantares e está próximo das pessoas certas, vai longe. Quem não faz nada disso, é esquecido.
Jamais um mesmo árbitro brasileiro apitou três Copas do Mundo seguidas. O mesmo brasileiro que apitou em 2002 e 2006 estará na África do Sul em 2010.
O árbitro é Carlos Eugênio Simon...