sábado, 22 de agosto de 2009

Molho inglês



Fernando Alonso não veio com o tanque vazio. E Lewis Hamilton, mais uma vez, saiu do nada para dizer a todos: “eu existo”. Resultado: domingo, o inglês da McLaren larga na frente no GP da Europa.
O tempo do atual campeão no Q3 foi muito próximo do que o espanhol marcou na sexta-feira. Alonso havia feito 1m39s404. No sábado, Hamilton cravou a pole com 1m39s498.
Rubens Barrichello larga em terceiro, duas posições à frente de Jenson Button. Os cobrados finlandeses Heikki Kovalainen e Kimi Raikkonen mandaram bem: o da McLaren larga em segundo e o ferrarista sai em 7º.
O treino oficial não teve nada além do que já se conhece. As grandes equipes em posições intermediárias no Q1 e no Q2, deixando a disputa para a parte final. Button foi o melhor no Q1 (1m38s551) e Barrichello ficou em primeiro no Q2 (1m38s076).
A surpresa (ou talvez não) foi o 20º e último lugar de Luca Badoer. O substituto de Felipe Massa errou no trecho final da volta, ainda no Q1 e mostrou por quê é piloto de testes. Apenas e tão somente de testes.
Romain Grosjean, bom piloto, mas que será odiado pelo Brasil por assumir a vaga de Nelsinho Piquet na Renault, larga em 14º. O menino é bom, mas Flavio Briatore vendeu a imagem de um gênio. Isso vai ser ruim para o piloto.
Domingo, 9 horas, a largada.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Espa(i)nha na garganta




São raras as vezes em que o treino de sexta-feira determina o que vai acontecer no fim de semana. Mas o que Fernando Alonso fez nas ruas de Valencia foi digno de dar uma promovida espetacular no GP da Europa. Com 1m39s404, ele cravou o melhor tempo do dia. Colocaria a Renault em uma eventual pole position e foi o único piloto capaz de andar abaixo de 1m40s.
Rubens Barrichello vinha bem, muito bem, por sinal. Foi o melhor na primeira parte dos treinos e tinha o tempo mais baixo até Alonso buscar o impossível.Terminou em terceiro lugar, com 1m40s209. Jenson Button tomou-lhe o segundo lugar, com 1m40s178.
Evidentemente Alonso estava com o tanque quase vazio. Uma estratégia que pode ser adotada no sábado, para que o espanhol largue na frente e faça o pit stop nas primeiras voltas. Para a prova, não deve mudar muita coisa, pois as chances do bicampeão vencer não são as maiores. Foi bom para a promoção. Prova na Espanha, piloto espanhol...enfim, tudo aquilo que já se sabe em termos de Fórmula 1.
Alonso soube usar o emborrachamento da pista e tentou desgastar os pneus aos menores níveis. Algo difícil, com os 48º medidos no asfalto. Errou, e não se sabe como, o traçado na entrada da reta dos boxes, colidindo a Renault bisonhamente na BMW de Nick Heidfeld. Perdeu o aerofólio dianteiro, quase comprometeu a sexta-feira e deixou o alemão inconformado. Mas voltou a tempo.
Entre os estreantes, Romain Grosjean ficou em 13º, com 1m40s787 (Nelsinho andaria mais devagar?). E Luca Badoer, nem um pouco estreante, ficou em 18º, com 1m42s017.
Sábado, às 9 horas, é treino de verdade. Aí, será a hora das Brawn e das Red Bull aparecerem...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Economia (e Roberto Brum)




Sincera o honestamente, não gosto da Fórmula 1 sem reabastecimento durante as provas. É o fim da estratégia das equipes, que hoje escolhem largar com o carro mais leve ou mais pesado. Mas, para 2010, a FIA vai proibir. Então, vão todos com o carro pesado para a pista.
Isso é ruim para o espetáculo. Vai ter muita gente tirando o pé no começo para guardar combustível para o final. Sem contar que sempre há o risco de alguém herdar a vitória, pois o primeiro colocado pode sofrer uma pane seca e perder uma corrida até então perfeita. As equipes terão de pensar dobrado a partir de agora.
Há apenas uma parte boa nisso: quem for para o Q3 terá de entrar na pista com o tanque vazio. Acabou a história dos tempos do Q2 serem menores do que o do pole position.
Sobre as demais regras, tudo bem: continuam os cobertores dos pneus, o sistema de pontos define o campeão, o Q1 e o Q2 vão desclassificar mais carros (serão 26 no grid) e tudo o mais. Vamos aguardar.
Os horários do GP da Europa
Sexta: 5h-6h30 1º treino livre/9h-10h30 2º treino livre
Sábado: 6h-7h 3º treino livre/9h-10h treino oficial
Domingo: 9h- largada

Mudando rapidamente: Roberto Brum teria dito que o problema com Luxemburgo teve dedo religioso, sim. Não há como confirmar agora, porque ainda não há provas, mas tudo será publicado assim que for possível. E ele prometeu a entrevista; estamos no aguardo...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Promessa





"Meu irmão, você tem um compromisso com a verdade. E eu vou lhe contar tudo o que está acontecendo. Deixa eu resolver minha situação, a gente marca uma entrevista e eu vou contar o que ainda não contei para ninguém".
Essa foi a promessa de Roberto Brum, pelo telefone. Como a palavra do cristão deve ser "sim, sim" e "não, não", vamos acreditar que ele vai falar, cedo ou tarde.
O Bahia, um clube da Austrália e um de Portugal teriam interesse. Brum só quer falar depois de acertar com alguém.
Luxemburgo diz não ter nada contra evangélicos. Segundo ele, Brum foi afastado por causa do tal cartão forçado no jogo com o Flamengo.
Aguardamos com paciência...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nada a ver

A pergunta para Vanderlei Luxemburgo foi direta: "você tem alguma coisa contra jogadores evangélicos"?
A resposta foi na lata: "de jeito nenhum. Por mim, o cara pode ser macumbeiro, evangélico, católico, o que for. Trabalhei com o Muller e com o Marcelinho Carioca".
Roberto Brum, por enquanto, não quer falar sobre isso. Guardem bem esse "por enquanto"...
Luxa pode não ter nada contra os evangélicos, mas que belos exemplos ele deu...

Parle français



Um doce para quem adivinhar o que aconteceu. Romain Grosjean tirou o macacão do armário. Será o substituto de Nelsinho Piquet no GP da Europa.
Qual a novidade? Só a oficialização daquilo que foi dito neste blog. Briatore não via a hora de colocar o francês no cockpit da Renault. Evidente que não era só ele...piloto francês em equipe francesa só poderia dar nisso mesmo.
Grosjean está em segundo lugar na classificação da GP2, com 45 pontos. “Abandona” a categoria com aquele discurso político de que “é uma honra pilotar ao lado de um bicampeão mundial como Fernando Alonso” e de que “está ansioso por pilotar o R29”.
O que vai acontecer a partir de sexta-feira? Alonso continua sendo prioridade na Renault. Não que isso vá fazer muita diferença em uma temporada mediana, mas, se os pilotos forem para a balança, o espanhol pesa mais. Só que a diferença para o segundo piloto passa a ser mínima. Outro detalhe: a paciência da equipe com Grosjean será infinitamente maior do que os tempos de Nelsinho Piquet. Quando um garoto pula de categoria do nada, é possível que cometa erros, mas duvido que a cobrança seja a mesma.
Nelsinho não é bicampeão do mundo. Grosjean também não. Mas a nacionalidade vai contar. E muito...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Adivinhem!!!

Mais cedo do que imaginávamos, adivinhem o que aconteceu?? Sim, a Renault estará no GP da Europa.
A tal suspensão virou uma multa de US$ 50 mil e estamos conversados.
Do fundo do coração, alguém achou que a FIA ia abrir mão da participação de Alonso em uma prova disputada em Valencia?
Para não abrir mão de público, audiência e tudo o mais, manda a Corte de Apelações converter a suspensão em multa. Fica a imagem de que "nós lutamos pela segurança na categoria".
E assim caminha a F-1...

Eles estarão lá



A Renault ainda tenta uma última cartada para participar do GP da Europa, neste final de semana. O diretor de engenharia da equipe, Pat Symonds, está encarregado da defesa ao lado do diretor técnico Bob Bell em Paris.
Os franceses, por enquanto, estão suspensos da prova. Na Hungria, um erro no pit stop fez com que a roda dianteira direita do carro de Fernando Alonso se soltasse. Por pouco, não provocou um acidente. Se tiver os argumentos de defesa aceitos, a Renault anuncia Romain Grosjean como substituto de Nelsinho Piquet em Valencia.
Grosjean é o francês da GP2 que a Renault não via a hora de pôr no cockpit. Se eu fosse ele, tirava o macacão do armário...