sábado, 4 de dezembro de 2010

O Egoísta

“Não tenho só 99,9% de certeza de que vou ficar, mas sim 100%. Desde o começo, tenho um contrato de longo prazo com a equipe, e tenho dito que estou fazendo isso para ajudar a construir um time forte para o futuro”.
“Bom, eu já estou confirmado, então não há nada a anunciar. Mas compreendo que a equipe queira fazer o anúncio da dupla de pilotos quando a segunda vaga já estiver definida. Acho que é certo tomar um tempo para fazer a escolha certa entre juventude e experiência”.
“Não acho que teremos de esperar muito para ter essa notícia. Espero que saia antes do Natal".
Palavras de Timo Glock, ao site oficial da Virgin.
Ou eu já deveria chamar de Marussia Virgin?
É o novo nome, mas ainda estou meio reticente. Cedo ou tarde essa nomenclatura será adotada.
Enfim, o alemão se anunciou. Porque uma entrevista ao site oficial para falar isso significa um anúncio.
Quando ele fala em experiência + juventude, o resultado dá Jerome D'Ambrosio, o belga que pode tirar Lucas Di Grassi do cockpit.
Se bem que Glock não parece muito preocupado com o "outro".
Ele garantiu o dele e o resto que se exploda.
Egoísta esse sujeito...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Melhor não entender

Na gestão de Marcelo Teixeira o Santos negociou porcentagens de direitos federativos de alguns jogadores com a DIS.
Entre eles Neymar, Ganso e André.
Luís Álvaro Ribeiro e seu grupo, na época oposição, criticaram, dizendo ser um absurdo o clube abrir mão do patrimônio.
Luís Álvaro venceu as eleições e tornou-se presidente.
Entrou com uma ação na Justiça e ganhou, em primeira instância, da DIS.
Passados 11 meses das eleições, negociou 5% de Neymar com o Grupo Teisa, formado por amigos dele.
Nessa leva, teve Arouca e o goleiro Rafael.
No caso de Neymar, o valor pago foi bem abaixo dos 5% sobre a multa rescisória.
Multa que aumentou em 10 milhões de euros no dia seguinte ao da negociação.
Ou seja, se Neymar for vendido hoje, o grupo fica com 5% sobre 45 milhões de euros, tendo pago bem menos que 5% sobre os 35 milhões de euros (valor antigo da multa).
De acordo com o presidente, foi com esse dinheiro que o Santos conseguiu repatriar Elano, além de garantir o 13º da rapaziada.
Em outras palavras, tomou a mesma atitude, antes criticada.
Nunca fui bom em economia.
Em matemática, menos.
Sobre bastidores do futebol, vejo que não entendo absolutamente nada mesmo.
E a cada dia eu me convenço de que é melhor assim...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ah, bom

Pouco antes do GP do Brasil, Bernie Ecclestone detonou as equipes pequenas, classificando-as como uma vergonha para a Fórmula 1.
Vem o dito cujo agora e muda o discurso, dizendo que é bom tê-las, desde que não andem com cuias de esmola.
Comecei a achar que o pau dado pelos assaltantes tivesse chacoalhado o cérebro do chefão da categoria.
Engano.
Ecclestone resolveu atacar Max Mosely, presidente da Formula One Management (FOM).
O mesmo que estabeleceu o teto de 40 milhões de euros por temporada, para atrair os menores.
Ou seja: em nome da política, mudou o discurso.
Ou seja 2: política é igual em todo lugar...

Aleluia, Pastor!

Essa é a Fórmula 1.
"Não, veja bem, não é assim, há negociações, pode ser, pode não ser".
E quase sempre é.
Então, a Williams anuncia Pastor Maldonado como companheiro de RubensBarrichello.
Estava mais do que óbvio.
Só que jamais se crava alguma coisa na Fórmula 1.
Os principais patrocinadores deixaram a ex-grande equipe.
O venezuelano chegou com dinheiro de petrolífera...é você mesmo.
Nico Hulkenberg rodou. A pole em Interlagos veio tarde demais.
E por que Barrichello fica?
Pela experiência e por ser um excelente arrumador de carros.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Apenas detalhes

Sobre a numeração da Fórmula 1 em 2011, alguns detalhes a serem destacados:
- Um monte de 'A definir'
- A Lotus tem o time completo, sem Bruno Senna, cogitado para ir para lá
- Aliás, nem Bruno nem Lucas Di Grassi aparecem na lista
- Muito menos Vitaly Petrov na Renault
Então, vamos lá:
Isso significa que, nem Bruno, nem Di Grassi se garantiram.
Por enquanto...
Tem uma vaga na Renault, uma na Williams e duas na Toro Rosso.
Acho (e apenas acho) que a vaga na Williams será de Pastor Maldonado.
Restariam Renault e Toro Rosso.
E por que não?
Se repararmos, nenhum dos dois está em pânico, achando que ficará fora do grid.
No ano passado, Bruno estava.
Podem estar aguardando o momento ideal para os anúncios.
Joguei duas possibilidades.
Existe uma terceira, lançada por Di Grassi.
Ser piloto de testes em uma equipe maior.
Sim, é frustrante para que já foi titular, mas não vamos esquecer que até 2005 o piloto de testes da Ferrari era Felipe Massa.
Se for uma equipe que valorize a base, talvez valha a pena.
Mas ainda acho que há vagas para os dois.
Vamos aguardar...

A definir

E a numeração da Fórmula 1 para 2011 fica assim.
Ou melhor: a definir...
Red Bull
1 - Sebastian Vettel
2 - Mark Webber
McLaren
3 - Jenson Button
4 - Lewis Hamilton
Ferrari
5 - Fernando Alonso
6 - Felipe Massa
Mercedes
7 - Michael Schumacher
8 - Nico Rosberg
Renault
9. Robert Kubica
10. A definir

Williams
11. Rubens Barrichello
12. A definir

Force India
14. A definir
15. A definir

Sauber
16. Kamui Kobayashi
17. Sergio Perez
Toro Rosso
18 - A definir
19 - A definir
Lotus
20 - Jarno Trulli
21 -Heikki Kivalainen
Hispania
22 - A definir
23 - A definir
Virgin
24 - A definir
25 - A definir

terça-feira, 30 de novembro de 2010

E o resultado...

Nenhum jornalista é bom em matemática.
Se fosse, não seria jornalista.
Naturalmente, no caso deste que vos escreve, o quadro permanece inalterado.
Talvez uma porta entenda mais do assunto do que eu.
Mas vamos recorrer ao terror dos responsáveis pela notícia e tentar chegar a uma conclusão.
Fernando Alonso disse que, em 2011, tudo será mais fácil. "Teremos uma grande temporada no próximo ano, com um carro muito competitivo".
Stefano Domenicali disse que Massa deve voltar a ser extraordinário, como foi em 2008. Assim, não perde tempo reclamando do aquecimento dos pneus. "É fundamental para ele, como piloto e como Ferrari".
Luca di Montezemolo foi pelo mesmo caminho. "Espero muito do Felipe no próximo ano. Estou certo de que voltará a ser o cara que vimos em 2008".
Vamos às contas:
Um ano mais fácil para Alonso representa, de modo natural, um ano mais difícil para Massa.
Sobretudo em uma categoria na qual só há lugar para um. Em uma equipe que normalmente trabalha só para um.
E esse um não é Massa.
Se a coisa será mais fácil para Alonso, como Massa será o cara de 2008?
A não ser que ele se supere demais.
E mesmo que consiga, estará sujeito às mensagens obscuras pelo rádio.
Ou seja...
Conhecemos o resultado final...

domingo, 28 de novembro de 2010

Desnecessário



Uma coisa estúpida e desnecessária.
Assim, Bernie Ecclestone definiu o assalto do qual foi vítima, ao lado da namorada, a brasileira Fabiana Flosi.
Em suma: os caras chegaram arregaçando, nem anunciaram assalto nem nada.
E se foi coisa encomendada, fizeram bem feito, porque levaram os brincos da menina.
A imagem (extraída do site Amigos da Velocidade) resume bem o que aconteceu.
É mais ou menos o que pode acontecer com você, se insistir em passar a temporada nas praias do Guarujá.
Na terra onde se mata vereador, você terá sorte se ganhar 'só' um hematoma no olho.
Se sair vivo, está no lucro...