sábado, 24 de abril de 2010

Quiz de sábado

Domingo, Santo André e Santos jogam a primeira partida das finais do Campeonato Paulista:
( ) O Santos vence e liquida o campeonato antes do segundo jogo
( ) Os times ficam no empate e mantém o fogo aceso até domingo que vem
( ) O Santo André vence e bota pilha na decisão
( ) NDA

A final do Campeonato Gaúcho reserva (de novo) um Gre-Nal:
( ) Dá Grêmio
( ) Dá Inter
( ) Dá briga
( ) NDA

Copa do Brasil tem Atlético-MG e Santos pelas quartas de final;
( ) Dá Santos e o técnico do Atlético se considerará o formador da base santista
( ) Dá Galo e o treinador irá cobrar os méritos por eliminar o time da moda
( ) Dá Galo e todo mundo sabia desde o início que o Santos nunca foi lá essas coisas
( ) NDA

Depois de Corinthians x Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores:
( ) O Corinthians se classifica e Adriano será crucificado pelo excesso de baladas
( ) O Flamengo se classifica e Ronaldo será crucificado pelo excesso de cigarros
( ) Seja quem for o classificado, os comentaristas de TV dirão que sabiam desde o início
( ) NDA

O São Paulo enfrenta o Universitario, do Peru, na mesma Libertadores:
( ) Se classifica e o discurso passa a ser "rumo ao tetra"
( ) Se classifica, mas ainda tem muito a ser arrumado no time
( ) É eliminado e Ricardo Gomes cai fora do Morumbi
( ) NDA

Um time brasileiro será o campeão da Libertadores de 2010
( ) Sim, e está no eixo Rio-SP
( ) Sim, e é de São Paulo
( ) Sim, e está bem longe de São Paulo
( ) Não, surge um argentino na final e acaba com a festa

A Copa do Mundo está aí:
( ) Dá Brasil e Dunga é um gênio
( ) Dá qualquer outro e Dunga é um idiota
( ) Um time sem tradição chega às semifinais, nos dá lições de humildade e depois desaparece na história
( ) NDA

A criação deste quiz se deu por:
( ) Falta de assunto
( ) Falta de tempo para o blogueiro elaborar algo mais decente
( ) As duas coisas
( ) NDA

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Discurso ensaiado

Estive em Barueri nesta quinta-feira, acompanhando um dos treinos do Santo André, finalista do Campeonato Paulista.
Acompanhando...em termos, porque o técnico Sérgio Soares fechou a maior parte da atividade para a Imprensa. Ficamos mais de uma hora verificando as maravilhas das instalações da Arena Barueri. Bom estádio, por sinal...
Vamos ao que interessa: jogadas ensaiadas. Foi por isso que o treinador fez mistério. Está treinando alguma coisa para tentar surpreender o Santos. Escalação e esquema tático não mudam, mas virão algumas jogadas ensaiadas.
E vejam o discurso: o Santo André não considera de todo o mal um empate no primeiro jogo da final. Isso quer dizer que o time não vai sair afoito em busca do gol nos primeiros 90 minutos. Pergunte a qualquer dos jogadores e o discurso será mais ou menos este: "Se empatar, está bom, se ganhar, melhor ainda. Só não podemos perder de jeito nenhum".
Fácil entender: o Santos joga por dois empates. Se o Santo André vencer o primeiro jogo, basta ao Santos devolver a diferença de gols na partida seguinte (0 a 1 e 1 a 0, por exemplo). Porém, se der Santos no primeiro confronto, o Santo André precisará vencer o segundo pela mesma diferença, mais um gol (0 a 2 viraria 3 a 0). E na fase atual do Santos, fica difícil. Os próprios atletas do Santo André sabem disso. Com um empate no primeiro jogo, o Santo André pega a taça com uma vitória simples, o que não é impossível.
Mas o clima é de confiança. E não poderia ser de outra forma. O Santo André tem sim que acreditar, caso contrário nem precisava ter jogo. E, querem saber? o campeonato não está decidido. Não enquanto não for dado o apito final na segunda partida.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sem constrangimentos

"Realmente, há seis meses coloquei o Neymar por várias vezes no banco de reservas e não tem porque o Mano Menezes ficar constrangido em dizer meu nome", diz o profexô Vanderlei Luxemburgo, em seu blog.
Luxa ficou mordido depois que Mano disse que "tem gente defendendo a ida do Neymar para a Seleção, mas que há seis meses o deixava no banco".
Luxa se explica: "Acontece que, naquela oportunidade, existia um questionamento sobre o futuro de Neymar, sendo que alguns já diziam que ele não era tudo isso ou até mesmo não iria vingar no futebol. Procuramos preservá-lo dando-lhe uma atenção especial na parte de fisiologia onde (sic) ele acabou ganhando três quilos de massa muscular e jogando as últimas partidas. Sempre afirmei que se tratava de um jogador diferenciado e com um futuro brilhante. Seu sucesso hoje se deve ao excelente trabalho do Dorival Júnior, que montou uma grande equipe de futebol".
Poucas vezes vi um Vanderlei tão político.
Bobinho ele...
Sabe que pode se tornar mais uma "vítima" do futebol do Santos, ou eliminar o Peixe da Copa do Brasil e ressurgir das cinzas com a imagem de (ainda) treinador de ponta.
Os discursos já estão sendo elaborados.
Se o Atlético-MG se classificar, o Santos é do Dorival.
Se der Santos, com show, a base foi formada no ano passado.
De tudo isso, só concordo em um ponto com Vanderlei.
Mano Menezes perdeu uma bela chance de ficar bem caladinho e só cuidar do time dele...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quiz

Uma aposta para o 21 de abril.
Quem estará desempregado ao final deste feriado e, consequentemente, ganhará folga na quinta-feira?
Ricardo Gomes ou Andrade?
Votem...

25 anos

O sempre competente jornalista Flávio Gomes lembrou: há exatos 25 anos, Ayrton Senna conquistava a primeira das 41 vitórias que obteve na Fórmula 1. Foi no dia 21 de abril de 1985, em Estoril, Portugal.
Na chuva, claro, muita chuva.
Horas depois, seria anunciada a morte de Tancredo Neves em São Paulo.
O vídeo está aqui.
Como diz um cronista esportivo de Santos: "Quanta saudade!"

http://www.youtube.com/watch?v=Dy4WE-amIVQ&feature=related

Filé e Leite

"Tem gente que quer o Neymar na Seleção, mas há seis meses o deixava no banco de reservas".
Do sempre irônico Mano Menezes, sobre um treinador que passou pelo Santos recentemente.
Não vi a frase. Li em vários lugares. Imaginei aquele sorrisinho irritante do treinador.
O "alvo" de Mano não é nenhum santo, muito pelo contrário. Mas quem é o treinador do Corinthians para falar de quem quer que seja?
Ou alguém esqueceu o caso Dentinho?
E olha que o hoje titular do Corinthians jamais foi um filé de borbleta. O problema dele não foi a respeito de carne. Foi a respeito de Leite...

Assunto encerrado

Luca de Montezemolo, presidente da Ferrari, se posicionou sobre a ultrapassagem de Fernando Alonso em Felipe Massa na China. Disse não ter visto nada de mais.
Ou seja, dentro da scuderia o assunto está resolvido e nada vai acontecer. A Ferrari não vai repreender o sujeito que levou o maior dos patrocinadores para lá.
Portanto, assunto encerrado.
E, por favor, sem essa de reedição da Era Schumacher/Barrichello. Não creio em tal Teoria da Conspiração. Até porque a Ferrari mudou muito, tanto para melhor quanto para pior.
Melhorou em termos administrativos. Parece (e só parece) um pouco mais humana. Piorou excessivamente na parte técnica.
Massa que dê o troco na pista, assim que tiver uma oportunidade. O Brasil que pare de chorar e tome uma atitude parecida.
Seria interessante uma nova edição dos anos Senna/Prost.
Desde que "Senna" seja campeão mundial e que "Prost" não se torne persona non grata por aqui.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vai entender

O mundo do futebol, suas curiosidades e particularidades.
Há muito tempo existe uma imensa preocupação em blindar o São Paulo FC. O clube é sempre o que melhor contrata, o que melhor investe, o que melhor trabalha, o mais estruturado, o que tem os melhores jogadores, o melhor treinador (exceção feita a Ricardo Gomes, que chegou sob desconfiança) e a melhor diretoria. Em qualquer competição que entre, é favorito ao título.
Todo e qualquer jogador contratado é um gênio. Quando não dá certo, foi por culpa do próprio jogador, não de quem o contratou. Se o time for campeão, a competição é a mais importante da história. Quando não ganha, estava priorizando outro torneio, sem dúvida mais importante. E se não vencer nada, as arbitragens estavam sob suspeita, em virtude dos problemas políticos.
A cobertura nos últimos tempos pode ser classificada como hilária. Se Ronaldo reclamar publicamente de Mano Menezes e William detonar o time, o Corinthians está em crise. Se Diego Souza reclamar de Antônio Carlos e Danilo criticar o time, o Palmeiras precisa fechar as portas e ser reinaugurado. Se no Santos...ah, esquece, o Santos só é notícia quando está bem...
Enfim; Washington disse ao vivo, para quem quisesse ouvir: "o que o time tinha de melhor foi tirado". Ele ficou no banco na Vila Belmiro. "Se estou jogado, saio do time cedo; se estou no banco, entro tarde". Dias antes, Cicinho teve um acesso de fúria ao saber que não jogaria uma partida. Alex Silva reclamou que não adianta só 3 ou 4 jogarem e o resto do time não. E Dagoberto deu um bico pra fora da Vila Belmiro ao ver que o jogo estava perdido. Sequer tentou honrar a camisa que veste e o salário que recebe. Sequer respeitou os são-paulinos que sofriam nas arquibancadas da Vila Belmiro.
E o São Paulo está em crise? Não, basta uma conversa que está tudo certo.
Mas e se a Libertadores for perdida?

Indy em maio

A notícia foi divulgada pelo jornalista Téo José e é bem interessante: a edição de 2011 da SP Indy 300 pode ficar para maio. Neste ano, a disputa foi em março.
Explica-se: realizando a corrida em maio, haveria um espaço maior entre o Carnaval e a prova, o que daria aos organizadores mais tempo para preparar o Anhembi e todo o entorno. Com isso, aumentam as chances do traçado original ser mantido. Daria mais tempo de raspar a pista no retão do Sambódromo e tudo o mais.
Se a ideia for levada adiante, a prova seria marcada para os dias 1º ou 8 de maio e a tornaria a antecessora direta das 500 milhas de Indianápolis. Ou seja, o interesse na prova seria muito maior.
Outro fator interessante: historicamente, os índices pluviométricos em maio são bem menores do que em março. Existe a possibilidade de chuva, mas não seria uma quase certeza.
Por tudo isso, eu gostei.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

E a Indy, hein?

Você tem Fórmula Indy no mesmo horário das semifinais do Paulistão. Não é culpa de ninguém, é uma questão sem solução, mas o que você acha que acontece com a audiência?
Deu Ryan Hunter Reay em Long Beach e a primeira vitória da Andretti. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold) foi o segundo e Will Power foi o melhor da dominante Penske, na terceira colocação.
Um probleminha rápido no carro de Power, o pole (claro), custou-lhe a vitória.
Corridinha chata, viu?
Vamos aos brazucas: Tony Kanaan em 5º, Mário Moraes em 6º, Hélio Castroneves em 7º, Vitor Meira em 11º, Raphael Matos em 20° e Mário Romancini em 23º.
Will Power lidera o campeonato, com 172 pontos, seguido por Hélio Catroneves (130) e Ryan Hunter-Reay (129).

Depois de Xangai

“Vimos isso depois, no replay da televisão e acho que foi apenas um acidente de corrida e não há nenhum problema entre os pilotos. Quando você está sempre competindo para vencer, você pode ter momentos como esses”.
Stefano Domenicalli, diretor da Ferrari

“Não aconteceu nada. Massa derrapou demais na saída da última curva e o passei na entrada dos boxes. Se acontecesse com um piloto de outra escuderia, não perguntariam nada. Como foi entre nós, vai se falar inutilmente sobre isso”.
Fernando Alonso

“Saí mal da curva anterior à reta de chegada. Alonso se colocou ao meu lado e quando vi pensei que poderia acontecer um acidente”.
Felipe Massa
O clima em Maranello vai ficar melhor ainda.
E quem vocês acham que será privilegiado? O "queridinho" ou o sujeito que chegou agora, com dois títulos mundiais e patrocinador majoritário?
A propósito: Lewis Hamilton se engalfinhou com Sebastian Vettel nos boxes e só foi advertido. Da próxima vez, vai ficar sem recreio.
E, assim, a Fórmula 1 segue para a Europa.
Se o vulcão permitir...

A glória e a grana

Luís Álvaro Ribeiro sinalizava com a possibilidade da finalíssima do Campeonato Paulista ser disputada em São Paulo antes mesmo do Santos confirmar a classificação. Com a vaga assegurada, o presidente do clube passou a falar com certeza.
Dizem (e apenas dizem, não ouvi ninguém) que o elenco santista prefere jogar a final na Vila Belmiro. Sentiriam-se mais em casa, e coisa e tal...
Há duas possibilidades: o primeiro jogo na Arena Barueri e o segundo no Pacaembu, ou as duas partidas serem realizadas no Paulo Machado de Carvalho. A Vila Belmiro teria, digamos, 0,5% de chances de receber a final.
E por que não realizar a final na Vila? Renda. O Santos precisa de receita, necessita fazer caixa. Venderia, no máximo, 18 mil ingressos na Vila Belmiro e pode vender 30 mil no Pacaembu. Digamos que todo e qualquer ingresso custasse R$ 50,00. O Santos teria uma renda bruta de R$ 900 mil na Vila Belmiro e de R$ 1,5 milhão no Pacaembu. São R$ 600 mil a mais. Isso se a partida não fosse parar no Morumbi, com 60 mil ingressos, o que levaria a renda para R$ 3 milhões. Vejam bem: estou falando em ingressos com preços iguais. Lembremos que há variação nos preços, de acordo com os setores dos estádios.
Membros da oposição já se colocaram imediatamente contra. Disseram (e isso eu vi) que a casa do Santos é a Vila Belmiro e que não há razões para levar a decisão para o Pacaembu. Que a casa do Santos é a Vila, é fato. Mas há, sim, razões para jogar no Pacaembu. Razões econômicas. Estivesse o clube nadando no dinheiro e o blogueiro seria o primeiro a levantar a bandeira do jogo na Vila.
Para termos uma ideia de como uma oposição pode pensar pequeno, ter memória curta e cara-de-pau, vamos aos fatos:
1- "O Santos é o time da Cidade" (pensar pequeno)
2- "É um absurdo o time jogar em São Paulo" (memória curta; o Santos mandava jogos no Pacaembu durante a gestão anterior)
3- "O torcedor da Cidade tem o direito de ver os jogos" (cara-de-pau; se o time for o terceiro colocado de um campeonato qualquer, vão 3 mil pessoas na Vila Belmiro e 30 mil no Pacaembu. Os mesmos que exigem jogos na Vila não aparecem. E São Paulo fica a 75 km de Santos. Muito longe, né?)

domingo, 18 de abril de 2010

Teve de tudo em Xangai

Sabe quando tudo resolve acontecer em uma só corrida? O Grande Prêmio da China foi assim. Deu dobradinha da McLaren, com Jenson Button e Lewis Hamilton. Nico Rosberg foi o terceiro com a Mercedes, Fernando Alonso ficou em quarto e Robert Kubica em quinto. O sexto foi Sebastian Vettel, que havia saído da pole. Só uma corrida na qual tudo acontece explica.
Pelo menos o blogueiro tirou meio certo. Eu acreditava em Hamilton vencendo. Vettel quase calou minha boca ao pegar a pole. A McLaren me deu meia razão depois.
Button agora lidera o campeonato, com 60 pontos. Rosberg tem 50, Hamilton e Alonso dividem a terceira colocação, com 49. E Felipe Massa? O ex-líder está em sexto, com 39.
Só Fernando Alonso merecia um post só para ele. Primeiro, uma largada sensacional. Pulou para a ponta e deixou as Red Bull que dividiam a primeira fila para trás. Da torre de controle do autódromo veio a acusação: largada queimada e ele paga um Drive Through. Na volta 19, quando todo mundo voltou para os boxes, o espanhol ultrapassou Felipe Massa na entrada do pit lane. O clima vai ficar bem gostoso em Maranello.
A chuva veio. Era esperada para a hora da corrida. Chegou pouco antes de tudo começar. Fraca para adiar a largada. Forte o suficiente para levar quase todos os carros para os boxes.
E disse quase todos. Na primeira volta, um acidente envolvendo Vitantonio Liuzzi, Sebastien Buemi e Kamui Kobayashi provocou a entrada do safety car. Como a chuva prometia, os boxes ficaram lotados. Só que Nico Rosberg, Jenson Button, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Pedro de La Rosa e Fernando Alonso não pararam. Formaram o novo grid com a entrada do safety car.
E então começou o show de Lewis Hamilton. Ele saiu da 12ª colocação e foi passando um por um. Tirando a rodada de Petrov, as outras posições foram ganhas nas ultrapassagens. Quando encontrou um tal de Schumacher pela frente, ficou difícil. Os dois protagonizaram um duelo espetacular durante duas voltas, dividindo curvas e dando 'x' um no outro. Até Hamilton pular na frente e ir embora. O inglês chegou à terceira colocação.
Lá na frente, Nico Rosberg errou sozinho. Passou reto em uma curva. Button agradeceu e com 19 voltas era o líder.
Muita gente tinha voltado para os pneus de pista seca, mas aí a chuva veio um pouco mais forte, ou seja: todos, agora sim, todos nos boxes. E Jaime Alguersuari perdeu o bico da Toro Roso. Fragmentos na pista e o safety car voltou a figurar na volta 22.
Como todo mundo tinha ido para os pits, Schumacher voltou a ficar na frente de Hamilton na volta 26, quando o safety car foi embora. Hamilton o ultrapassou novamente, para tentar arrancar a segunda colocação do Rosberg. Tentou, ciscou, o alemãozinho não deixou. Então Hamilton fez algo melhor: foi para os boxes, o que Button e Alonso copiaram na volta seguinte. Button voltou em primeiro, Hamilton rasgou na reta para pegar a segunda colocação e mandar Rosberguinho para terceiro. A chuva apertou, ninguém se arriscou. A prova foi assim até o final.
Felipe Massa estava mal. Só teve o mérito de ultrapassar Schumacher na última volta. Foi o nono. Rubens Barrichello andou mais atrás ainda, em 12º. Bruno Senna, então...tá, completou a prova em 16º. Lucas di Grassi, nem isso.
Ah, eu não disse que a prova teve de tudo? Pois é, Hamilton e Vettel brigaram pela posição dentro do pit lane. Seriam investigados mais tarde. Com uma corrida tão maluca, até a pontuação pode mudar...