sábado, 21 de novembro de 2009

Oficial


Quem já imaginava e quem tinha certeza, pega o rojão de 13 tiros e acende. Quem duvidava ou achava impossível, pega fôlego e depois do três (1, 2, 3) diga "OOOOOOOOOHHHHHHHH"...

Marcelo Teixeira é candidato à presidência do Santos!!!

Quem poderia imaginar?

Tirando os sócios, os torcedores e a Imprensa...ninguém. Enfim, é a 6ª candidatura de Marcelo, que terá Norberto Moreira como vice.

A história se repete...desde 2003, quando não poderia mais se candidatar (isso se não tivesse mudado o estatuto do clube na calada da noite), Marcelo diz que não será candidato. Da primeira vez, foi duro acreditar. Por que mudaria o estatuto e depois colocaria outro candidato? Em 2005 e 2007 ninguém mais acreditava. Só que agora parece que a coisa foi mais séria. A família não queria mesmo. Clodoaldo Tavares Santana, gerente de futebol, disse ao jornal A Tribuna, de Santos, que Marcelo tentou convencê-lo a ser o candidato quando faltavam duas horas para o término das inscrições das chapas. Diante da recusa do ex-volante, Marcelo teve que dizer: "Tá, vou eu mesmo".

Há cinco semanas, ouvi uma frase: "O Marcelo não é candidato, mas ninguém acredita". E não dava para acreditar...

Dia 5 acontecem as eleições. E o que vai acontecer nesse dia, ninguém sabe, mas é possível imaginar...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Quase oficial



A chapa Rumo Certo (ou a chapa de Marcelo Teixeira) marcou para as 17 horas desta sexta-feira a oficialização da candidatura à presidência do Santos. Vamos fingir que não sabemos de nada e trabalhemos só com a informação oficial. São quatro possibilidades:
1- Marcelo Teixeira sair candidato (novidade)
2- O vice-presidente Norberto Moreira ser o nome escolhido
3- José da Costa Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo
4- Clodoaldo Tavares Santana, ex-volante e gerente de futebol
Sincera e honestamente, é Marcelo Teixeira. Pronto. Está certo que a família Teixeira não o quer mais na presidência, mas já não quis em outras ocasiões.
Mas...e se não for Marcelo o candidato? Será assim mesmo. Clodoaldo só aparece na lista para confundir um pouco. Ele está ligado à Fifa, organização de Copa do Mundo e não teria tempo. Norberto (gente finíssima, por sinal), é vice de Marcelo desde 2000 e Teixeirão (que não é parente) é braço direito do Marcelo. Alguém acha que Marcelo acompanharia tudo de longe? Outra coisa: mesmo com Marcelo de olho, qualquer outro nome enfraquece o grupo que administra o Santos hoje. Marcelo tem boa aceitação em outros clubes e nas federações e é bem relacionado com a Conmebol e a Fifa. Tanto que tenta tornar Santos uma das sub-sedes da Copa 2014.
Independente do nome que vier, ainda está difícil para a oposição. A campanha cresce, órgãos de Imprensa divulgam diariamente textos indicando a vitória dos opositores, mas quem conhece os corredores da Vila Belmiro sabe que não será fácil. Pode haver uma reviravolta? Pode, mas é difícil.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ambiente que ferve

Quinta-feira quente, ou melhor, fervendo, sobra calor, vem chuva por aí.
Dia que começou antes mesmo do sol aparecer e que vai terminar muito, mas muito depois dele se pôr.
Clima quente, ambiente fervendo nos gramados e nos tribunais. E três conclusões a serem tiradas:
1- Maurício e Obina só foram mandados embora do Palmeiras porque a briga foi no campo, em um jogo com TV aberta. Ao vivo, diante das câmeras. Os dirigentes ficaram com medo de passarem por bananas e tomaram a decisão ali mesmo. Fosse a troca de sopapos no túnel ou dentro do vestiário e nada disso teria acontecido. Poderia até vir um desmentido, ficar no diz-que-me-diz e a culpa recair sobre a Imprensa. Muricy disse ter visto várias dessas brigas nos vestiários. A última mais famosa foi Fábio Costa x Fabiano Eller, em Marília. Melhor assim; a decisão evitou que na semana que vem alguma emissora de TV promovesse o aperto de mãos entre os dois, o abraço fraternal (tudo pela amizade, nada pela audiência). Os jogadores, então, dariam uma entrevista e diriam que "isso é coisa do futebol mesmo, todo mundo estava de cabeça quente, afinal, é a vontade de ganhar. O ambiente está ótimo e a Imprensa fica querendo tumultuar, por isso o time não vence. Ah, essa Imprensa, sempre inventando coisas".
2- Heber Roberto Lopes agiu certo em Grêmio x Palmeiras e Leandro Pedro Vuaden errou em São Paulo x Vitória. Que diferença houve entre Maurício/Obina e André Dias/Hugo? Para parte da Imprensa, foi questão de interpretação e Vuaden acertou em cheio. Os membros do "Jornalismo Futebol Clube", que jamais revelam para quem torcem, afinal, "jornalista não tem time; eu nunca torci para ninguém", continuam na defesa isenta e incansável ao São Paulo...
3- Para o STJD, o segundo amarelo de Jean e o soco de Borges são rigorosamente a mesma coisa. Seis jogos para o Borges ou um só para o Jean, mas os auditores estão mais preocupados com as camisas que usam por baixo dos ternos. Aliás, o São Paulo, pra variar um pouco, já tem a desculpinha em caso de uma eventual perda do título.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mudou tudo, ou não

Lutei comigo mesmo para decidir se escrevia um novo post ou não. Mas como o post anterior estava quase centralizado em Kimi Raikkönen, vamos a ele.
Lito Cavalcanti, exímio comentarista do Sportv, colocou o finlandês na Brawn/Mercedes em 2010. Bateu o martelo e deu como certo, mas a fonte não foi citada. No site da Brawn GP, nada ainda. Nos jornais ingleses, menos. Lito não costuma errar. Foi o único brasileiro a cravar Button na McLaren, quando o assunto ainda era especulação. E não é de dar barrigadas. Se der, a barriga vai ser grande, porque a minha vai junto...
Se tudo se confirmar, troco da Brawn/Mercedes na McLaren depois da ida de Jenson Button...aguardemos...

Obrigado, Kimi

Kimi Raikkönen está fóra da Fórmula 1. E não vejo a possibilidade dele voltar algum dia. Steve Robertson, agente do piloto, já disse que em 2010 o finlandês estará em férias da categoria. Pode ser que ele vá competir no rali e existe a possibilidade dele participar das 24 horas de Le Mans.
Steve disse ao jornal funlandês Turun Sanomat que a McLaren era a única opção para o ex-piloto da Ferrari, mas os ingleses preferiram Jenson Button. Se Kimi retornar em 2011, será pela Red Bull, que abriria mão de Sebastian Vettel ou de Mark Webber. A única parte boa para Kimi é embolsar mais do que o previsto, comforme rege o contrato com a Ferrari. Recebe a multa e, não correndo no ano que vem, ganha mais.
Duas coisas:
1- Lamentável. O cara é campeão de 2007, um talento extraordinário e fica de fora. Poderia acertar com outro time? Sim, mas campeão tem seu preço e não é todo mundo que está disposto a pagar. E para passar um ano inteiro tentando, no máximo, chegar ao Q2, melhor ficar fora. A digniade fala mais alto.
2- Não volta mais, o que é mais lamentável ainda. Poucos ficam fora por um ano e voltam no outro, ainda mais os consagrados. A não ser que a Red Bull realmente o leve. Não sei até que ponto os austríacos conseguem competir com a conta bancária de Maranello para segurar um talento como Sebastian Vettel.
Sobre Jenson Button: já é da McLaren. Ross Brawn disse que o melhor seria ele permanecer na Brawn/Mercedes. Uns entenderam como esperança de que ele fique; outros como crítica a um piloto que já se foi. Como eu disse no fim de semana, se você está em férias, não vai fazer uma visitinha à empresa concorrente. Button foi a Woking e foi recepcionado por Martin Withmarsh. Precisa falar mais alguma coisa?
Na McLaren ele dividirá os boxes e as atenções com outro campeão: Lewis Hamilton. Se teremos uma reedição de Alonso/2007, ninguém sabe. Lewis e principalmente papai Anthony são muito ciumentos. Lewis usa o argumento "eu sempre estive aqui", mas Button pode alegar que foi campeão com um carro desacreditado. É aguardar.
Questão central: salário. Button ganhava 3 milhões de libras na Brawn e passará a ganhar seis (R$ 17 milhões, mais ou menos). Mr. Ross não estava disposto a pagar tudo isso, mas o que foi que eu disse lá em cima? Campeão tem seu preço...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cadê o Glock? Achado

Terça-feira muito louca, mas muito louca mesmo. Trânsito infernal em São Paulo logo cedo. Duas horas para percorrer um trecho vencido normalmente em 10 minutos. Tudo por um caminhão tombado. Enfim...
Correria, até demais...
Timo Glock será piloto da Manor GP em 2010. Foi confirmado. "Todo piloto tem o mesmo objetivo em comum, conquistar o título mundial um dia, mas eu quero ter sucesso participando do processo de construção da equipe e ter um papel importante no desenvolvimento do carro", disse o alemão, que pertencia à Toyota, equipe que não volta em 2010.
Glock deu aquela pancada nos treinos para o GP do Japão e não correu mais. Entrou um tal de Kobayashi no lugar dele, fez mais história do que ele e o pessoal já está sentindo falta do japonês.
Quem será companheiro de Glock, ninguém sabe, mas o patrocinador da Manor será a Virgin, ex-Brawn. Se der a sorte que deu aos ingleses em 2009, a Manor estará bem servida.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Razão social e econômica



A Brawn GP acabou. Durou apenas um ano e já era...
Brincadeira, apenas mudou de nome, mas de certa forma, foi isso que aconteceu.
Explica-se: a Mercedes tinha umas ações da McLaren e resolveu vendê-las, ou seja, fornece motores para o pessoal de Woking até 2015, mas não controla mais nada por lá. Além disso, anunciou a compra da Brawn, que já no ano que vem será chamada de Mercedes GP.
Os alemães compraram 75,1% da Brawn; foram 45,1% do próprio bolso e 30% via Aabar, uma empresa de Abu Dhabi (tinha que ser). Assim, as flechas de prata estarão em outros boxes no ano que vem, além, é claro, da estrelinha de três pontas.
Pilotos da Brawn/Mercedes? Ninguém sabe. Dizem que Nico Rosberg estará na ex-Brawn (ele é alemão) e que Nick Heidfeld (outro alemão) pode estar na jogada. Jenson Button deve mesmo seguir para a McLaren, fazendo dupla com Lewis Hamilton, o único confirmado entre as quatro vagas envolvidas. É aguardar...
Mudando bastante de assunto: que notícia triste que veio da Grécia. Lembram do De Nigris, aquele mexicano que jogou no Santos em 2006? Pois é, morreu repentinamente. Estava no Larisa, time grego. Sentiu-se mal no domingo à noite e nem houve tempo de chegar a um hospital; morreu antes. Por enquanto, falam em infarto. Tinha 31 anos. Triste, muito triste...