sábado, 25 de junho de 2011

Valencia - o grid

Seria difícil para qualquer um imaginar que, tendo a possibilidade de estabelecer a 22ª pole da carreira e a sétima em oito etapas da temporada, Sebastian Vettel abriria mão dessa possibilidade.
Não abriu.
Mandou 1min36s975 e foi o único a andar abaixo de 1min37s.
Mark Webber é o segundo (1min37s163) e Lewis Hamilton o terceiro (1min37s380).
O melhor da sexta-feira, Fernando Alonso, sai em quarto e Felipe Massa em quinto.
A Massa restou apenas o consolo de ser o mais rápido no Q1.
Com 27º em Valencia e 44º na pista, ficou claro que a preferência e, se não fosse pelo regulamento, única escolha, foi pelos pneus macios. Compostos novos resistem um pouco mais e dão ganho de velocidade. Só não serão utilizados em toda a corrida porque a regra não permite.
Mas as trocas serão pelo médios e olhe lá.
Está claro que Vettel se coloca em uma condição de esperar todo mundo se matar na pista e entrar só na hora certa. Com o carro e o talento que tem, só precisa estabelecer o tempo necessário.
Foi o que fez no Q2 e no Q3, quando entrou na casa de 1min36s.
Curiosa a imagem do fim do treino: Vettel avaliando o cockpit da Ferrari de Alonso. Olhava para o carro, o banco e o volante.
Tá, pode ter sido uma brincadeira, mas que dá espaço para as especulações, ah, dá.
Ainda mais quando um e outro vivem dizendo que o alemãozinho vai recolher as asas num futuro próximo para tornar-se rosso.
Assim que tiver a imagem, disponibilizo.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Valencia - sexta-feira

Ou o GP da Europa segue o roteiro dos finais de semana Fórmula Unísticos, ou Fernando Alonso resolveu quebrar o protocolo.
Na sexta-feira valenciana, o dono da casa estabeleceu 1min37s968 e foi o mais rápido dos treinos livres.
Lewis Hamilton foi o segundo, com 1min38s915 e Sebastian Vettel o terceiro, com 1min38s265.
É evidente que essa distribuição de tempos não quer dizer nada em termos de Qualifyng, muito menos de corrida. Até porque Vettel era o mais rápido na primeira hora de treino. Alonso foi cravar a vola rápida nos últimos 30 minutos.
E a Red Bull costuma ficar na dela e esperar a hora certa de dar o bote. Basta ver que Mark Webber foi o melhor na primeira sessão de treinos.
O tempo estava nublado e com pista seca em Valencia. A temperatura da pista não era elevada e a maioria optou pelos pneus macios.
E houve uma infinidade de erros em finais de retas. Tanto dos grandes quanto dos pequenos.
O que pode e apenas pode mudar a história na classificação de sábado é o próprio Alonso. Se der a louca nele, tem braço e parece ter carro para conseguir alguma coisa.
Se for para dar a lógica, Vettel vinha sendo o mais rápido.
Só para completar, Felipe Massa foi o 5º e Rubens Barrichello o 12º.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que é torcer?

Já passa das 5 da manhã.
Na verdade, daqui a pouco serão seis.
Faz parte, faz todo o sentido.
Acabei de chegar do Pacaembu.
E estou tantando até este instante em que o silêncio fim da madrugada é quebrado por um um outro rojão perdido entender o que aconteceu.
Ou seria entender o que não aconteceu até esta data?
Porque eu vi. Meninos, eu vi. E vi o que achei que jamais veria. Jamais.
Ouvi as histórias que meu pai contou sobre o time que foi o melhor, que venceu o continente por duas vezes e que já naquele tempo era mostrado como uma história distante, talvez casual, que jamais tornaria a ocorrer.
E vim por uma escura rodovia tentando entender ou contar em palavras o que é torcer.
Porque há uma geração nova, sem vivência, muito mal acostumada depois de tudo o que aconteceu nos últimos 9 anos.
Sou de outra geração. Aquela que não viu, a que ficou no quase, a que passou muito longe, a que acreditou ser impossível.
Porque nem Sócrates resolveu. Porque nem Giovanni conseguiu; foi anulado por um certo Márcio. Porque nem a passgaem pelo vizinho Uruguai resolveu.
Afinal, de que adianta ter Rodolfo E Hugo De Léon se lá na frente havia Osmarzinho, Arizinho e Edelvan?
Tempos difíceis...
Um Torneio Início, um primeiro turno estadual e só.
Aliás, a geração mal acostumada sequer cogita saber o que significa Torneio Início.
Nos anos 90, não importava ser campeão, importava ganhar dos rivais mais, digamos, próximos.
Um deles festejava continente e oriente afora na mesma época.
Mas o importante era ganhar deles e carimbar a faixa.
Receber uma faixa? Bom se der, quem sabe...
Começou a chegar perto. Vieram os treinadores de nome e renome.
Veio aquela geração, a conquista improvável e uma batida na trave.
Na trave numas, porque veio um pessoal de azul e amarelo muito mais tarimbado que o conjunto pueril que havia se mostrado meses antes.
A rotina de conquistas e quase conquistas foi retomada.
Mas faltava aquela. Não dava mais para fazer parte do passado.
E eu vi. Sim, meninos, eu vi.
E vi não só o fato em si como uma realidade por décadas intangível.
Por isso o sono não veio. Virá, cedo ou tarde.
Mas para que dormir se você pode curtir mais o momento?
Afinal, apenas parece, por vezes foi, mas hoje não é um sonho...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vamos lá

E nesta quarta-feira deixaremos este espaço um tanto quanto abandonado.
Seguiremos para o Pacaembu.
Assim exige a profissão.
Será difícil, mas dá, é possível.
Foi difícil em outros anos, em outros momentos.
E essas dificuldades foram superadas.
Vou passar dois exemplos para deixar o torcedor mais tranquilo.
Eu estava aqui...



E eu estava aqui...

terça-feira, 21 de junho de 2011

E na Indy

Já tem um tempo que a gente não fala sobre a Fórmula Indy.
Por uma série de questões. A principal, a agenda maluca do blogueiro.
E, vamos e convenhamos, duas baterias no Texas deu uma confusão incomum.
Em Milwaukee a coisa voltou ao normal. Uma corrida só, trocentas bandeiras amarelas e trocas constantes de líderes.
No final, deu Dario Franchitti.
Ele divide a liderança com Will Power, 271 pontos para cada um.
Franchitti manda bem no oval.
E a corrida foi boa, bem no estilo Indy.
Registrado...

Valencia

Valencia (Espanha)
Circuito de rua de Valencia
5.419 metros
57 voltas
Recorde da pista: 1min38s683, estabelecido por Rubens Barrichello em m 2009.
Em 2010: 1º Sebastian Vettel (Red Bull); 2º Lewis Hamilton (McLaren); 3º Jenson Button (McLaren)
Programação (Horário de Brasília)
Sexta-feira, 5 horas - Pratice 1
Sexta-feira, 9 horas - Pratice 2
Sábado, 6 horas - Pratice 3
Sábado, 9 horas - Qualifyng
Domingo, 9 horas - Largada, 57 voltas