sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vale a pena

Que coisa maravilhosa esse autódromo de Abu Dhabi! Sim, eu sei, só entrou para o calendário da Fórmula 1 porque atende a certos intere$$e$, mas é bonito demais. Saída dos boxes em um ambiente quase fechado, um retão sem fim em meio à volta, curvas de baixa e trechos de alta, além de uma estrutura espetacular.
Se para um campeonato que já está decidido a prova deste final de semana não vale muita coisa, o GP de Abu Dhabi chama a atenção por outros fatores. O primeiro é o efeito novidade, com uma pista desconhecida para todo e qualquer piloto, o horário tarde/noite para treinos e prova e a estrutura existente para o evento. O segundo é o escancarado mercado de pilotos. Nico Rosberg já disse que está deixando a Williams, que vai anunciar Rubens Barrichello. A Brawn GP fica com uma vaga em aberto, três equipes novas negociando, a Lotus podendo levar Kazuki Nakajima, Bruno Senna que já acertou com a Campos...
Na pista, nos treinos de sexta-feira, só deu McLaren. Heikki Kovalainen fez o melhor tempo do dia: 1min41s307, na segunda parte dos treinos, com pista emborrachada, pneus macios e já à noite, ou seja, com temperatura do asfalto mais baixa. Lewis Hamilton foi o segundo, com 1min41s504, fechando a dobradinha. Jenson Button ficou em terceiro, com 1min41s541 e Sebastian Vettel em quarto; 1min41s591. Barrichello foi só o oitavo, com 1min41s831.
Na primeira sessão, Hamilton havia sido o mais rápido; 1min43s979, seguido por Button (1min44s035), Vettel (1min44s153) e Barrichello (1min44s207).
Pelo efeito novidade e pelas especulações, eu não deixaria de ver. Sábado, treinos às 8 e às 11 horas (de Brasília) e domingo a largada às 11 horas.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sem fazer Senna

Não sou de publicar dois posts em um só dia, mas a essência do Jornalismo é a alteração repentina de planos.
Eis que Bruno Senna acertou com a Campos. Sim, é verdade, fogos, letreiros luminosos, agora é certeza.
A informação havia sido divulgada pela revista alemã Motorsport Magazin, mas com tantas especulações que existem na Fórmula 1, todo mundo ficou desconfiado. À tarde, estava tudo confirmado por pessoas próximas ao piloto. O acerto foi na noite de domingo. O anúncio oficial será feito em Abu Dhabi, neste final de semana. Bruno não tem obrigação de levar patrocinadores pessoais para o time.
As chances de Nelsinho Piquet ser o companheiro de Senna são pequenas. É mais fácil entrar Pedro de la Rosa, espanhol que atenderia aos interesses dos patrocinadores.

A arrancada começou em...



Vamos admitir duas coisas: uma é o Palmeiras não retomar a liderança do Campeonato Brasileiro depois do jogo contra o Goiás. A outra é o São Paulo não perder mais a primeira posição e conquistar o sétimo título nacional.
Dos quatro títulos consecutivos, o de 2009 seria o menos provável, porém, histórica e curiosamente, não seria o ano em que o campeão pegou a primeira colocação mais tarde. Desde 2003, quando o sistema de pontos corridos foi adotado, o São Paulo de 2008 foi o time que assumiu a ponta faltando menos rodadas para o fim. Foi na 33ª. Neste Brasileirão, está sendo concluída a 32ª rodada.
Em 2003, o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo arrancou para a incontestável conquista a partir da 7ª rodada, ao golear o Atlético-PR por 5 a 2. O Santos de 2004 (com Luxa, de novo) assumiu na 15ª, perdeu e retomou na 45ª e penúltima, ao vencer de forma imporovável o São Caetano no Anacleto Campanella, enquanto o Atlético-PR de Antônio Lopes e Washington perdia para o Vasco por 1 a 0, em São Januário.
No ano seguinte, o Corinthians assumiu na 28ª, enquanto Luiz Zveiter mandava voltar os jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho.
O início da Era São Paulo começou em 2006 e a vitória sobre a Ponte Preta, por 3 a 1, em Campinas, colocou o time do Morumbi na liderança na 13ª rodada. Em 2007, a arrancada do São Paulo começou em 4 de agosto, com a vitória sobre o Grêmio, no Olímpico, por 2 a 0, na rodada 17. E, no ano passado, veio a liderança na 33ª rodada, quando o São Paulo venceu o mesmo Internacional, no mesmo Morumbi.
Palmeiras, Atlético-MG, Inter e Flamengo (sim, ainda dá) podem mudar esse quadro. E, talvez, alterar essas estatísticas...vamos aguardar...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Botaram fogo



Os jornalistas Carlos Augusto Ferrari e Thiago Dias de Castro, do globoesporte.com, descobriram e deram o furo: Christian Vieri vai jogar o Paulistão 2010 pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Aos 36 anos, o italiano desistiu da aposentadoria aunciada semana passada e está realizando exames médicos em Roma, porque a parte financeira já foi acertada.
Segundo a matéria, os argumentos do Botafogo para trazer Vieri foram a importância de Ribeirão Preto e do Estádio Santa Cruz, que recebeu inúmeras decisões (é verdade).
Querem saber? Eu gostei.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma quase realidade



Essa história do Palmeiras ficar com tropeços em cima de tropeços pode trazer consequências mais sérias do que o próprio time imagina. Não só o Verdão perdeu todas as chances de disparar na liderança, como corre o risco de ficar fora até da Libertadores de 2010. Quem está dizendo isso não é o blogueiro, nem o vidente. É a tabela, que traz confrontos diretos e duros. Numa rápida simulação, apostando só em resultados plausíveis, essa rateada palmeirense pode ter custado caro demais.
Vamos lá, 32ª rodada, jogos entre quarta e quinta. Vejam se esses resultados não são possíveis:
São Paulo 1 x 1 Internacional
Cruzeiro 2 x 0 Santo André
Barueri 0 x 1 Flamengo
Palmeiras 1 x 1 Goiás
Fluminense 0 x 1 Atlético-MG
O Palmeiras pode não ter parado de bobear. Então, o Galo assumiria a liderança, com 56 pontos, deixando o Palmeiras em segundo, com 55, Flamengo em terceiro com 54, São Paulo e Inter com 53.
A partir da 33ª rodada, vejam quem são os adversários palmeirenses. Tudo bem, outros candidatos ao título terão confrontos diretos, mas não bobearam tanto. Vamos à simulação:
São Paulo 2 x 0 Barueri
Flamengo 2 x 0 Santos
Palmeiras 1 x 1 Corinthians
Inter 3 x 0 Botafogo
Goiás 1 x 1 Atlético-MG
Cruzeiro 2 x 0 Fluminense
Classificação: 1º Flamengo 57 pts; 2º Atlético-MG 57 (Flamengo ultrapassa no saldo de gols); 3º Inter 56; 4º São Paulo 56; 5º Palmeiras 56; 6º Cruzeiro 54
A coisa vai piorar. Vejam a 34ª rodada:
Grêmio 2 x 2 São Paulo
Fluminense 1 x 1 Palmeiras (no RJ, com o Flu não querendo cair)
Atlético-MG 2 x 2 Flamengo
Barueri 0 x 2 Inter
Sport 2 x 0 Cruzeiro
1º Inter 59; 2º Flamengo 58; 3º Atlético-MG 58; 4º São Paulo 57; 5º Palmeiras 57; 6º Cruzeiro 54
35ª rodada
São Paulo 2 x 0 Vitória
Cruzeiro 2 x 1 Grêmio
Coritiba 1 x 1 Atlético-MG
Náutico 1 x 1 Flamengo
Inter 2 x 0 Santos
Palmeiras 3 x 0 Sport
1º Inter 62; 2º Palmeiras 60; 3º São Paulo 60; 4º Flamengo 59; 5º Atlético-MG 59; 6º Cruzeiro 57
36ª rodada
Atlético-PR 1 x 2 Cruzeiro
Grêmio 2 x 2 Palmeiras
Flamengo 3 x 0 Goiás
Atlético-MG 1 x 0 Inter (olha o confronto direto)
Botafogo 1 x 2 São Paulo
1º São Paulo 63; 2º Inter 62; 3º Atlético-MG 62, 4º Flamengo 62; 5º Palmeiras 61; 6º Cruzeiro 60
37ª rodada (vejam o que pode acontecer agora)
Coritiba 2 x 2 Flamengo
Palmeiras 1 x 1 Atlético-MG
Goiás 0 x 2 São Paulo
Sport 0 x 1 Inter
Cruzeiro 2 x 0 Coritiba
1º São Paulo 66; 2º Inter 65; 3º Cruzeiro 63; 4º Flamengo 63; 5º Atlético-MG 63; 6º Palmeiras (fora da disputa) 62
Última rodada
São Paulo 2 x 0 Sport
Santos 1 x 2 Cruzeiro
Inter 3 x 0 Santo André
Flamengo 2 x 1 Grêmio
Atlético-MG 2 x 0 Corinthians
Botafogo 1 x 2 Palmeiras
São Paulo campeão, Inter e Cruzeiro na Libertadores, Atlético-MG e Flamengo na pré-Libertadores (atendendo ao meu amigo e jornalista Bruno Rios) e Palmeiras fora.
Ok, isso é uma simulação e pode acontecer tudo ao contrário, mas vamos concordar que esses resultados são todos plausíveis, inclusive o empate do Palmeiras com o Goiás. Reparem que o Palmeiras não perderia mais até o fim da competição e ainda assim estaria fora da Libertadores.
Que o campeonato pega fogo, não há dúvidas. E que bobear na hora decisiva pode ser fatal, há menos dúvidas ainda...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Olha pra cima, São Paulo!



O São Paulo venceu o clássico e nem por isso tudo está as mil maravilhas. O São Paulo tem chances claras de ser campeão brasileiro novamente e Ricardo Gomes não está satisfeito. E nem era para estar...
Ricardo Gomes reclamou do posicionamento do time nas bolas aéreas. Fez um mea culpa, é verdade, pois é ele quem organiza esse posicionamento. Disse que tem muito o que arrumar e vai trabalhar para isso, podem ter certeza.
A vitória deixou o São Paulo a dois pontos do líder Palmeiras. Vencer um clássico na Vila Belmiro nunca é fácil. Vencer por 4 a 3 mostra que o ataque está muito bem, mas a defesa...os três gols saíram pelo alto, dois em bola parada, quase iguais.
Escanteio pelo lado esquerdo: Jorge Wagner no primeiro pau e Washington logo atrás, aproveitando o porte físico. No primeiro gol do Santos, um desvio levou a bola para André, pequeno, franzino, posicionado entre Hugo e Jean. Ele subiu mais que os dois.
No segundo gol do Santos, Jorge Wagner e Washington ficaram olhando. André Dias marcou a bola e Rodrigo Souto surgiu na frente dele. Desde os tempos de Vasco, essa é uma característica de Souto: surgir na área, principalmente no primeiro pau. E o terceiro gol foi uma nova bobeada que permitiu a Robson cabecear.
Jorge Wagner fez um gol; Washington fez outro. Estão perdoados pela torcida. Rogério Ceni finalmente acertou uma falta e o São Paulo venceu. Para os defensores da tese de que o que importa são os três pontos, está tudo ótimo. Em termos de título, está maravilhoso. Para Ricardo Gomes, há o que se corrigir. Se o time quer olhar para cima na classificação, precisa primeiro olhar para o alto dentro de campo. E Ricardo Gomes vai ter muito o que trabalhar. Vai que o Inter não leve quatro gols...