quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A arrancada começou em...



Vamos admitir duas coisas: uma é o Palmeiras não retomar a liderança do Campeonato Brasileiro depois do jogo contra o Goiás. A outra é o São Paulo não perder mais a primeira posição e conquistar o sétimo título nacional.
Dos quatro títulos consecutivos, o de 2009 seria o menos provável, porém, histórica e curiosamente, não seria o ano em que o campeão pegou a primeira colocação mais tarde. Desde 2003, quando o sistema de pontos corridos foi adotado, o São Paulo de 2008 foi o time que assumiu a ponta faltando menos rodadas para o fim. Foi na 33ª. Neste Brasileirão, está sendo concluída a 32ª rodada.
Em 2003, o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo arrancou para a incontestável conquista a partir da 7ª rodada, ao golear o Atlético-PR por 5 a 2. O Santos de 2004 (com Luxa, de novo) assumiu na 15ª, perdeu e retomou na 45ª e penúltima, ao vencer de forma imporovável o São Caetano no Anacleto Campanella, enquanto o Atlético-PR de Antônio Lopes e Washington perdia para o Vasco por 1 a 0, em São Januário.
No ano seguinte, o Corinthians assumiu na 28ª, enquanto Luiz Zveiter mandava voltar os jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho.
O início da Era São Paulo começou em 2006 e a vitória sobre a Ponte Preta, por 3 a 1, em Campinas, colocou o time do Morumbi na liderança na 13ª rodada. Em 2007, a arrancada do São Paulo começou em 4 de agosto, com a vitória sobre o Grêmio, no Olímpico, por 2 a 0, na rodada 17. E, no ano passado, veio a liderança na 33ª rodada, quando o São Paulo venceu o mesmo Internacional, no mesmo Morumbi.
Palmeiras, Atlético-MG, Inter e Flamengo (sim, ainda dá) podem mudar esse quadro. E, talvez, alterar essas estatísticas...vamos aguardar...

2 comentários :

  1. Paulo, pra te falar a verdade, eu acho que este campeonato está tão equilibrado que haverão ainda duas ou três alternâncias na liderança. O espírito com que o São Paulo jogou não era visto há algum tempo e parece que eles acordaram de vez. O Flamengo brigará apenas pelo G-4, pois pontos como os perdidos ontem são imerdoáveis pra quem quer um título. Eu particularmente acho que o Palmeiras vence hoje e o Galo tropeça. Aí, Palmeiras e São Paulo monopolizarão a briga. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu Acredito no Palmeiras. Neste momento o técnico faz uma grande diferença . E conhecemos muito bem o perfil do técnico do Palmeiras. E possivel sim !

    ResponderExcluir