sábado, 26 de março de 2011

Melbourne - o grid

Ano novo, vida nova temporada nova e...chega de papo furado.
Até porque nada muda. Não mudaria. Não teria uma razão para mudar.
E não mudou. Parece mais uma continuação de 2010 do que o início dos trabalhos em 2011.
Nesse contexto, deu Sebastian Vettel, o pole position em Melbourne.
Com sobras, com domínio, com asas móveis e sem nem usar o Kers.
Marcou 1min23s529.
Ninguém chegou perto. Ninguém andou abaixo de 1min24s.
Só ele.
Nem a Red Bull. Não foi o domínio de uma equipe.
Porque aos 47 do segundo tempo, Lewis Hamilton mandou Mark Webber para terceiro.
Mandou 1min24s307 e desbancou o 1min24s395 do australiano.
Se nada mudou, os brazucas foram lá para trás.
Felipe Massa sai em 8º e Barrichello, depois de rodar sozinho, erro que ele mesmo reconheceu, larga em 17º.
O treino oficial seguiu aquele roteiro que conhecemos desde 2010, com os grandes brigando pela pole e os pequenos lutando para permanência na pista.
Vettel, que já tinha sido o mais rápido no último treino livre, andou na frente nas três partes do treino. No Q1, marcou 1min25s296 e determinou a nota de corte que tirou os carros da Hispania na regra dos 107%.
Vitantonio Liuzzi e Narain Karthikeyaan podem arrumar as malas, dar check-out no hotel e ir para casa.
No Q2, Barrichello rodou sozinho na curva 6. Fim de papo. "Pelo que vi no telão, pisei na grama. Eu errei".
E o final seguiu o roteiro. Lembrando Nigel Mansell em 1992, Alain Prost em 1993 ou Michael Schumacher em 2002, Vettel só precisou de uma volta boa para desbancar a todos.
Bateu no peito e disse: 'Eu existo. e continuo"
No Q3, Felipe Massa rodou sozinho na saída dos boxes. Quase ficou fora já no Q1.
Só falta 2011 ser pior que 2010.
E o grid é esse:
1º Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min23s529
2º Lewis Hamilton (McLaren) - 1min24s307
3º Mark webber (Red Bull) - 1min24s395
4º Jenson Button (McLaren) - 1min24s779
5º Fernando Alonso (Ferrari) - 1min24s974
6º Vitaly Petrov (Lotus Renault) - 1min25s247
7º Nico Rosberg (Mercedes) - 1min25s421
8º Felipe Massa (Ferrari) - 1min25s599
9º Kamui Kobayashi (Sauber) - 1min25s626
10º Sebastien Buemi (Toro Rosso) - 1min27s066
11º Michael Schumacher (Mercedes) - 1min25s971
12º Jaime Alguersuari (Toro Rosso) - 1min26s103
13º Sergio Perez (Sauber) - 1min26s108
14º Paul di Resta (Force India) - 1min26s739
15º Pastor Maldonado (Williams) - 1min26s768
16º Adrian Sutil (Force India) - 1min31s407
17º Rubens Barrichello (Williams) - 1min26s270
18º Nick Heidfeld (Lotus Renault) - 1min27s239
19º Heikki Kovalainen (Lotus) - 1min29s254
20º Jarno Trulli (Lotus) - 1min29s342
21º Timo Glock (Marussia) - 1min29s858
22º Jerome d'Ambrosio (Marussia): 1min30s822
Vitantonio Liuzzi (Hispania) - 1min32s978
Narain Karthikeyan (Hispania) - 1min34s293

sexta-feira, 25 de março de 2011

Melbourne, sexta-feira

Bom, a matéria oficial de apresentação da temporada 2011 da Fórmula 1 ainda não foi publicada no jornal.
Tempo exato para mudar algumas coisas.
Porque a McLaren é colocada ali como uma força, mas sem possibilidades de concorrer com Red Bull e Ferrari.
E o que acontece?
Os ingleses fazem a dobradinha em Melbourne.
Jenson Button em primeiro, com 1min25s814 e Lewis Hamilton em segundo, 1min25s986.
Mandaram Fernando Alonso para terceiro e Sebastian Vettel para quarto.
No Pratice 1, tinha dado Mark Webber, com 1min26s831 e Vettel em segundo, 1min27s158. As McLaren ficaram em 6º (Button) e 7º (Hamilton).
Mas não dá para ignorar que a McLaren mudou a configuração, alterando assoalho e difusores.
Alguma coisa iria acontecer.
Pista seca até os 10 minutos finais, baixas tempraturas.
Mas sem problemas de aquecimento dos penus Pirelli.
Apenas um enredo que conhecemos:
Quem pode, anda na frente, quem não pode...
Surpresa ver Michael Schumacher ocupar a pole por um tempo. Surpresa, naquelas, eu disse e repito: não se duvida do alemão.
No mais, carros com combustível no conta-gotas (e os tempos mostram essa verdade) e muita gente treinando para corrida ali.
No sábado, na calada da noite no Brasil, a formação do grid.
Se fosse hoje, estaria assim:
1º Jenson Button (McLaren) - 1min25s854
2º Lewis Hamilton (McLaren) - 1min25s986
3º Fernando Alonso (Ferrari) - 1min26s001
4º Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min26s014
5º Mark Webber (Red Bull) - 1min26s283
6º Michael Schumacher (Mercedes) - 1min26s590
7º Felipe Massa (Ferrari) - 1min26s789
8º Sergio Perez (Sauber) - 1min27s101
9º Rubens Barrichello (Williams) - 1min27s280
10º Nico Rosberg (Mercedes) - 1min27s448
11º Jaime Alguersuari (Toro Rosso) - 1min27s525
12º Vitaly Petrov (Lotus Renault) - 1min27s528
13º Nick Heidfeld (Lotus Renault) - 1min27s536
14º Sebastien Buemi (Toro Rosso) - 1min27s697
15º Kamui Kobayashi (Sauber) - 1min28s095
16º Paul di Resta (Force India) - 1min28s376
17º Adrian Sutil (Force India) - 1min28s583
18º Pastor Maldonado (Williams) - 1min29s386
19º Heikki Kovalainen (Lotus) - 1min30s829
20º Jarno Trulli (Lotus) - 1min30s912
21º Jerome D'Ambrosio (Marussia) - 1min32s106
22º Timo Glock (Marussia) - 1min32s135
Informação que não muda a vida de ninguém: Vitantonio Liuzzi pegou a Hispania no final do treino, deu uma volta e recolheu. Narain Karthikeyan, nem isso...

20 anos

Homenagem que sera tamen.
Ainda que tardia.
Faz 20 anos.
E foi assim, na sexta marcha. Apenas e tão somente a sexta marcha.
Há quem diga que isso é impossível.
Sei lá.
Só sei que a evolução dos tempos é assustadora.
Senna foi pole em Interlagos com 1min16s393.
Foi a primeira vez na vida que decorei o tempo de um pole position.
Nico Hulkenberg, no ano passado, com pista molhada, mandou 1min14s470.
Felipe Massa, em 2007, com pista seca, chegou a virar menos de 1min10s.
Enfim, faz 20 anos.
A tecnologia era outra.
E os pilotos também...


quarta-feira, 23 de março de 2011

Direto

“Alonso é fortíssimo, formidável. Digo isso porque vejo que ele é muito, muito concentrado. Espero muito dele, assim como espero muito de Massa. No ano passado, na segunda parte do campeonato, parece que deixou o seu irmão pilotar. Mas estou seguro de que este ano voltará o verdadeiro Massa”.
Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, em entrevista ao Corriere Dello Sport.
Palavras inteiras bastam...

terça-feira, 22 de março de 2011

Asas

A FIA vai verificar autódromo por autódromo, minuciosamente, para então definir onde vai criar as zonas de ultrapassagem.
E isso vai dar uma confusão violenta.
Porque a asa traseira móvel está liberada nos treinos, mas sofrerá uma série de restrições nas corridas.
Vamos ter uma ideia: o recurso só poderá ser utilizado a partir da segunda volta, quando a diferença entre o carro de trás e o da frente for de 1s ou menos e exclusivamente nessa zona de ultrapassagem.
Fora dessa área, a ultrapassagem só pode ser feita sem mover a asa.
Quando todas essas condições estiverem juntas, uma luz acende no painel do carro e, dizem, um aviso será dado na transmissão oficial, para o telespectador saber que o uso da asa móvel é possível.
Isso aliado ao kers e às 1.500 funções que o piloto exerce na hora da prova.
Já estão falando em confraria de pilotos em Melbourne para dar um jeito nisso, inclusive com ameaça de não ter corrida.
O que, é evidentemente, não irá acontecer.
De qualquer forma, estamos avisados:
Vem loucura por aí.
E não vai ser pouca...

Aula das Cores

Você tem duas opções.

Decorar ou montar a colinha.

Vamos lá:

Laranja - chuva

Azul - intermediário

Vermelho - supermacio

Amarelo - macio

Branco - médio

Prata - duro


Assim, a Pirelli acredita tirar as dúvidas sobre a escolha do tipo de pneu a ser colocado nos carros.

Piloto no pit, olhou a cor, acertou a escolha.

Vamos ver em Melbourne...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Austrália - os horários

Café no armário e Red Bull na geladeira.
A F-1 vai começar pela Austrália.
E os horários seguem os padrões europeus.
Ou seja, dane-se o Brasil.
Vamos a eles, pelo horário de Brasília:
Quinta-feira
22h30 - Treino Livre 1
Sexta-feira
2h30 - Treino Livre 2
Sábado
0h - Treino Livre 3
3h - Treino Oficial
Domingo
3h - Largada

domingo, 20 de março de 2011

51

21 de março.
Hoje, ele faria 51 anos.
Uma boa ideia é rever aquilo que o tornou ídolo.
Um dos fatores está aí.
Vê se você gosta.


Começou

Não é que a Stock Car começou antes da Fórmula 1.
Foi a política do Bahrein quem empurrou o inicio para a semana que vem.
Como pelo Brasil nada acontece, a Stck Car começou na data correta.
E Thiago Camilo venceu em Curitiba.
Max Wilson ficou em segundo e Ricardo Zonta em terceiro.
E parece que a temporada vai ser interessante, cheia de alternativas, sem o domínio de ninguém.
Agora é só a própria Stock Car tornar a categoria interessante.
Se depender da etapa de Curitiba, parece que aprenderam.
Vamos ver...