domingo, 26 de junho de 2016

Um pouco além do resultado

O torcedor do Santos do início dos anos 90 estaria com a semana conquistada e, quiçá, o mês de julho, com uma vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo no Pacaembu. Rivalidade, histórico, palco da partida, tudo levaria a um êxtase sem igual para alguém que se aproximava do ano 10 sem comemorar um título (e amargaria muito mais que isso) e via, em paralelo, o adversário da tarde de domingo erguer taças sistematicamente.
Mas não seria apenas isso.
Porque o São Paulo do início dos anos 90 não era apenas um time que jogava como se fora uma orquestra. Era uma equipe que disputava a partida de quarta à noite, com chuva, em Borboleta do Catupiry, como se estivesse no Nacional de Tóquio enfrentando o Barcelona, valendo o Mundial Interclubes. Jamais se entregou com facilidade, jamais aceitou uma derrota, jamais achou normal sair de um clássico de cabeça baixa, reconhecendo a superioridade do adversário.
O São Paulo de 2016 se porta desta maneira, E valoriza ainda mais a vitória santista.
Porque o Santos do início dos anos 90 não era ruim, mas vencer um adversário arrumado como aquele São Paulo era fato a ser comemorado e muito. o Santos de 2016 é o time arrumado, que soube se acertar e conseguiu o devido entrosamento. E vence o São Paulo de 2016 como se enfrentasse o time pequeno lá de Borboleta do Catupiry. 
Não foi o placar, 3 a 0 nu e cru. Foi a forma como esse prato foi preparado. Entram nesse contexto o domínio santista, o toque de bola envolvente, a maneira como soube se portar diante das investidas são-paulinas. 
Renato foi o mestre no Pacaembu e ensinou Thiago Maia. Lucas Lima e Vitor Bueno foram a genialidade. Gabriel e Rodrigão, o complemento, embora Gabriel precise trabalhar a mente. Se expõe demais ao entrar em qualquer desavença. pode ficar visado por árbitros e adversários. Não precisa disso, Tem muito talento e não pode desperdiçá-lo com coisas pequenas.
"Ah, mas o Bauza poupou uma parte do time para a Libertadores". Ok, vamos lá: se o cidadão não tivesse condições, não vestiria a camisa do São Paulo. Se ele poupa e o São Paulo vence, imaginem as senhoras e os senhores o que colegas iriam publicar enaltecendo a genialidade do homem e a destreza do Tricolor. E, se for para poupar, voto com o relator Walter Casagrade Jr: então que nem treinem.
Falo da maneira passiva como o São Paulo aceita algumas derrotas e o que aconteceu no Pacaembu mostrou de maneira clara. Calleri, sim, foi voluntarioso. Tanto que exagerou ao tentar tirar a bola de Vanderlei. Luiz Araújo mostrou que estava a fim de incomodar. Mas só. Pouco para o São Paulo. Pouco para um clássico.
O Santos, sim, mostrou vontade, talento e entrosamento. E o resultado mostrou o que foi a partida. O santista de 2016 está acostumado às decisões de títulos e uma vitória no clássico talvez não garanta a semana. Mas a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, sim.