sábado, 26 de dezembro de 2009

Quem avisa...


Não sou nem nunca tive vocação para ser abutre. E se tem algo do qual tenho plena consciência é que a diretoria do Santos não tem nem duas semanas de trabalho oficial.

Porém (e essa palavra justifica muita coisa), algumas coisas precisam ser colocadas de forma clara. Por mais que Jamelli & cia. estejam trabalhando para montar o time para 2010, não dá para considerar os Brunos (Rodrigo e Aguiar) e Marquinhos como reforços. Podemos classificá-los como contratações. Entre contratações e reforços, como diria o saudoso repórter Pinheiro Neto, "há um oceano, não é, boa gente?"

Os Brunos foram bem em Portuguesa e Guarani, respectivamente, mas Santos Futebol Clube é outra conversa. É uma responsabilidade maior, torcida maior, visibilidade maior e a consequente cobrança maior. Se não agradar a uma meia dúzia de malas que frequentam as sociais da Vila Belmiro, um abraço.

Marquinhos foi bem no Avaí. E só no Avaí. No São Paulo e no Flamengo, nada. Dizem que ele sofreu uma contusão na Gávea e isso o atrapalhou. Mas o resultado final não foi bom.

Agora surge o nome de Souza, aquele mesmo que a torcida do Corinthians adora. Acho que o Santos poderia dar uma olhada um pouco melhor no mercado da bola. Se não era unanimidade no Flamengo e se é uma unanimidade negativa no Corinthians...

É cedo para falar qualquer coisa? Sim, é. Mas é importante falar antes. Se as contratações mostrarem que são reforços e calarem a boca do blogueiro, este espaço será utilizado para admitir o engano. Se tudo se confirmar, houve o aviso...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Sem assuntos relevantes nas nossas duas paixões, futebol e automobilismo, reservo este post para dedicar a todos os leitores, seguidores e colaboradores deste blog um Feliz Natal. Mas, por favor: não se esqueçam do aniversariante, nem da missão que Ele veio cumprir neste mundo.
Um abraço!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Eu voltei


Vocês repararam que não explorei muito o assunto Michael Schumacher enquanto a coisa toda não se confirmou. A Fórmula 1 é cheia de especulações (embora nos últimos tempos a maioria tenha sido verdade) e não valeria a pena ficar discutindo o "pode ser".
Mas o caso de Schumacher não "pode ser". O caso de Schumacher "é". O alemão chega aos 41 anos dia 3 de janeiro e volta ao cockpit depois de três temporadas fora, aliás, aposentado. Vai mesmo pilotar a Mercedes GP.
Vamos aos fatos: a Mercedes GP até outro dia era Brawn GP, aquela mesma equipe novata, que não passaria do Q1, andaria lá atrás e encerrou o ano com os títulos de pilotos e de construtores. Isso sem ter a Mercedes por trás.
A então Brawn GP era comandada por Ross Brawn, um mestre em estratégias de corrida, que quando trabalhou na Ferrari comandou por dezenas de vezes os trabalhos para que um certo alemão vencesse as provas, um tal de Michael Schumacher, que agora volta a trabalhar com o antigo estrategista.
Se isso vai representar mais vitórias para o alemão, não se sabe. Discutir se ele pode ou não ser campeão novamente não leva a nada neste momento. O talento dele é acima da média e a idade não fala alto com ele, mas não se sabe que carro ele terá em mãos. Se for um carro igual ou melhor ao que levou Jenson Button a vencer seis etapas neste ano, a Era Schumacher estará de volta. Mas, neste momento, não é isso que importa. O fato é que a presença do alemão vai esquentar ainda mais um grid que já vinha empolgante. E vai disparar comercialmente os interesses da Fórmula 1.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Outra vez

Vanderlei Luxemburgo reapareceu. Fui informado há 10 dias que ele passaria um tempo no Nordeste para descansar, antes de assumir o Atlético-MG.
Mas ele resolveu voltar. Mandou (ou mandaram por ele) um texto em seu blog descendo a ripa no J. Hawilla, que andou falando do treinador à TV Bandeirantes. Hawilla é o dono da Traffic, parceira do Palmeiras, de onde Luxa levou um bico no início do segundo semestre.
Não vi as declarações de J. Hawilla, mas uma coisa é certa: já passou da hora de Luxa esquecer o Palmeiras. Ele passou meses no Santos, falando do Palmeiras. O desempenho pífio de sua última passagem pela Vila Belmiro tinha, na cabeça dele, dois culpados: a Imprensa e o Palmeiras. Os resultados não vieram no Santos por culpa do Belluzzo, só faltou dizer isso.
No penúltimo post de Luxa, mais uma vez atacando a Imprensa, este blogueiro enviou um comentário, devidamente deletado e não publicado no blog do treinador, mas que basicamente dizia o seguinte: Não faça com o Galo o que o sr fez com o Santos. O sr é treinador do Atlético-MG, não do Palmeiras. Esqueça o Palestra Itália. E mais: a torcida atleticana não tem a mesma paciência, nem a mesma meia-dúzia de alienados que frequentam as cadeiras da Vila Belmiro. Em Belo Horizonte, ou o foco é o clube, ou o sr pode deixar a Cidade do Galo, virar para a esquerda na estrada e ir até Confins, que é ali pertinho, pegar um avião e retornar.
Diz o treinador que não falará mais sobre o Palmeiras. Esperamos por isso...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mas é estranho


Lionel Messi vai receber hoje o prêmio de melhor jogador do mundo, salvo se houver uma tremenda reviravolta. Mas o que é o melhor jogador do mundo? Quem chega a esse patamar?
Dizer que Fulano de Tal é o melhor do mundo em sua área é uma pretensão altíssima. Seria necessário verificar todos os profissionais do planeta, fazer uma avaliação isenta, chegar a um consenso e bater o martelo. No futebol, seria necessário ir a 204 países e verificar 242 milhões de jogadores profissionais (dados da Fifa em 2002). Ou seja, não dá.
Então, há um cálculo que pode ajudar a eleger o melhor. Os melhores jogadores de vários países são distribuídos pelos clubes europeus, que dispõem de poder aquisitivo para pagar aquilo que eles valem. Esses clubes disputam o título em cada país (alguns vencem) e, na temporada seguinte, são reunidos na Liga dos Campeões da Europa. Essa competição tem um campeão e, via de regra, um jogador desse time arrebenta e faz a diferença. Se esse jogador é um dos melhores do país dele, está num clube de ponta, disputou uma competição com adversários do mesmo patamar e venceu, é o melhor. E, nos últimos anos, o Mundial Interclubes só confirma a tendência desenhada meses antes.
O prêmio que Messi receberá hoje é a consequência do que fez Cristiano Ronaldo pelo Manchester United em 2008, e o mesmo que Kaká fez pelo Milan em 2007.
Mas que há coisas estranhas, há. E não dá para tirar a razão de quem defende algumas teses. Primeiro: desde 1991, apenas um jogador da defesa levou o prêmio; Fabio Canavarro, em 2006. Isso quer dizer que, na avaliação, só quem faz a diferença lá na frente merece o prêmio. Coitado do goleiro. Pode pegar 10 pênaltis por jogo que não será lembrado. O único cogitado não merecia o prêmio. Lembram da Copa de 2002? Oliver Khann eleito o melhor jogador, enquanto Rivaldo e Ronaldo ganhavam o título para o Brasil?
Segundo; muitos perguntam: e quem diz que lá na África não tem alguém melhor que Messi? Pode até ser que tenha e, sinceramente, concordo quando alguém diz que os brasileiros que ganharam esse prêmio não seriam lembrados se não tivessem ido para a Europa. Mas aí caímos na história de visitar mais de 200 países todos os anos.
Por essas e por muitas outras, o prêmio vai para Messi. E em 2010, fiquemos de olho da Champions League.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Curto e grosso


Exceção feita a quem está de plantão, como é o caso do blogueiro, domingo é dia de descansar o corpo e a mente. Potanto, vamos elaborar uma conta rápida para não queimar os neurônios sem a devida necessidade.

Lionel Messi, o argentino mais espanhol que existe, foi escolhido o melhor jogador do Mundial de Clubes. Já havia marcado um gol decisivo contra o Atlenate, fez o gol do título do Barcelona (se foi por acaso ou não é outra discussão) e foi eleito o melhor jogador da decisão.

A matemática é simples: O Barcelona venceu a Liga dos Campeões e Messi foi escolhido o melhor jogador da competição. Some a isso a Bola de Ouro da revista France Football. Acrescente agora o título mundial e o prêmio de melhor jogador da competição.

Resultado: alguém duvida que nesta segunda-feira ele receberá o prêmio de melhor jogador do mundo?