sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dois fatores

E Brarrichello esteve no Arena Sportv.
E disse o que o mundo já sabe: ele quer ir para a Fórmula Indy, mas não depende dele.
Em outras palavras: grana e Silvana.
Levantou um, convenceu o outro, está dentro.
Meu palpite: ele vai.
Meu palpite 2: está tudo certo e os amigos já sabem.
Os amigos não vão falar antes da hora, nem mesmo para os colegas.
Até porque alguns amigos tratam os colegas como torcedores...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mas mantenha o respeito

Rubens Barrichello vai enrolar até a semana que vem para anunciar o que só um hecatombe mudará.
Ele vai para a Indy.
Se só em ovais, só em mistos, a temporada toda, isso é outro problema, mas ele estará lá.
A decisão já está tomada, mas só os amigos sabem.
Os amigos no automobilismo e na Imprensa, fatalmente os mesmos amigos que receberam a devida prioridade nas entrevistas assim que foi oficializado o bico nos fundilhos da Williams.
Amigos que sabem e guardarão a informação para eles. Normal, pois seu Barrica deve ter pedido sigilo.
Digo "deve" porque não estou no grupo dos amigos. Barrica não sabe que eu existo. Nem ele, nem os amigos.
E não adianta perguntar aos amigos dele, porque eles não falam nada.
Por lealdade? Talvez, mas principalmente por um pouquinho de máscara.
Porque quando você busca uma informação e pergunta de forma direta, recebe uma ignorada básica ou uma resposta rápida, despachada, com um singelo e implícito "não me incomode mais".
Em outras palavras: uma resposta semelhante às muitas que são dadas ao torcedor/espectador "que é a razão da minha profissão" e, via de regra, enche o saco.
Não é uma resposta a um jornalista, ou melhor, a um colega de profissão, a alguém que exerce a mesma atividade.
Porque o "jor" no final do meu nome no Twitter deve significar, para eles, que sou da Jordânia ou de Jordanésia, não que sou jornalista.
Porque as palavras no perfil, os temas escritos e a forma como escrevo não denunciam a profissão. Não. Para os amigos do Barrica, é mais um chato para tomar o precioso tempo deles, encher o saco, torrar a paciência e perguntar besteira.
Resposta curta, vazia, rápida. Isso quando vem a resposta.
Sei que não vou dar o furo mundial. A coisa já está toda esquematizadea. O anúncio tem dia, hora e veículo para ser feito oficialmente. Apenas acreditei inocentemente que, após 13 anos de profissão, você
tem o direito e o dever de buscar a informação com quem tem a informação.
Barrica não vai falar, a assessoria menos. Ele falou para os amigos, vamos aos amigos. E os amigos se sentem incomodados com mais um torcedor mala.
Asssim como o ex-piloto ficou incomodado com a pergunta técnica sobre um dos treinos em Interlagos. Nem o crachá escrito "Media" o convenceu.
Mas a gente segue, entra na festa sem ser convidado e ainda tira foto com o aniversariante.
É difícil, mas ninguém disse que seria fácil...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Na subida

Ao que consta, só a McLaren rebaixou a asa dianteira pura e simplesmente.
A maioria optou pelo degrau, para permitir maior passagem de ar.
E dizem que a aerodinâmica melhora com isso.
Estou esperando as duas primeiras etapas para ter certeza de que virá uma polêmica por aí.
Isso se não vier uma mudança no regulamento de última hora.
Em outras palavras, um remendo.
Não só por causa do degrau, mas também pelo bico da equipe que tem aaaaasaaaas.
O time das asinhas, o genérico deles (onde a geladeira cheia de latinhas é liberada) e a Sauber optaram pelo degrau. Foram os últimos a mostrar a cara.
Em Jerez, no primeiro período, deu Kimi Raikkönen, com Rosberguinho em segundo e Paul di Resta em terceiro. Massa ficou em 7º.
Mas foi o primeiro período do primeiro dia de testes.
Quando for o último período do qualifying em Melbourne, a coisa normaliza...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Subindo um degrau

Os testes não o farão, mas o fim de semana em Melbourne mostrará se alguma coisa, por menor que possa ser, mudará na Fórmula 1 de 2012.
O esperado é mais um ano Redbulldiano, daqueles em que a audiência despenca na quinta etapa.
Mas se por acaso, porventura, entretanto, porém, a aerodinâmica ainda tiver alguma voz na categoria, ferraristas, mclarenistas e formulaunistas em geral serão gratos.
E parece que há uma disposição em dar moral para a tal da aerodinâmica.
A McLaren rebaixou totalmente a asa dianteira, que está quase colada no chão.
A Ferrari e a Caterham optaram pelo tal degrau, quer dizer, fizeram a asa em duas partes. Rebaixaram como a FIA mandou, mas mantiveram um pouco da parte alta.
E dizem que a passagem de ar nesse vão fará o carro ganhar desenvoltura.
Tudo muito bonito na teoria, tudo mais bonito ainda nos testes, mas vamos ver em Melbourne.
Se os carros andarem mais rápido mesmo, aguardem os protestos.
E eles virão, ah, se virão...