sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Espa(i)nha na garganta




São raras as vezes em que o treino de sexta-feira determina o que vai acontecer no fim de semana. Mas o que Fernando Alonso fez nas ruas de Valencia foi digno de dar uma promovida espetacular no GP da Europa. Com 1m39s404, ele cravou o melhor tempo do dia. Colocaria a Renault em uma eventual pole position e foi o único piloto capaz de andar abaixo de 1m40s.
Rubens Barrichello vinha bem, muito bem, por sinal. Foi o melhor na primeira parte dos treinos e tinha o tempo mais baixo até Alonso buscar o impossível.Terminou em terceiro lugar, com 1m40s209. Jenson Button tomou-lhe o segundo lugar, com 1m40s178.
Evidentemente Alonso estava com o tanque quase vazio. Uma estratégia que pode ser adotada no sábado, para que o espanhol largue na frente e faça o pit stop nas primeiras voltas. Para a prova, não deve mudar muita coisa, pois as chances do bicampeão vencer não são as maiores. Foi bom para a promoção. Prova na Espanha, piloto espanhol...enfim, tudo aquilo que já se sabe em termos de Fórmula 1.
Alonso soube usar o emborrachamento da pista e tentou desgastar os pneus aos menores níveis. Algo difícil, com os 48º medidos no asfalto. Errou, e não se sabe como, o traçado na entrada da reta dos boxes, colidindo a Renault bisonhamente na BMW de Nick Heidfeld. Perdeu o aerofólio dianteiro, quase comprometeu a sexta-feira e deixou o alemão inconformado. Mas voltou a tempo.
Entre os estreantes, Romain Grosjean ficou em 13º, com 1m40s787 (Nelsinho andaria mais devagar?). E Luca Badoer, nem um pouco estreante, ficou em 18º, com 1m42s017.
Sábado, às 9 horas, é treino de verdade. Aí, será a hora das Brawn e das Red Bull aparecerem...

Nenhum comentário :

Postar um comentário