segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Depois de Interlagos

Enfim, vamos para Abu Dhabi.
E muitos de nós, que não pudemos ver Jackie Stewart, Gilles Villeneuve, Grahan Hill, Fangio, etc etc etc, vamos virando testemunhas da história.
Porque pela primeira vez a Fórmula 1 chega à última etapa com quatro pilotos tendo chances de título.
Fernando Alonso (246), Mark Webber (238), Sebastian Vettel (231) e Lewis Hamilton (222).
Ok, eu também tiro Lewis Hamilton dessa parada. São 24 pontos de diferença para Fernando Alonso, quer dizer, o inglês teria de vencer, torcer para Alonso não pontuar e para a Red Bull, no máximo, chegar lá atrás.
Mas matematicamente dá e por isso ele é candidato ao título.
Falando de quem realmente pode vencer, a Red Bull faz um bem ao esporte e um mal a si mesma. Faz um bem ao esporte quando manda os dois pilotos se matarem na pista e quem vencer, venceu. E um mal a si mesma quando não define o trabalho para um piloto e pode ver os dois perdendo o título.
E aí são dois fatores: um é a própria luta interna, que pode ocasionar um tiro no pé (Turquia, por exemplo) e o outro é Alonso, que não vai abrir mão de um título nem por 10 zilhões de euros.
Vamos lembrar que, em Istambul, Vettel foi feito um louco pra cima de Webber, os dois bateram, o alemãozinho caiu fora e Webber continuou, mas perdeu a corrida para Lewis Hamilton.
Mas a culpa por tudo isso é de Webber. Até outro dia, a Red Bull apostava em Vettel, jovem, talentoso e que será campeão cedo ou tarde. Webber era aquele veterano, boa gente, mas sem pinta de campeão. O caso foi que o australiano venceu na Inglaterra e mandou o recado: "Nada mal para um segundo piloto".
Tudo bem que, de lá para cá, Webber só venceu na Hungria, Mas foi 6º colocado na Alemanha e na Itália, segundo na Bélgica, no Japão e no Brasil e terceiro em Cingapura.
Somou pontos. E chegou.
Visão do blogueiro: a Red Bull só vai se manifetar na última volta do GP de Abu Dhabi, dependendo do que acontecer. Isso se Alonso permitir.
Visão do blogueiro 2: Poderia dar Webber. Alonso já foi campeão e Vettel será. Webber tem a última oportunidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário