sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O efeito Goiás



Mais uma vez o Goiás decide, ou ajuda a decidir a sorte em um Campeonato Brasileiro. Tem sido assim na era dos pontos corridos. Eterno coadjuvante ( e que neste ano quase foi além disso), o time goiano aparece como o verdadeiro fiel da balança. Domingo, exatamente como em 2008 e com a diferença de ser na penúltima rodada, o Goiás determina se o São Paulo será ou não campeão brasileiro.

Em 2005, o Goiás fez o "jogo do título" com o Corinthians. Evidentemente seria difícil arrancar o título dos paulistas, fosse por forças internas ou, principalmente, externas. Os goianos até venceram (3 a 2), mas àquela altura o Corinthians não perderia mais o título. E não perdeu.
Os dois times voltaram a se encontrar em 2007, em circunstâncias bem contrárias. Mais uma vez em Goiânia, o empate por 1 a 1 levou para a última rodada a decisão sobre qual dos dois cairia para a Série B. No jogo seguinte, Paulo Baier teve que bater três pênaltis para marcar um mísero gol sobre o Inter, salvar o Goiás e despachar o Corinthians.
E, no ano passado, veio o "Caso Maddonna". A confusão Wagner Tardelli/FPF mudou o árbitro da partida. Goiás e São Paulo jogaram em Brasília na última rodada. O gol de Borges confirmou o quase certo título tricolor.
A história se repete, mais uma vez em Goiânia, mais uma vez com Goiás x São Paulo. Sem pretensões, o Goiás pode estar aberto a "ofertas". Mas a grande oferta poderia vir do próprio Goiás: oferecer um pouco mais de dúvida e mandar a decisão do campeonato para a última rodada.
É aguardar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário