sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Em outro idioma

Tem um pessoal que ficou bravo com o que andou sendo publicado na imprensa espanhola, mais especificamente no jornal El Mundo Deportivo. Ocorreu o seguinte: Massa disse ao Uol, em outras palavras, que, apesar de Alonso ser Alonso, ele, Massa, está na Ferrari há mais tempo e seria, teoricamente, o número 1 da equipe.
Pois o pessoal do jornal plagiou o Rei Juan Carlos e mandou a ordem: "Por que no te callas?", lembrando o que o Rei disse ao "fantástico" Hugo Chavez em 2007. O jornal defendeu o compatriota com unhas, dentes e palavras, lembrando que o próprio Stefano Domenicalli já avisou que o tratamento seria igual em Maranello.
Não deu para entender a repercussão que essa frase ganhou no Brasil. Há cerca de 20 anos, fazíamos a mesma coisa, pra não dizer pior, com um dos maiores pilotos que a Fórmula 1 já viu; Alain Prost.
Como adversário direto de Ayrton Senna, Prost virou persona non grata no Brasil. A esportividade ficou de lado e o francês era inimigo por aqui. Em 1989, quando Prost tentou tirar Ayrton do GP do Japão, tornou-se um ser pior do que Hitler. Um ano depois, quando Ayrton deu o troco, o narrador de TV foi ao delírio e quase teve um orgasmo quando Senna deu as costas a Prost.
Em 1994, Senna morreu tragicamente. E Prost ficou na dúvida se deveria vir ao Brasil para o funeral. Coube ao mesmo narrador dizer que Prost poderia vir, pois seria muito bem recebido e, se precisasse, o narrador o pegaria no aeroporto e o levaria ao hotel e ao enterro.
Espanhóis são apaixonados e defendem seus atletas de todas as formas. Ninguém na Espanha está contra Massa, mas a paixão por Alonso às vezes provoca essa reação. Podem esperar, vem muito mais por aí, pelo menos enquanto os dois estiverem na mesma equipe, embora há muito tempo não falem a mesma língua...

Nenhum comentário :

Postar um comentário