sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ah, Cruzeiro, tão combatido...



Adílson Batista não disse que o Cruzeiro iria brincar no Campeonato Brasileiro. Mas caiu na maldição que atingiu o Fluminense de Renato Gaúcho em 2008. Perdeu a Libertadores e agora briga para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Um time bem arrumado como era o Cruzeiro, finalista de uma Libertadores, evidentemente seria assediado pela Europa. E a Europa de hoje não é a mesma de 25 anos atrás, quando só os clubes do eixo Espanha/Itália levavam um ou outro jogador. É o leste Europeu levando quem vier.
Vejam a lista dos últimos meses: Guilherme (Dínamo de Kiev), Maicom (Porto), Ramires (Benfica), Gérson Magrão (Dínamo de Kiev) e Wagner (Lokomotiv). E há uma cláusula no contrato do Kléber dizendo que se alguém vier com 10 milhões de euros (R$ 26,3 milhões), leva.
O problema foi o Cruzeiro não ter se preparado para isso. Onde está, por exemplo, a base do clube, que revelou tanta gente boa? Outra coisa: todas essas saídas de jogadores envolveram um custo. Entrou dinheiro no caixa do clube. Não há como contratar as peças de reposição?
É estranho ver um clube que sempre deu exemplo de boa estrutura e que quase sempre teve times fortes passar por um momento como o atual. E se nada for feito imediatamente, a Libertadores de 2010 se tornará intangível. Ao não abrir os olhos de verdade, o Cruzeiro vai agradecer se permancer na primeira divisão.

3 comentários :

  1. Boa noite a todos do Autobola...,

    O BLOG de vocês está muito bonito.
    E se falam do nosso Cruzeiro em não me furto em dar a minha opinião.

    A perda da Libertadores foi catastrófica, porque :

    1 - Expôs as mazelas do grupo. O elenco não estava unido como devia. O time não jogou bem a final. Poucos jogadores atuaram em nível normal. E aparece ter havido discordância de alguns de dar parte do bicho para os funcionários de baixa renda da Toca... Mais racha ainda...
    2 - Antecipou a saída do Sorin. Mas, que se diga que o Adílson para mim falou a verdade.
    a) Sorin entrou contra o Palmeiras liberado pelo DM, fisiologistas, fisioterapeutas e pediu pra sair com 15' de jogo.
    b) Sorin fez reforço muscular e se colocou à disposição do Adílson para jogar o clássico. Era natural que Adílson agora o resguardasse e o lançasse na parte final. Zé Carlos foi expulso e viramos o 1° tempo perdendo de 0 x 2. Sincera e honestamente, seria uma sacanagem expor o Sorin à possibilidade de uma goleada e de um olé do adversário. Adílson fez bem em não colocá-lo no jogo.
    c) N afinal da Libertadores, o DM / Prep. Físicos foram consultados por Adílson e todos eles foram unânimes ao classificar o Sorin como a pior condição física entre os inscritos e que poderiam jogar a final. Adílson coerentemente não o levou nem para o banco. Sorin, viu seu desafeto levantar a taça e ficou frustradíssimo. E antecipou a parada.
    3) Tivemos a perda esportiva, pois, agora o Cruzeiro teria que remar muito contra a maré, pois a campanha do time era de 10 pontos em 10 jogos disputados. Muito fraca. A vaga para a Libertadores VOARA.
    4) Tivemos a perda financeira associada à conquista da Libertadores e à participação no mundial de Abu Dhabi.
    5) E depois disto tudo começamos a perder algumas peças do elenco como Ramires, Magrão, Sorin, Ânderson, Wágner. Chegaram os 3 G's : Guerrón, Gil e Gilberto.
    6) Kléber não deverá ficar. Se a multa é de R$ 27 milhões, só mesmo se não aparecer uma proposta da Inglaterra, Itália ou Espanha. Portugal e Mundo Árabe não parecem seduzir ao Kléber... E é nesta esperança que vejo mínimas possibilidades do nosso craque ficar.
    7) O time claramente está sendo perseguido pelas arbitragens e do clássico para cá em 6 dos 7 jogos tivemos pelo menos um jogador expulso. E em 5 deles ficamos em desvantagem numérica no 1° tempo (haja desgaste físico).
    Então, se saem jogadores do elenco o presidente tem que buscar a reposição. É preciso ver quem virá.
    Agora, o melhor é torcer para que tragamos pontos de Curitiba e que depois voltemos a ganhar em casa e a jogar bem. Só com o resgate da confiança a gente poderá sair da rabeira.
    Depois dos 45 pontos alcançados, aí sim, a gente vê o que ainda pode ser buscado em 2009.
    Parabéns a Cristiane e aos que contribuem neste BLOG. Sempre que possível vou dar uns pitacos aqui. O meu problema é que do serviço não consigo acessar a BLOGs...(rs, rs, rs...)

    ResponderExcluir
  2. O Cruzeiro vem sim contratando e não estão saindo tantos jogadores assim. Até o momento na verdade foram 3 saídas mais importantes (o caso de Sorín é diferente), mas não podemos considerar a saída de G.Magrão pois nessa o Cruzeiro com certeza não teve papel decisivo já que tinha sómente 10% do passe e como recebeu uma ninharia (220 mil euros), com certeza não foi sua a decisão da transferência.
    Wagner e Ramires por enquanto são as vendas que devem ter partido do Cruzeiro.

    Mas em contrapartida ja chegaram à toca: Gilberto (ex-seleção), Guerrón e Gil (zaga) e a vinda de Leandro Lima é quase certa.

    No caso de Kléber, existe a tal cláusula que não dá escolha ao Cruzeiro em caso de proposta superior aos 10 mi (euros), mas o presidente Perrella garantiu que já está procurando algum substituto à altura, vamos ver.

    Quanto à nossa situação, creio que dois fatores estão preponderando. Existe sim um RIGOR excessivo da arbitragem contra o Cruzeiro (isso é impossível de não ser levado em conta, batemos o recorde mundial de expulsões, não é normal pois o time não é violento), e nossos jogadores realmente ainda se ressentem da perda da Libertadores.

    Adílson na minha opinião é um grande técnico e deveria prosseguir no Cruzeiro, pelo menos até o fim do ano. Tem um bom retrospecto.

    ResponderExcluir
  3. O Cruzeiro passa por uma fase muito difícil, o time se recupera da Libertadores, tenta ingressar de uma vez por todas no campeonato brasileiro e a ansiedade dos jogadores pode ser o que está causando as expulsões. Não acredito que elas sejam consequências de alguma richa no clube.
    A torcida ainda aguarda uma reação no campeonato. O Cruzeiro não pode se iludir pensando em conquistar uma vaga na Libertadores, tem que pensar agora é em não cair.

    Abraços
    http://blog-azul-cruzeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir