sábado, 26 de junho de 2010

Valencia - o grid

"Bem-vindo de volta ao mundo dos poles".
Bonito discurso da Red Bull pelo rádio. Falta só ganhar uma corrida efetivamente.
O que importa é o que aconteceu até aqui. Sebastian Vettel sai na frente no GP da Europa. Cravou 1min37s587 no Q3 e não foi mais superado. O pessoal das asinhas fez a dobradinha, com Mark Webber em segundo. Lewis Hamilton sai em terceiro.
Fernando Alonso poderia ter ido além do quarto lugar, mas parece que a Ferrari não queria isso. O carro não colaborou. Massa sai em quinto.
A se destacar a presença das Williams entre os 10 primeiros. Nico Hulkemberg sai em 8º e Rubens Barrichello em 9º. Bom resultado para a equipe, mas bate uma frustração em Barrichello. Foi em Valencia a primeira vitória dele em 2009.
E a Renault quis ameaçar a festa austríaca. Robert Kubica (que sai em 6º, com Vitaly Petrov em 10º) foi o mais rápido no Q1, com 1min38s132. Mas o sábado foi de Vettel, que já tinha sido o melhor pela manhã e no Q2 mandou 1min38s015.
Só falta ganhar a corrida. E entre ser pole e vencer há um oceano. Primeiro porque Vettel não vence há seis etapas. Segundo porque ele é Vettel, com seus altíssimos índices de talento, arrojo e...precipitação. Lembra o estilo Hamilton. Pode perder para si mesmo.
Ficou claro que vencerá a prova quem souber trabalhar melhor com os pneus. Desde sexta, anda mais rápido quem coloca os compostos duros. A minha estratégia estava montada: se coloca no grid com pneus duros, troca por macios para a prova, dá duas ou três voltas e bota os duros pra ir até o fim da prova.
Espertinho...isso não pode.
É obrigatório largar com os pneus da última volta de classificação. Portanto, quem se pôs no grid com compostos duros vai sofrer na corrida.
E o que isso indica? Que fica mais difícil apostar em um vencedor.
O grid
1- Sebastian Vettel (Red Bull)
2- Mark Webber (Red Bull)
3- Lewis Hamilton (McLaren)
4- Fernando Alonso (Ferrari)
5- Felipe Massa (Ferrari)
6- Robert Kubica (Renault)
7- Jenson Button (McLaren)
8- Nico Hulkemberg (Williams)
9- Rubens Barrichello (Williams)
10- Vitaly Petrov (Renault)
11- Sebastien Buemi (Toro Rosso)
12- Nico Rosberg (Mercedes)
13- Adrian Sutil (Force India)
14- Vitantonio Liuzzi (Force India)
15- Michael Schumacher (Mercedes)
16- Pedro de la Rosa (Sauber)
17- Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
18- Kamui Kobayashi (Sauber)
19- Jarno Trulli (Lotus)
20- Heikki Kovalainen (Lotus)
21- Lucas di Grassi (Virgin)
22- Timo Glock (Virgin)
23- Karum Chandhok (Hispania)
24- Bruno Senna (Hispania)

Nenhum comentário :

Postar um comentário