quinta-feira, 24 de junho de 2010

Valencia chegando; F-1 mudando

Ao contrário do blogueiro, a Copa do Mundo está a plenos pulmões...
E a Fórmula 1 não dá a mínima para isso.
Tivemos o GP do Canadá com um encaixe na programação, teremos o GP da Europa neste final de semana e no dia da final (11 de julho) haverá o GP da Inglaterra.
E seria bom acompanhar o que vai acontecer em Valencia. A previsão do tempo é de sol na cidade espanhola. Pista seca, portanto. E, se fizer calor, haja pneus.
Por falar em pneus, o Maurício, grande colaborador deste blog, deu o alerta e me levou a correr atrás das informações. Muita coisa muda na Fórmula 1 em 2011. Vamos a algumas:
1- O Kers está de volta. Sim, teremos a energia das freadas reaproveitada na aceleração, para facilitar as ultrapassagens. Kimi Raikkönen usava direto esse recurso em 2009.
Opinião do blogueiro: bom, muito bom.
2- Asas traseiras comandadas pelos pilotos. Isso mexe na aerodinâmica e facilita ultrapassagens. Há regras nisso: só pode a partir da segunda volta e se o carro estiver a uma distância máxima de 1s do carro da frente.
Opinião do blogueiro: é válido.
3- Voltaram os 107%. Isso quer dizer o seguinte: pega-se o tempo de volta do pole position no treino oficial, ou seja, depois do Q1, com o grid definido. Se algum outro piloto tiver um tempo de volta a partir de 107% a mais que o do pole, está fora da corrida.
Opinião do blogueiro: excelente, os times menores terão que se coçar.
4- Estuda-se estabelecer um tempo máximo para as voltas lentas nos treinos. Normalmente, são aquelas voltas que o piloto dá logo após marcar tempo na volta rápida. A maioria faz isso. Se o tempo for bom, o retorno aos boxes é lento. Isso atrapalha quem está dando volta rápida, porque pega tráfego e tal. O tempo seria estabelecido de acordo com o circuito.
Opinião do blogueiro: maravilhoso.
5- A Pirelli será a fornecedora de pneus a partir de 2011.
Opinião do blogueiro: legal, dá uma cara retrô à Fórmula 1. E só.
Agora, dê a sua opinião.

Um comentário :

  1. Paulo, Eu acho legal a FIA tentar trazer para a mão do piloto (e não do projetista) a decisão de uma prova ou de uma temporada. Fosse eu o presidente e padronizaria até alguns itens como asas, motores e suspensões. Porque eu ainda acho que o Mundial é para os pilotos medirem quem é o melhor e ser o campeão. Mas eu também gostei das modificações, principalmente a dos 107%. Já que a categoria tem como um dos pontos altos o de ser o laboratório das montadoras, todo mundo terá de se mexer e só aí não veremos mais as equipes aventureiras como hoje. Abraços.

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