sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vai e volta

O dia 8 de abril marcou os 10 anos da morte de um dos maiores nomes do futebol brasileiro: Moacir Barbosa. Excepcional goleiro do Vasco e da Seleção Brasileira, Barbosa morreu esquecido em Praia Grande, litoral de São Paulo, 50 anos depois de se tornar vítima de uma das maiores injustiças de todos os tempos.
Sim, Barbosa era o goleiro daquela Seleção da Copa de 1950. A derrota para o Uruguai. O Maracanazzo. Pagou até o fim da vida por isso. Foi considerado culpado pela perda do que deveria ser o primeiro título mundial do Brasil. Logo no Maracanã...
Barbosa foi vítima, sim. Da covardia e da hipocrisia de pessoas sem a menor noção do conceito da palavra caráter. As mesmas pessoas que criaram o oba-oba, o clima de "já ganhou" durante os dias que antecederam aquele 16 de julho. Não foi Barbosa que escreveu nos jornais que o Brasil já era campeão. Não foi o goleiro que publicou os textos que motivaram o zagueiro Obdulio Varela, o capitão do esquadrão uruguaio, a comprar jornais e espalhá-los pela concentração celeste.
Mas a Imprensa não entra em campo. Os cartolas não jogam bola. Eram 11 jogadores decidindo. Era Barbosa que poderia defender o chute de Gighia. Não defendeu. O Uruguai virou o jogo. E o Brasil perdeu. Por culpa do clima de "já ganhou"? Por culpa do oba-oba? Por culpa dos cartolas ou da Imprensa? Não, de Barbosa.
Covardes e hipócritas. Criaram o clima e depois saíram de fininho. Pobre Barbosa!
Exatos 43 anos haviam passado, a Seleção disputava as Eliminatórias para a Copa dos Estados Unidos, que viria no ano seguinte. Barbosa ficou na porta da Granja Comary, impedido de entrar. Não pôde ter contato com os jogadores que viriam a conquistar o tetra. Ah, sim, se não fosse por ele, a busca seria pelo penta. E quem proibiu a entrada de Barbosa? Apenas o técnico e o coordenador da Seleção. A alegação foi de que a presença de Barbosa daria azar...
Já se vão 60 anos da culpa de Barbosa. A Copa não volta mais. Barbosa também não. O oba-oba, sim. O "já ganhou", sim. E se o Santos de 2010 não vencer? E se os Meninos da Vila fracassarem? Tenham certeza: a covardia e a hipocrisia estarão de volta. E os meninos tornar-se-ão senhores fadados ao fracasso. Quem mandou eles acharem que eram os melhores, se ninguém colocou isso na cabeça deles?

2 comentários :

  1. Paulo..

    Boa a lembrança do Moacir Barbosa. Foi um gênio, um goleiraço, mas que acabou marcado por um erro, crucificado eternamente.
    Fiz, ano passado, matéria com a filha dele, Teresa, que mora em Praia Grande. Ela tem um acervo maravilhoso sobre o ex-goleiro.
    E ela falou comigo sobre o episódio da Granja Comary: diz que não foi barração do Barbosa. Foi uma iniciativa do Zagallo, em conversa com ele, de que não se expusesse, sob pena de ser taxado de pé-frio, em caso de derrota contra o Uruguai. O Taffarel, por exemplo, o recebeu muito bem. Ele gravava um documentário para a BBC, cujas fitas de áudio a Teresa tem consio em PG.
    Abraços..e ...estamos na audiência!

    ResponderExcluir
  2. Sempre devemos ter cuidado com a idéia de " Ja ganhou" a boa fase deste time , por ser positiva , mas o cuidado deve prevalecer .

    Tenho observado em seus textos o cuidado em deixar claro que tudo pode acontecer . Devemos SIM pensar que contamos com 50% de chance para cada lado , até o afito final .

    Acredito neste time de meninos , aconteça o que acontecer .

    ResponderExcluir