quinta-feira, 8 de abril de 2010

Menos números, mais encanto

O Santos de 2010 pode ter encantado, mas não repetiu a campanha de 2007, quando também foi às semifinais do Campeonato Paulista na condição de primeiro colocado. Os 47 pontos conquistados não foram suficientes para alcançar os 50 de três anos atrás.
Desde 2007, o Campeonato Paulista segue a mesma fórmula: 20 clubes jogando entre si em turno único, com os quatro melhores classificados disputando semifinais e finais. Quem estiver na frente joga com a vantagem dos dois empates nessas fases. Desde então, não houve um clube capaz de repetir a campanha santista.
No primeiro ano desta fórmula, o Santos de Vanderlei Luxemburgo somou 50 pontos antes de enfrentar o Bragantino nas semifinais, quando dois empates sem gols levaram o time de Vanderlei Luxemburgo às finais, contra o São Caetano de Dorival Júnior. No ano seguinte, o Guaratinguetá ficou com a condição de líder, ao conquistar os mesmos 40 pontos do Palmeiras e ficar na frente pelo número de vitórias. Mas o Verdão (de Luxemburgo) ficou com o título.
O Corinthians de 2009 ficou marcado pelo título conquistado de forma invicta, mas se classificou em terceiro lugar, com 39 pontos. O Palmeiras, com 44 e líder, foi perder as semifinais para o Santos, com duas derrotas.
Em 2007, o Santos venceu 16 partidas, empatou duas e perdeu apenas uma. Neste ano, foram 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. O que muda, evidentemente, é o número de gols marcados. Foram 45 na primeira fase de 2007. Em 2010, foram 61 nos mesmos 19 jogos. Mas em termos de campanha, o Santos de 2007 foi o melhor da primeira fase desde a implantação do modelo atual de campeonato.

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade... e o que dizer das semi-finais de 2007? Dois empates em 0 a 0, com o Bragantino, e passamos! E na final, no Morumbi (eu estava lá!), gol do "herói" Moraes.

    Meu Deus, será que vai ser sofrido assim esse ano?

    Abraço!

    ResponderExcluir