terça-feira, 6 de abril de 2010

Menos, Santos

Holanda 1974, Brasil 1982, Dinamarca 1986. Não são poucos os exemplos de esquadrões que encantaram multidões e nada ganharam. São até hoje lembrados por aqueles que admiram o bom futebol, mas foram esquecidos pela história.
Há quem defenda que time bom é aquele que vence. Só para efeito de exemplo, o genial treinador da Seleção Brasileira tem certeza plena de que o time de 1994 era melhor do que o de 82, pois venceu a Copa. A gente acredita: imaginem o Parreira trancando tudo e colocando Zinho enceradeira para enfrentar a Argentina, a mesma Argentina derrotada pelos brasileiros com sobras...
Mas se time bom é o que vence, o Santos de 2010 não é bom, pois ainda não ganhou nada. E é nesse ponto que é preciso ter cuidado. Nos últimos tempos, os Meninos da Vila vêm sendo tratados como se fossem os Harlem Globetrotters. Robinho já foi ao Altas Horas. Eliana esteve no CT. O time todo foi ao Programa do Jô e há participação no Casseta & Planeta Urgente.
Não é errado fazer oba-oba em cima de um time que vem jogando bem. As emissoras de TV precisam disso para garantir a tal audiência. O Santos é o assunto que interessa, mas ainda não foi campeão. E se não for, será esquecido pelas mesmas pessoas que hoje os exaltam. Quem não tem o futebol como mote simplesmente ignora em caso de título perdido. Quem tem, dirá que sempre soube que não daria em nada, pois era muito oba-oba e pouca objetividade.
O momento é de tentar se preservar. O Santos já se expôs demais com o caso Mensageiros da Luz. Pegou mal. E a partir de agora, só tem jogo decisivo, nos quais erros são inaceitáveis. Se vencer alguma coisa, ótimo, deixou o nome lá. Caso contrário, pode esquecer, pois será esquecido.

Nenhum comentário :

Postar um comentário