quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O bom jornalismo

Então a quarta-feira tem dois dos principais jogos da segunda rodada do Campeonato Paulista. No Pacaembu, o Corinthians de Roberto Carlos e Ronaldo pega o Bragantino e, em Mirassol, o São Paulo, anestesiado pelo caso Dagoberto, pega o time da casa.
Impressionante como foram arrumados coadjuvantes para a rodada. Bragantino e Mirassol entraram de gaiato nessa. Pegaram 11 caras pra formar o time adversário, porque se não for assim não tem jogo.
No Pacaembu, então, isso acontece de modo bem mais escancarado. Serão 20 coadjuvantes para dois protagonistas. Qual TV terá uma câmera fixa em Tcheco ou Iarley? Os dois já estrearam, acabou o efeito novidade. Hoje é Roberto Carlos, Ronaldo e o resto. Cada movimento, expressão facial, reação, tudo será captado e escancarado nas telas.
Em nome da audiência? Não, do bom jornalismo.
E o coitado do Bragantino, então? Vai ao Pacaembu para servir de presa aos leões. Tal e qual as antigas arenas romanas. Um espetáculo para o divertimento do grande imperador. Só esqueceram de combinar tudo isso com o pessoal de Bragança. E é bom alertá-los. Vai que eles vençam...
Em Mirassol, nem São Paulo, nem o time local. Só o caso Dagoberto interessa. Já teve comentarista que, do alto da isenção e imparcialidade, disse que o dito não deveria ter sido expulso, e mais: que o goleiro da Lusa se adiantou no pênalti do Rogério Ceni.
Em nome do coração tricolor? Não, do bom jornalismo.
Outros comentaristas dizem que Dagoberto não deveria ser punido pelo clube. Se o clube não pune, os mesmos vêm e dizem que não se pode passar a mão na cabeça do jogador. Ou seja, "estamos sempre com a razão".
Em nome da empáfia? Não, do bom jornalismo.

Um comentário :

  1. Tenho comentado bastante sobre esse tema, nestes últimos dias. E cito mais um caso que foi agigantado pela mídia.

    Desde quando é notícia que fulano de tal "arrebentou" no treino tático da equipe? Sim, treino TÁTICO! É o mesmo que falar que sicrano foi o melhor no bobinho. Ridículo!

    Foi o Vagner Love anunciar a saída pro Flamengo que pipocam notícias como essa dele. "Vagner dá show em treino tático", "Love e Pet já mostram que vão dar trabalho no primeiro contato com a bola".

    Agora, um dos cúmulos que li outro dia foi uma entrevista com o zagueiro Léo do Palmeiras pelo Globoesporte. Perguntado sobre o que ele achava da saída do Vagner, ele argumentou que o Love faria falta pois é alguém de muita qualidade. Acontece que o texto foi escrito assim: "...ele fará falta, sempre é melhor ver alguém como ele no nosso time e não contra", implorou Léo.

    Implorou? É, cada vez mais o "bom jornalismo" nos dá surpresas desagradáveis. Subjetividade é para os fracos e imparcialidade também!

    ResponderExcluir