sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Até quando, César?

Paulo César de Oliveira apita jogos das principais divisões desde os anos 90. Quase sempre em jogos importantes, aqueles que vão chamar a atenção e a mídia. Se não for uma decisão, é o clássico da rodada ou o jogo da TV.
Paulo César está sempre bem politicamente. Goza de privilégios por agradar a quem precisa ser agradado. Disse um ex-árbitro que quem participa dos jantares faz o que quiser em campo que sempre estará em alta.
Paulo César comete erros, como qualquer árbitro. Mas os erros dele sobressaem. Talvez pelo histórico. Talvez pelo ônus de ser a partida que atrai maior atenção. Talvez pela falta de humildade em admitir: "errei".
Paulo César foi um dos árbitros da final do Campeonato Paulista de 2000. Há dez anos, o estadual em São Paulo utilizava dois árbitros. Paulo César foi premiado, mesmo depois do que fez em Santos x Portuguesa, na Vila Belmiro, ainda pela fase classificatória.
O jogador da Lusa avançou e foi derrubado. Paulo marcou falta. Eu era repórter de campo, estava no gramado e ouvi o apito. Evidentemente, ninguém mais disputou a bola. O zagueiro Márcio Santos, então, foi pegar a pelota para devolver ao local onde deveria ser cobrada a falta. Usou as mãos. Paulo César marcou pênalti para a Portuguesa, alegando que a bola estava em jogo.
Em 2004, a seleção brasileira não passou nem do pré-olímpico. Não chegou a Atenas. O time-base era formado por jogadores do Santos (sobretudo Diego e Robinho) e o técnico era Ricardo Gomes. Depois do vexame, o Santos jogou sob o comando de Paulo César. Além de não marcar nada a favor do time santista, passou 90 minutos ofendendo os atletas. Motivo: como o Brasil não se classificou para as Olimpíadas, o País perdeu o direito de ter um representante na arbitragem do torneio. E seria Paulo César.
E agora vem esse erro que prejudicou o Palmeiras. Coronel Marinho diz que vai punir. Mas a pergunta continua sem resposta: Paulo César continua apitando?

Um comentário :

  1. Não dá para acreditar que mais uma vez o Palmeiras que vai pagar essa conta !!

    ResponderExcluir