domingo, 1 de novembro de 2009

Motivação cheia de motivos



Rubens Barrichello saiu de Interlagos sem a menor motivação para buscar alguma coisa na atual temporada da Fórmula 1. Ao ver Jenson Button ser campeão do mundo, Barrichello não via motivos para tentar repetir o que fez em 2002 e 2004: ser vice-campeão. Com contrato assinado com a Williams, lembrando da tese de Ayrton Senna (o segundo é o dos perdedores) e sem lembrar de nenhuma rua do Brasil que homenageasse um vice-presidente da República, Barrichello chegou a Abu Dhabi disposto a cumprir tabela.
Sebastian Vettel era o oposto. Poucos anos na Fórmula 1, bem cotado e com uma motivação enorme. Para ele, o vice era o segundo dos vencedores, o que, na cabeça dele, era algo maravilhoso. Talvez por isso, a quinta vitóra da carreira do alemão tenha sido tão comemorada. Vettel venceu, seguido por Mark Webber e Jenson Button. Ganhou ainda mais moral para a próxima temporada ao garantir o vice nesta.
Mais maravilhoso é o autódromo de Abu Dhabi. Maravilhoso e travado. A previsão era de poucas emoções na pista. A beleza ficaria em tudo o que envolve o circuito.
Lewis Hamilton, com a pole de sábado, usou o kers no retão e se garantiu lá na frente, deixando para trás um grid inalterado em relação à classificação: Sebastian Vettel em segundo, Mark Webber em terceiro, Barrichello em quarto e Button em quinto. Na primeira curva, Barrichello tentou passar Webber e perdeu parte da asa dianteira da Brawn GP. Nada que o atrapalhasse nos tempos de volta; o suficiente para ser ultrapassado por Button e cair para quinto.
Num circuito travado, nada acontecia até a 16ª volta, quando Barrichello foi para os boxes (e não trocou o bico do carro). Hamilton e Button entraram na volta seguinte. No retorno, Button viveu um déja vú de Interlagos: com o carro pesadão, foi ultrapassado por Kamui Kobayashi (lembram dele?), que vinha com a Toyota pronta para uma só parada nos boxes.
Logo depois, um parêntese para o inusitado. Jaime Alguersuari errou de equipe. Sim, isso mesmo. Deveria entrar nos boxes da Toro Rosso e seguiu convicto para a Red Bull. Está certo que uma é o genérico da outra, o dono é o mesmo, é tudo colega, os macacões são parecidos, mas a cena dos mecânicos da Red Bull mandando ele ir embora foi sensacional. Ah, logo na sequência vinha Vettel, que por pouco não foi prejudicado. Mas voltou ainda em primeiro, posição que herdou com o pit stop de Hamilton. Alguersuari abandonou a prova logo depois.
A vitória se abriu na frente de Vettel. Lewis Hamilton teve problemas de vibração na roda traseira (o mesmo problema que Barrichello teve em Interlagos e que havia favorecido o inglês) e voltou aos boxes. Ninguém na McLaren mexeu no carro. Hamilton foi direto para a garagem. Na pista, Vettel começava a comemorar, com Kobayashi em terceiro.
O japonês só parou na 30ª volta. Encheu o tanque da Toyota e o carro ficou lento. Dificilmente ele iria longe virando 1min44s por volta.
A segunda janela de pits foi aberta por Mark Webber. na 40ª volta. Depois dele, vieram Barrichello, Vettel e Button. Posições inalteradas, a não ser o tal Kobayashi indo para o sexto lugar.
Só na última volta houve emoção. Button atacou Webber e ambos disputaram curva a curva a segunda posição. Melhor para o australiano, que fechou várias portas e se manteve à frente. Lá na reta dos boxes, Vettel era só felicidade. Webber fechou em segundo, Button em terceiro e Barichello em quarto. Assim, Button fechou a temporada com 95 pontos, Vettel com 84 e Barrichello com 77.
Fim de temporada; início das especulações. Talvez neste período a Fórmula 1 reserve mais emoções do que os circuitos travados. É o que esperamos...

Nenhum comentário :

Postar um comentário