domingo, 11 de outubro de 2009

Don't cry for me



Não é só por culpa de Maradona que a Argentina corre o risco de não ir à Copa do Mundo. É com Maradona no comando que a Argentina pode ficar fora do Mundial.
A fórmula é antiga e muito conhecida: não basta ter um bom elenco; é preciso dar uma "cara" ao time, saber de que forma cada jogador pode render mais e procurar tirar o máximo daqueles que fazem a diferença. Isso sem esquecer um dos pontos essenciais: nenhum time vence sem entrosamento, mesmo as seleções que se reúnem em datas afastadas. Quanto menos testes forem feitos, maior é o padrão do time.
Alfio Basile deixou a Argentina na décima rodada das Eliminatórias, com 16 pontos, em terceiro lugar. Maradona, depois de sete jogos, está em quarto lugar, com 25. Foram três vitórias e quatro derrotas, incluindo Bolívia (6 a 1) e Brasil, em Rosario (3 a 1). Com Basile, foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.
De alguma forma, tudo isso fez a Argentina enfrentar o Peru sob pressão. O Peru, pior time da chave sul-americana, que não conquistou nenhum ponto fora de casa. E nem precisava de um déja vú de 1978. A falta de qualidade peruana abriu o caminho para os argentinos.
A Argentina era infinitamente superior. Times melhores tecnicamente criam mais. Times nervosos criam e concluem mal. Times pressionados não recebem apoio e vão para o intervalo sem fazer gols. Mas times melhores continuam criando e marcam no segundo tempo. Times com talentos individuais se organizam para deixar o diferencial à vontade, ao ponto dele deixar de ser questionado por jogar melhor no clube que defende.
Ah, sim, o mesmo time superior é o time nervoso, que abre espaços e cede o empate. Mas o futebol por vezes é justo e permite ao melhor time vencer, nem que seja com um Palermo que nem saiu do lugar para tornar-se herói.
A Argentina joga por um empate. Nesta frase, a palavra "só" não pode ser empregada. Não se forem considerados os fatores Uruguai e Montevidéu, os adversários, que têm um ponto a menos. Se vencerem, mandam os argentinos para a repescagem. Mas e se por acaso, porventura, entretanto, o Equador vencer o classificado Chile, em Santiago? O mesmo Chile comandado por Marcelo Bielsa? Aí, nem com repescagem...
Argentina fora, então? Não dá para afirmar. Em 2002, o Brasil enfrentou a Venezuela debaixo da mesma pressão argentina diante do Peru. E quem foi o campeão do mundo?

3 comentários :

  1. O jogo Uruguai x Argentina vai pegar fogo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aprecio muito o jogo e os jogadores da seleção Argentina, pelo pouco que acompanho, acredito que Maradona vem fazendo um bom trabalho, seu único pecado, talvez, seja nas convocações, é incompreensível deixar jogadores como Fernando Cavenaghi ou Guinazu de fora.
    É verdade que a Argentina está passando sufoco, mas acredito que caso ela consiga se classificar vai se dar bem na Copa.

    ResponderExcluir