quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ano eleitoral, vale tudo

O Senado aprovou um projeto de lei que mexe com o Estatuto do Torcedor e proíbe até xingamentos dentro dos estádios de futebol e ginásios.
Se o texto entrar em vigor, ficam vetados cânticos discriminatórios, invasão de campo e incitar a violência, sob pena de prisão.
Tem mais: a fiscalização das torcidas ficaria sob responsabilidade da organização da competição, do poder público e dos estádios, que precisariam ter uma central técnica de informações, com infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público.
As torcidas organizadas seriam obrigadas a ter um cadastro com fotos e endereços de todos os associados. E se um membro sair da linha, toda a organização será responsabilizada. Até a entrada nos estádios seria proibida.
No caso dos "cantos discriminatórios", ocorre o seguinte: quem xingar árbitros e jogadores pode ser expulso do estádio. A lei autoriza ainda a criação de juizados do torcedor para julgar as infrações nos estádios. E torcedores que promoverem tumulto ou invadirem o campo poderão ficar presos por até dois anos.
E vai mais além: o texto veta a presença de cambistas, obriga a publicação da súmula dos jogos na internet e cria ouvidorias nos estádios.
E o 1º de abril já passou...

3 comentários :

  1. E quem vai fiscalizar tudo isso é uma comissão formada pela Mula-Sem-Cabeça, Saci-Pererê e Curupira. Haja paciência...

    ResponderExcluir
  2. O melhor de uma partida de futebol é falar tudo que dá vontade . Só faltava isso agora ?!

    ResponderExcluir