quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vai limpar essa Mancha

Se houve alguém que errou na noite de quarta-feira, em Porto Alegre, foi Dorival Júnior. Talvez fosse mesmo a hora de sacar Marquinhos do time, se considerarmos que ele tinha um cartão amarelo e havia levado uma pancada no tornozelo. Jamais seria a hora de colocar Rodrigo Mancha em campo.
Além de fraco tecnicamente, Mancha não tem as mesmas características de Marquinhos. É volante de contenção, não faz a ligação entre o meio e o ataque, não conduz, não segura a bola.
Dorival buscou trancar o time no momento em que poderia sair mais para o ataque. Se faz mais um ou dois gols, o Santos praticamente eliminaria o jogo de volta.
Até os 25 minutos do primeiro tempo, o Grêmio estava irreconhecível. O Santos vencia por 2 a 0, dominava a partida e o pênalti defendido por Felipe murchou o Olímpico de vez. O Santos perdeu a chance de golear ainda no primeiro tempo. Porém, o Grêmio não murchou e cresceu ainda no primeiro tempo. Pelo twitter, eu disse que o Santos estava esperando demais o adversário. A medida era inteligente, mas arriscada. E no segundo tempo, o Grêmio voltou a ser Grêmio. Jogou com volume, ofensivamente, fazendo valer o fator casa (detesto esses chavões).
O que Dorival fez? Ao invés de manter a proposta que deu certo no primeiro tempo, resolveu trancar. Melhor segurar o 2 a 0 do que arriscar marcar o terceiro. E manchou uma vitória certa ao colocar em campo um jogador que não tem condições de vestir a camisa do Santos. Em nove minutos, enxergou a besteira que fez. Só que o placar já marcava 2 a 2, com um Grêmio cheio de moral. A virada sria questão de tempo.
Sacar Mancha só mostrou o reconhecimento de uma decisão estúpida tomada nove minutos antes. Os socos que o jogador deu no banco de reservas do Grêmio revelaram o equilíbrio emocional que certos atletas têm.
Mas ninguém pode pôr a culpa no Mancha. Ele não tem culpa se um clube o contrata depois de ter sido rebaixado no ano anterior. E menos culpa ainda se o treinador, sabedor de sua nenhuma qualidade, o coloca em campo em um jogo decisivo.
Todo mundo tem mais 90 minutos para tentar consertar essa besteira. Resta saber se não vão tentar arrumar com outra besteira...

3 comentários :

  1. Concordo contigo, na hora que eu vi a substituição sabia que ia dar merda..
    E a atitude do Dorival, ao tirar o Mancha, foi pior ainda.
    Fora essas falhas o jogo foi bem equilibrado, eu gostei.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Todas as vezes que o Santos jogou mal e tomou sufoco foi porque o Dorival retrancou. Será que ele não percebe que no caso do Santos a melhor defesa é o ataque!

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira vez que o Dorival demonstra não ter o Santos na mão. Depois da Copa o Felipão estará disponível. É bom ele parar com esses erros.

    ResponderExcluir