quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mônaco, quinta-feira

Felipe Massa estava comemorando, pois em Mônaco tem de volta os pneus macios que lhe deram um bom desempenho no Bahrein. Mas quem dominou as ruas de Monte Carlo na quinta-feira foi Fernando Alonso, que com a mesma Ferrari não teve problemas com pneus em nenhuma etapa da atual temporada. O espanhol foi o melhor nas duas sessões de treinos livres.
Na primeira, ainda com sol em Mônaco, marcou 1min15s927. Na segunda, com um pouquinho de chuva da metade para o fim, baixou o tempo pata 1min14s904. Vejam, pouco mais de 1 segundo de diferença.
O que mudou foi quem veio logo atrás do espanhol. Na primeira sessão, ele teve as companhias de Sebastian Vettel, Robert Kubica e Mark Webber, com Felipe Massa em quinto. Na segunda, vieram na sequência o leão de treinos Nico Rosberg, depois Vettel e Massa, agora em quarto.
Como eu disse, a chuva veio. Fraca, é verdade, mas veio. E em Mônaco ela é determinante. Tem tanto poder de decisão quanto o treino de sábado. A empresa contratada pela FIA para apresentar a previsão do tempo na Fórmula 1 diz que é grande a possibilidade de chuva no fim de semana.
Não se sabe se por tanques vazios ou por dutos revolucionários, mas muita gente andou saindo de traseira, principalmente na entrada da reta dos boxes. Nem Jenson Button e Michael Schumacher escaparam.
Outro detalhe: como cada treino tem 90 minutos e ninguém tem a obrigação de sair dos boxes. não houve problemas com o tráfego. Só que no sábado são 60 minutos para formar o grid. O Q1 tem tudo para ser problemático.
Sabemos que o treino de sexta (que em Mônaco acontece na quinta) raramente diz alguma coisa, mas se Alonso mantiver o desempenho, comemora. No sábado, quem fizer a pole só perde a corrida para uma tragédia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário