segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sem volta

Em pouco tempo, Dunga estará diante de câmeras e microfones para anunciar a Seleção Brasileira que buscará o sexto título mundial na África do Sul. E como será essa Seleção? Teremos um time pragmático, com nomes que não fazem muita diferença, mas que estão no grupo desde 2007, ou o treinador atenderá ao lobby e levará Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Ganso...?
Conhecendo o sr. Carlos Caetano Verri, a esperança de uma renovação parcial do time na última hora é quase nula. Dunga vem da escola de Carlos Alberto Parreira e é tão teimoso quanto. Não convoca jogadores por apelos populares, ao contrário do que faria Zagallo, por exemplo. Por um lado, não está errado. Tem um grupo se formando há três anos e existe um certo entrosamento. E o fato de levar Neymar, Ganso e outros não lhe garante o título mundial, até porque eles não seriam titulares.
A Copa do Mundo é um risco sempre e Dunga vai se arriscar de qualquer forma. Digamos que atenda aos apelos e ganhe a Copa. Vira gênio. Porém, se perder, será criticado. Não teve personalidade para manter o time que tinha em mente, sabe que não se convoca seleção por lobby e queimou os garotos, que agora ficarão marcados pela derrota.
Agora, vamos inverter. Dunga não leva ninguém. Ganha a Copa e vira gênio. Teve personalidade e posições firmes. Perde e vai ter que morar em outro país.
Em tudo isso está a questão cultural. A Seleção de 1994 foi maravilhosa e a de 1982 um fracasso. Brasileiro vê o resultado final. Hoje, Zico é um gênio que poderia errar, pois acontece com qualquer um. Em 1986, era um amarelão que não sabia nem bater pênalti. Dunga sabe que enfrentará a fúria tupiniquim se não ver com o título, embora seja difícil levantar a taça. Não pelo time brasileiro, mas porque a Copa é difícil por natureza.
E insisto: será surpresa se anunciar algum nome implorado pela população. É mais provável que encha a boca para dizer "Josué, Felipe Melo..." e depois justifique suas escolhas daquela forma doce e ponderada como só o treinador sabe falar. Afinal, na opinião de um phd em Jornalismo como ele, a Imprensa são sabe nada. Ele sim...

2 comentários :

  1. Neymar e Ganso jogam muito. Comem a bola. Mas se Dunga tiver que escolher entre um e outro, que leve o Ganso. Ele completa 21 anos em 2010, e já demonstrou estar preparado para também dizer não a Dunga caso ele queira o tirar de campo na final da Copa.

    ResponderExcluir
  2. Acho que as únicas dúvida que Dunga demorou a resolver foram o lateral-esquerdo reserva e o terceiro goleiro. De resto, o grupo é aquel da Copa das Confederações e o que vem sendo convocado. Ganso e Neymar apareceram agora e sequer fora testados. Já Ronaldinho Gaúcho é, junto com Roberto Carlos e Ronaldo, o símbolo da Copa 2006, que foi exatamente que levou Dunga ao comando. Acho que o grupo está pronto há algum tempo e ele não muda por nada, como você bem escreveu. Abraços!

    ResponderExcluir