quinta-feira, 20 de maio de 2010

A História Reescrita

É possível haver uma nova chance? Uma segunda oportunidade? Existe uma maneira de fazer com que o tempo volte, para que tudo possa ser feito de uma outra forma?
"Não", dirão os céticos. "Jamais", responderão os racionais. "A vida é como um rio, que passa e não volta", concluirão os filósofos.
Será mesmo? Evidente que voltar no tempo não dá, mas talvez reviver certos dias, certos momentos e mudar o curso da história seja, sim possível.
É possível reviver uma noite de quarta-feira, 154 quartas-feiras depois daquela, 1.078 dias após um momento em que a satisfação e a decepção se misturaram. Voltar ao mesmo local, no mesmo horário, mudar alguns papeis secundários, mas sem alterar os personagens principais. Reviver a história e dobrar o nível de satisfação, já que esse primeiro sentimento tomou o lugar da decepção.
Viver pela segunda vez aquele 6 de junho de 2007. Mudar o nome da competição, de Copa Libertadores para Copa do Brasil, mas repetindo a mesma fase: semifinal. Manter o desafio de vencer o Grêmio depois de uma derrota no Sul, não tão complicada quanto os 2 a 0 de 2007, mas por um 4 a 3 não menos doído pela forma como se construiu. Pegar um Grêmio valente, aguerrido, como tradicionalmente entra em mata-matas. E com a mesma Vila Belmiro empurrando, acreditando e fazendo acreditar, dizendo "vai, porque estamos com vocês".
Imaginar que a história terá o mesmo fim, com festa gaúcha no quintal. O Grêmio joga para marcar um gol. Passa perto uma, duas, três vezes. Um Santos que cresce, vai sendo empurrado, acredita.
Uma nova noite de quarta, o mesmo adversário, o mesmo desafio. Muda o nome da competição e o roteiro.
O Grêmio não acha um gol. Não tem mais Diego Souza. Não joga recuado, covarde. Não é mais armado por Mano Menezes. Tem Silas, que manda atacar. E se expõe.
O Santos não tem Zé Roberto, mas tem Paulo Henrique Ganso. Marcado e apagado no primeiro tempo. Craque. Pega uma só bola na segunda etapa, olha para o gol e chuta. Forte, preciso, convicto. Em 2007, um só gol não resolvia. Em 2010, resolve, pois obriga o Grêmio a atacar e a se expor ainda mais. Ao ponto de levar a cobertura de Robinho, aquele mesmo que chutou o Santos cinco anos atrás e que pode chutar novamente, mas que só se identifica com esse time.
Mas o Grêmio tinha que achar um gol. Não que pudesse matar a situação, como há três anos, mas coloca medo. Um empate e é nova festa em três harmoniosas cores dentro da Vila Belmiro. Medo? Wesley não tem medo nem da saída do excelente Victor. E o estádio vem abaixo. Como veio no terceiro gol de 2007, que na época separava por apenas um gol a vaga na final. Desta vez, não era preciso balançar as redes novamente. Daria até para levar mais um gol. Mas era melhor não viver fortes emoções.
A noite de quarta-feira se repetiu. O placar mostrou 3 a 1 novamente. Aplausos? Tanto naquele dia quanto neste. Satisfação? Sim. Decepção? Não, obrigado. Mas e naquela época? Ih, já esqueceram aquela época, depois de uma vitória épica...

4 comentários :

  1. Estava lá em 2007. Se tivéssemos mais 1 minuto de jogo teríamos saído vencedores. Mas o time de 2010 do Santos é infinitamente superior. Com o descanso da Copa, quem sabe teremos a versão 2.0 do Santos no segundo semestre?

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro de 2007, lembro da furada do Morais aos 40 do segundo tempo. Se ele pega de sem pulo, o Santos eataria na final. Fiquei mto decepcionado naquele dia. E foi três dias de meu aniversário. Que tristeza. Mas só pode ser por isso que o futebol fascina tanto. Afinal, na noite de ontem, dois times de SP reescreveram a história. O Santos vingou a tristeza de 3 anos atrás. E o São Paulo vingou a eliminação de 2009 para o Cruzeiro na mesma fase, no mesmo torneio, no mesmo estádio. Seu txt está perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lá também em 2007, e, diga-se de passagem, acompanhado do amigo Gustavo, que abriu a lista de comentários. E foi um puta jogo. Vi gente caminhando de joelhos na arquibancada, pedindo um quarto gol que não veio. Foi doído demais perder aquele jogo, mas você lembrou bem: ontem demos o troco. Que partida maravilhosa. Que torcida linda, que empurrou o time pra frente o tempo todo. Até a Baleinha fez o seu papel, lembrando o juiz que estava em território sagrado e que apitasse direito. Salve o Santos de 2010, provavelmente o melhor que eu, com 24 anos, vi jogar. Grande texto, Paulo. Abraço.

    ResponderExcluir