quinta-feira, 15 de abril de 2010

Déja Vù

Amigas e amigos, leitoras e leitores, seguidoras e seguidores...vejam o que escrevi no último dia 21 de março.
O Santos havia acabado de vencer o Ituano por 9 a 1, no Pacaembu.
Vejam se não se aplica ao atual momento do time, quase um mês depois.
O texto vai no original, sem atualizações.
Por que o Santos encanta?
O Santos não encanta por dar espetáculo dentro de campo. O Santos não encanta pelas goleadas que aplica. O Santos não encanta ao vencer uma partida por 10 a 0 e outra por 9 a 1, de virada, sem dois de seus principais titulares. O Santos não encanta por marcar 26 gols em quatro partidas. O Santos nem invencível é; o Palmeiras que o diga...
O Santos encanta porque passa 90 minutos com a mentalidade de que o jogo está 0 a 0 e que a vitória é imprenscidível. Encanta por jogar o tempo todo no ataque, como se nunca estivesse satisfeito com o que já fez naquela partida. Tocar a bola no meio de campo e deixar o tempo passar é desrespeitar o adversário. Jogar com seriedade, mesmo sabendo que a vitória é certa, é demonstrar espírito esportivo. é dizer ao adversário: "vai que você tente virar a partida; preciso me garantir".
O Santos encanta por ter um Dorival Júnior. Sem querer mandar no clube, sem receber um salário fora da realidade brasileira, sem querer aparecer mais que o time, demonstra ser um excelente treinador. Deu uma bronca das grandes no time depois da vitória sobre o Corinthians. Achou que houve muita firula e pouca objetividade. Foi o primeiro a dizer, com razão, que Neymar não deveria ter dado o chapéu em Chicão. E não deveria mesmo. Diante do Ituano, não olhou para o placar na hora das substituições e deixou o time ainda mais ofensivo. E não permitiu ao goleiro Felipe bater o pênalti quando o placar marcava 8 a 1. Isso chama respeito. Isso chama seriedade. Isso chama profissionalismo.
Dorival tem o grupo nas mãos; a molecada fechou com ele. Sabe a hora de elogiar e a de puxar as orelhas. Tem um problema: acertar a defesa. Não é uma zaga ruim, mas vacila. Pode decidir um mata-mata como serão as semifinais do Paulistão e como é a Copa do Brasil. Se acertar o setor, Dorival não terá um time 100% porque não há time 100%. Mas se der para chegar aos 90%, será excelente.

Um comentário :

  1. Olha dá gosto de ver o Santos jogar assim.
    Valeu a pena esperar !!

    ResponderExcluir