sábado, 6 de fevereiro de 2010

O ganha-pão

Ronaldo Soares Giovanelli foi goleiro titular do Corinthians por quase uma década. Conquistou três campeonatos paulistas, um brasileiro e uma Copa do Brasil. Enquanto esteve no Parque São Jorge, era um dos ídolos da torcida corintiana.
Ao deixar o Parque São Jorge, Ronaldo rodou por Fluminense, Portuguesa, Portuguesa Santista, sem jamais repetir a história que teve no Corinthians. Encerrou a carreira esquecido, até reaparecer como comentarista em uma emissora de TV de baixa audiência.
Ronaldo foi a Santos, participar de um evento da loja Poderoso Timão. Por ter participado de duas edições da Libertadores, apesar de ter fracassado em ambas, acreditava-se que o ex-goleiro renderia uma boa matéria, já que o Corinthians conta os dias para reestrear na competição. Estava ele gravando vídeos e a ideia era simples: uma entrevista rápida em um intervalo dessas gravações.
"Eu não vou dar entrevista. Vou fazer o nosso aqui, que é o ganha-pão".
Quanta inocência do repórter!! Achou que um ex-jogador não precisasse mais de um ganha-pão. Imaginou que estivesse diante de um Taffarel, de três Copas do Mundo, ou de um Júlio César, titular da seleção de há anos dono da posição em um clube de ponta da Europa, mandando o ótimo Francesco Toldo para o banco. Ou até mesmo de um Dida, com seu jeito calado, mas também ídolo no Corinthians e por anos titular do Milan.
Não, o repórter estava diante de um ex-goleiro que não tem história na seleção brasileira. Que conquistou títulos também conquistados por joias como Maurício, Nei e Doni. Que hoje é um personagem esquecido. Hoje, quando você fala que vai entrevistar o Ronaldo, os olhos das pessoas arregalam. Pensam que se trata do Fenômeno, não de alguém que deixou o clube pela porta dos fundos e que atualmente precisa gravar vídeos para ter um ganha-pão.
Coisas do futebol...um dia, ídolo, no outro, ninguém, mas achando que ainda vive a fase de ídolo...Ronaldo se nega a dar entrevistas...Pelé jamais se negou...

2 comentários :

  1. Engraçado...e as assessorias tanto da loja qto do shopping falaram comigo na manhã de ontem, pra chamar pra pauta...que era interessante e talz. Sem dúvida, era. Me surpreende essa mancada do Ronaldo, tão "natural" nas transmissões da TV. Lamentável. Que saudades do Dida...

    ResponderExcluir
  2. É o fim merecido de alguém que se enterrou sozinho. Deixar ele de lado é a melhor coisa...

    ResponderExcluir