quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um time 2 em 1


O Santos faz 2 a 0 no Inter em menos de dois minutos e dá pinta de que vai golear. Dez minutos depois, leva o empate. No início do segundo tempo, sofre o gol da virada e uma tragédia se anuncia em plena Vila Belmiro. Até que um cruzamento certeiro de George Lucas encontra um bem posicionado Kléber Pereira e vem o gol de empate.
Além das oscilações extremas durante 90 minutos, o Santos provou ser um time 2 em 1. Ficou claro que, em meio a 11 jogadores, o time possui duas formações. A primeira vai do goleiro ao segundo volante e a outra do meio-de-campo até o último atacante. E aí aparece um problema gravíssimo: não há ligação entre as duas partes.
Vanderlei Luxemburgo escalou Madson como atacante e o jogador, sobretudo no primeiro tempo, não voltava para buscar a bola e conduzir ao ataque. Esse papel foi entregue a Robson, que também não o exerceu. Assim, Paulo Henrique ficou praticamente sozinho fazendo uma função que poderia ser dividida com dois companheiros, deixando Kléber Pereira lá na frente.
Quando os passes entraram, o Santos fez os dois gols. O Inter percebeu, fechou esses espaços e a criação de jogadas acabou. Quando o Inter buscou os contra-ataques, encontrou uma defesa que já comete falhas acima da média se estiver entrosada. Com Fabão e Eli Sabiá sem falarem a mesma língua, o caminho para o empate foi aberto. No primeiro gol, ficou clara essa falta de diálogo. Fabão foi cortar o cruzamento e sobrou para Léo marcar Alecsandro. Onde estava Eli Sabiá? Sem marcar ninguém e deixando uma bola rasteira passar na frente dele, sem que ele cortasse. No segundo gol, houve a falha do goleiro Felipe, que saiu mal do gol e caçou borboleta e, no terceiro, Alecsando ficou sozinho na frente do gol santista.
A responsabilidade de evitar uma catástrofe recaiu, mais uma vez, sobre Neymar. Claro que o garoto não poderia resolver todos os problemas, mas pelo menos ele deu mais calma ao setor de criação. O jogo estava mais equilibrado, mas a ligação defesa/ataque não era feita mesmo. A saída era pela lateral. E George Lucas mais uma vez acertou um cruzamento. Kléber Pereira cabeceou no único lugar onde Lauro não chegaria.
Domingo, o Santos pega o Fluminense. Não esperem facilidade. Além de um adversário que briga para não cair, o Santos não terá Kléber Pereira (expulso), Fabão e Rodrigo Mancha (terceiro cartão).
Rapidinho sobre a Fórmula 1: GP da Bélgica neste fim e semana. Treinos livres na sexta (5h e 9h) e no sábado (6h). Treino oficial no sábado (9h) e largada no domingo (9h).

Nenhum comentário :

Postar um comentário