terça-feira, 25 de agosto de 2009

Não se ganha antes



E o primeiro turno do Campeonato Brasileiro termina nesta quarta-feira para o Santos. Futebol brasileiro é assim: um time precisa faturar um pouco no exterior, viaja e mexe no calendário todo. Em suma: depois de duas partidas pelo segundo turno, o Santos volta no tempo e pega o Internacional, que estava no Japão no dia em que o confronto deveria ter ocorrido.
O curioso é que muita gente (a começar por Vanderlei Luxemburgo) considera a partida como favas contadas. Depois dos últimos tropeços, o discurso do treinador e de alguns torcedores era de que “o primeiro turno ainda não havia terminado e o Santos pode fechar a primeira parte do campeonato muito próximo do G-4”.
Ok, isso é verdade, mas só há um problema: o jogo ainda não aconteceu. E o Inter, em que pesem as duas derrotas seguidas, não é nenhum timinho. Tampouco costuma tremer na Vila Belmiro. Nunca venceu, é verdade, mas costuma dar um trabalho enorme. No ano passado, por exemplo, entrou em campo com o time reserva e só perdeu porque um chute bisonho do consagrado Michael Jackson Quiñonez desviou no Gustavo Nery e a bola foi para o gol. Do contrário, a bola teria saído pela lateral. Aliás, o Santos deve a permanência na Série A a esse gol.
Se o Santos não melhorar a armação de jogadas e não for mais objetivo, pode ser surpreendido. No discurso, a impressão é de que o gol sai na hora em que o time quiser, mas futebol não funciona assim. Paulo Henrique e Madson podem buscar mais a conclusão das jogadas ao invés de acionarem Kléber Pereira, que vive a proporção 1 para 1.000 no aproveitamento. A defesa não pode permitir a aproximação adversária, como aconteceu no jogo com o Avaí e os volantes precisam matar os contra-ataques já no início. Se houver um conjunto entre marcação e armação, a conclusão passa a ser consequência.
O Inter deve ter os retornos de Índio e Magrão que estavam machucados. Se eles jogarem, a marcação estará reforçada, o que aumenta a exigência de movimentação santista. E, para os contra-ataques, o time gaúcho terá Andrezinho completando o meio-de-campo e o ataque formado por Taison e Alecsandro. Ou seja, nada fácil para o Santos.
A resposta? Quarta-feira, às 21 horas, na Vila Belmiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário