domingo, 25 de julho de 2010

Hockenhein - Morreu a F1

"Vergonha, vergonha, vergonha, time sem-vergonha!"
Não, não estou na arquibancada, nem falando sobre futebol.
Estou falando do vermelho que dominou o fim de semana em Hockenhein.
Sexta e sábado, a genialidade da Ferrari. Melhor nos treinos livres com Fernando Alonso e perdendo a pole para Sebastian Vettel no sábado por dois milésimos.
No domingo, Felipe Massa faz algo estupendo ao sair do terceiro lugar para a liderança na largada. Tudo maravilhoso, um fim de semana vermelho.
Vermelho de vergonha, ou da ausência dela.
Eu já disse neste espaço, repitia e dizia quantas vezes fosse necessário sobre Fernando Alonso: poderia ser estupendo ou estúpido. Mas a frase vai mais além e, a partir desta data, estender-se-á à Ferrari e a Felipe Massa.
Oito anos e dois meses se passaram desde A1 Ring/2002. Foram 428 semanas, 2996 dias. Tudo estava adormecido, talvez esquecido na história. Fato isolado. Todos os personagens mudaram. Não tinha como acontecer novamente.
Aconteceu.
"Fernando está mais rápido que você. Deu para entender?", disse o rádio de Massa, em um inglês com fortíssimo sotaque italiano.
Deu. Massa entendeu. Menos de uma volta depois, entrou na reta e baixou o giro, a velocidade, as marchas, tudo. Alonso ultrapassou para conquistar a segunda vitória mais vergonhosa da história da Fórmula 1.
Outra vez a Ferrari. Outra vez pensando no campeonato ou em outra$ coi$a$ mai$. Outra vez deixando de lado tudo o que pode ser chamado de esportividade, competição, disputa, caráter, dignidade, honestidade. Outra vez pegando um brasileiro medroso e inescrupuloso como trouxa. Outra vez fazendo torcedores, jornalistas e patrocinadores de palhaços.
Na prova, Alonso venceu, com Massa em segundo e Vettel em terceiro. Mas e daí? O que isso importa agora?
Massa merecia todos os aplausos. Rigorosamente 1 ano após o acidente na Hungria. largou de forma espetacular. Enquanto um afoito Vettel se preocupou só em fechar a porta para Alonso na largada, Massa pegou a avenida e foi embora. Com Alonso em segundo. Mandou bem, mesmo enquanto tomava pressão do companheiro de equipe.
Houve até disputa direta, vencida pelo brasileiro. "Isso é ridículo", disse o espanhol chorão pelo rádio.
O mesmo rádio por onde viria a frase: "Fernando está mais rápido. Deu para entender?"
Entendido e cumprido. Sem nenhuma vergonha, Massa andou em terceira marcha na reta. Alonso, que não conhece essa palavra mesmo, foi embora para comemorar a vitória na maior cara-de-pau.
A segunda pior vitória da Fórmula 1. Não que a primeira tenha sido mais grave. Apenas aconteceu antes. O valor (ou a falta dele) é o mesmo. Um sem-vergonha dá a ordem dos boxes e outros dois nos carros a cumprem.
E o que aconteceria se não cumprissem? Demissão? E a Família Massa vai passar fome se isso acontecer? Acho que não.
Aí alguém fala mal da Fórmula 1 e eu vou calar a minha boca. Não há mais como defender uma categoria na qual euros compram até o caráter e a dignidade.
Parabéns, Ferrari! Você vai conseguir matar a Fórmula 1!

7 comentários :

  1. Paulo, tudo que você disse resume o sentimento de todos que gostam da categoria, como eu. A transmissão da TV Globo explicou que as imagens e o áudio dos rádios é algo selecionado pela FOM. Ora, se a FOM deixou muito claro que houve a palhaçada e o regulamento proíbe o jogo de equipe , só resta uma pergunta: cadê a FIA? Será que o fato de ele ter sido o homem forte em Maranello quando a primeira palhaçada aconteceu vai cuidar para que ele faça vistas grossas agora? Se eu estivesse hoje nas arquibancadas, pediria meu dinheiro de volta... Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, esqueci de falar uma coisa: o que mais irrita é a postura de vítima do Massa. Ele não é vítima de nada, pois é tão responsável pela marmelada quanto Alonso e a Ferrari. Agora fica posando de coitado. Pobre F-1...

    ResponderExcluir
  3. Único domingo que eu acordo cedo para ver uma corrida no ano vejo uma coisa cretina dessas... acho melhor continuar dormindo nos domingos!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que não acordei cedo pra assistir essa palhaçada!

    ResponderExcluir
  5. parece mentira, mas acordei duas voltas antes dessa palhaçada. meio sonolento, pensei que tava louco, mas o massa era lider. ai vi a troca de posições e dormi de novo. gosto mto de velocidade e por isso não gasto dinheiro e tempo com a F1. gosto da Indy, mas quem a tem não transmite. Enfim, só para encerrar, eu voltei a dormir e sonhei que o alonso perdia a corrida por pane seca a 1 metro da linha de chegada. rs Os chás de cogumelo estão cada vez mais fortes!

    ResponderExcluir
  6. Qume é o presidente da FIA???? Jean Todt. Ele mesmo, um dos pais das palhaçadas de outrora. Multa de 100 mi ldólares é piada de mau gosto.
    F-1 precisa de um divã. Urgente. Ou quer continuar a ser esporte ou vira cassino..
    Abraços, tou na sintonia..

    ResponderExcluir
  7. Aproveitando, ressuscitei um antigo blog.

    Abs.

    ResponderExcluir