domingo, 13 de junho de 2010

Hamilton, mais ma...duro

Mais genial do que no dia de sua primeira vitória na Fórmula 1, em 2007, no mesmo circuito Gilles Villeneuve, Lewis Hamilton mostrou maturidade e ousadia para vencer o GP do Canadá. Soube lidar com adversários e adversidades, esperar o momento certo e assumir a liderança do Mundial de Pilotos.
A McLaren comemora duas vezes, com o segundo lugar de Jenson Button. O estupendo e estúpido Fernando Alonso fechou um pódio imprevisível até o fim da prova.
Um minuto para a volta de apresentação e a temperatura da pista era de 39º. Para quem já viu a pista de Interlagos ultrapassar os 50º, não via maiores problemas para os pneus.
Ledo engano.
Hamilton soube segurar a pressão de Sebastian Vettel e Fernando Alonso na largada para manter a ponta. Ao mesmo tempo, Vitantonio Liuzzi e Felipe Massa se enroscavam na primeira curva. "Ema, ema, ema" para o brasileiro, que ficou lá para trás, precisando entrar nos boxes e com a corrida toda comprometida.
Lembra dos pneus? Quem escolheu largar com os macios precisou rever alguns conceitos. Não duravam nem 10 voltas. Detalhe: sempre andando mais lento que os que tinham compostos duros.
Pit stops antecipados. Um monte deles. E quase a definição da corrida. Hamilton e Alonso saíram lado a lado dos boxes e foram nessa balada até a pista, quando o espanhol levou a melhor.
Alonso foi estupendo.
Isso até a página 2, ou melhor, até Sebastien Buemi liderar a porva. Sim, aquela liderança que dura uma ou duas voltas, nada mais. Até que esse "líder" entre nos boxes. Alonso, em segundo, foi ultrapassar a Toro Rosso. Sem motivos, pois naquela volta Buemi iria para o pit stop. O espanhol se atrapalhou e Hamilton agradeceu. Passou, voltou à liderança.
Alonso foi estúpido.
Como as Red Bull largaram com pneus duros, deram mais voltas antes da primeira parada. Se mantiveram lá na frente e, quando o pessoal dos macios fez o segundo pit stop, Mark Webber assumiu a ponta. Só que os carros que dão asas não estavam lá essas coisas. Estranhamente. Vettel, em quarto, não chegava e Webber, em primeiro, era ameaçado por Hamilton. Ameaçado e ultrapassado na volta 50.
Webber foi para os boxes e Button já tinha chegado entre os primeiros. A fila era formada por Hamilton, Alonso e Button.
Lembra o que falei sobre Alonso? Estupendo ou estúpido. Escolheu a segunda opção mais uma vez. Foi feito um maluco ultrapassar Karun Chandhok, que tem um carro que a natureza ultrapassa. Era só passar num ponto bom da pista e tentar deixá-lo entre ele e Button. Mas era Alonso. Foi lá, tentou de qualquer jeito e viu Button passar os dois. Caiu para terceiro.
Alonso foi estúpido: 2 a 1.
Hamilton dirigiu tranquilo para a vitória, com Button em segundo e Vettel tentando chegar, com o engenheiro berrando no ouvido dele. "Como, se meu carro está lento?", respondeu o alemão, que cruzou em quarto.
Lá atrás, muito atrás, Massa era o décimo. Ia pontuar. Até tentar passar um alemãozinho que começou neste ano, um tal de Schu...Schu...Schu qualquer coisa, esqueci o nome dele. Os carros se tocaram. Na boa, incidente de corrida. Massa terminou em 15º, logo atrás de Rubens Barrichello. Lucas di Grassi ficou em 19º e Bruno Senna não terminou a prova.
Classificação
1- Lewis Hamilton (McLaren): 109 pontos
2- Jenson Button (McLaren): 106
3- Mark Webber (Red Bull): 103
4- Fernando Alonso (Ferrari): 94
5º Sebastian Vettel (Red Bull): 90
6º Nico Rosberg (Mercedes): 74
7º Robert Kubica (Renault): 73
8º Felipe Massa (Ferrari): 67
9º Michael Schumacher (Mercedes): 34
10º Adrian Sutil (Force India): 23

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