quarta-feira, 26 de maio de 2010

Santos é isso

Gosta de dirigir? Gosta de carros potentes? Passe bem longe de Santos.
Não é brincadeira. Se você chegar à cidade e conseguir engatar a quarta marcha, parabéns. Não bastam os "motoristas" que desconhecem acessórios como acelerador e espelho retrovisor, não basta uma "engenharia de tráfego" que, para solucionar os problemas de fluidez instala mais semáforos, geralmente nos cruzamentos do nada com o lugar nenhum, não bastam os semáforos instalados exclusivamente para a travessia de pedestres (com direito a radar), pois uma passarela motivaria reclamações das ONGs, temos ainda o maravilhoso Porto de Santos.
Sim, o maior da América Latina. Uma honra. O maior tráfego da América Latina, o maior número de caminhões por metro quadrado, a maior lentidão, as maiores demonstrações de incompetência...não, ninguém na América Latina pode superar.
O Porto de Santos tem uma determinada capacidade, com um movimento três vezes maior do que pode suportar. Como a separação Cidade/Porto só está acontecendo agora (sim, agora), algumas vias portuárias são públicas, ou seja, caminhões, carros, motos, ônibus circulares e trens ocupam o mesmo espaço, disputado a tapa.
Para você entender: os terminais dizem que podem vir caminhões do Brasil inteiro, mas sem a capacidade para receber nem a metade deles, algo que os caminhoneiros só constatam quando chegam. Como não há área para estacionamento, os caminhões vão formando a fila e se acabar o espaço em uma das faixas, não há problema: eles ocupam a outra. Carros e ônibus que esperem. E o terminal trabalha na velocidade dele, afinal, o dinheiro está entrando ali. Por que se preocupar com o trânsito?
Os trens são um capítulo à parte. As manobras são realizadas precisamente na via por onde deveria passar o trânsito. Manobras demoradas, sempre. O trânsito que espere. Normalmente e por uma dessas enormes coincidências, a parada do trem ocorre na hora em que a locomotiva deveria passar.
Em qualquer lugar do mundo, abusos como esses resultariam em multas. Em Santos, se transformam em aplausos. É o progresso, o desenvolvimento, é o maior Porto da América Latina.
Resolver pra quê? Quem poderia ou deveria resolver talvez lembre de discutir esse assunto no intervalo de uma das muitas partidinhas de tênis. Isso se o adversário for o proprietário de algum dos terminais...

2 comentários :

  1. Estive em Santos no começo do mês e fiquei assombrado com o trânsito. Inacreditável.

    ResponderExcluir
  2. Oi. Meu nome é José Litro. Gostaria de dizer que concordo com esse post. Tenho uma carroça de material reciclável e meu cavalo não aguenta mais ficar parado em congestionamentos em Santos. Algo tem de ser feito !

    ResponderExcluir