sexta-feira, 28 de maio de 2010

Istambul - sexta-feira

"Treino de sexta-feira não vale nada". Já li isso aqui e em outros lugares.
Normalmente não vale nada mesmo. Só Mark Webber andou dando uma quebrada nessa regra nas últimas etapas.
De qualquer forma, vale o prognóstico para a Turquia. Deu Jenson Button, depois de Lewis Hamilton ser o melhor pela manhã. Ou seja: deu McLaren.
O campeão de 2009 cravou a melhor marca do dia: 1min28s280. Webber foi o segundo, com 1min28s378. Sebastian Vettel colocou a Red Bull para dizer "opa, estamos aqui". Foi o terceiro, com 1min28s590. Na segunda sessão, Hamilton ficou em quarto, com 1min28s672.
O leão de sexta-feira estava lá, mas Nico Rosberg não foi além de um sexto lugar.
Felipe Massa, que vem tratando o GP da Turquia como a corrida do vai ou racha, foi só o 10º lugar, com 1min29s620, quase 1,4s a mais que Button e muito longe de Fernando Alonso, o quinto colocado, com 1min28s725.
Se o treino de sexta-feira não vale nada, esquece tudo o que está acima e comecemos daqui. Essa troca de chassi do carro de Vettel ainda vai aparecer. E acredito que seja no sábado, na formação do grid. O alemão se dá bem nas pistas mais rápidas e gosta de umas surpresinhas. Button vem apenas com o trunfo de ser o último vencedor em Istambul, mas na época em que havia Brawn GP e o resto. Com uma certa predominância das Red Bull, o inglês terá de trabalhar em dobro.
O único ponto de interrogação chama-se Fernando Alonso. Pode fazer algo estupendo ou estúpido, nunca se sabe. Se a Ferrari não cometer nenhuma de suas trapalhadas homéricas, é com ele e a dúvida fica em aberto.
Felipe Massa soube usar muito bem o marketing, foi destaque em vários segmentos por voltar à Turquia, onde venceu a primeira corrida na Fórmula 1, onde venceu três das quatro edições, mas está difícil acreditar em alguma coisa. Desde o início da temporada ele tem dificuldades para aquecer os pneus. A temperatura da pista na segunda sessão de treinos era de 53º. Ficarei muito feliz se ele calar minha boca no domingo.
Ainda acho que dá Red Bull. No domingo saberemos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário