domingo, 30 de maio de 2010

Corinthians, com inteligência

Não faz muito tempo que Carlos Alberto Parreira disse que já havia passado da hora do futebol brasileiro aprender a jogar quando não está com a bola. Foi exatamente esse o diferencial para a vitória do Corinthians sobre o Santos. Mais do que abrir o placar com 1 minuto de jogo, mais do que marcar o segundo gol logo depois de sofrer o empate, o Corinthians soube jogar sem ter a bola nos pés.
O Santos fez, diante do Corinthians, sua melhor apresentação neste Campeonato Brasileiro. Aí você olha para o resultado do jogo e manda o blogueiro catar coquinho. Fique calmo! Você vai entender que a ideia faz sentido.
Foi uma partida dominada em boa parte pelo Santos. Teve mais posse de bola, tocou melhor e atacou bem. E por que raios o Corinthians venceu? Porque soube marcar o Santos, anulou as referências do adversário e contra-atacou com eficiência.
Não é novidade que o Santos é um time rápido e habilidoso. Sem Robinho, sobraram Neymar, Wesley e Paulo Henrique Ganso. Os dois primeiros foram a-nu-la-dos pela marcação corintiana. Ralf e Elias não deram espaço, principalmente para Wesley, um dos maiores articuladores do ataque santista. Ganso só conseguiu produzir alguma coisa por ser um jogador acima da média, que faz muito em pouco espaço. E foi por ele que o Santos ainda criou alguma coisa no primeiro tempo.
Além de defender muito bem, o Corinthians soube atacar com inteligência. Não se lançou ao ataque. Esperou os descuidos adversários. E a zaga do Santos adora se descuidar. Levou quatro gols, podendo levar cinco, seis...
"Ah, mas o Santos teve um gol mal anulado". É verdade, muito mal anulado, diga-se de passagem. Mas faz mais um gol, faz outro e outro e mais um. Será que todos seriam anulados? Não, não dá para colocar a culpa na arbitragem de Sálvio Spínola Fagundes Filho.
A vitória foi do Corinthians. Foi de Mano Menezes, que soube armar um time para encarar um adversário habilidoso e que repito: jogou muita bola. Ruim para o torcedor santista. Bom para o futebol.

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, sem querer ser repetitivo, acho que o Dorival está perdendo o grupo. Ontem foi o Edu Dracena que saiu reclamando e a cada dia será um e mais um a reclamar. Vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir