domingo, 30 de maio de 2010

Deram asas a Hamilton

Outro dia eu disse aqui que existem várias formas de vencer um GP. E Lewis Hamilton deu mais uma prova disso. O GP da Turquia não era dele. No máximo, com muito esforço, chegaria num improvável segundo lugar. Mas o inglês venceu, beneficiado por uma lambança histórica da Red Bull.
Menos de 20 voltas para o fim da prova. Mark Webber em primeiro, depois de largar na pole. Sebastian Vettel em segundo. Como na Red Bull não existe primeiro piloto (embora haja uma certa preferência por Vettel) e ninguém abre o rádio para dizer "tragam os carros inteiros", o alemão foi brigar pela liderança. Os dois pilotos tinham 78 pontos.
Tenta passar por aqui, fecha por lá, vai, não vai...e foi, ou melhor, foram. Os choque entre os dois carros que dão asas foi inevitável. Para Vettel, fim de prova. Webber ainda conseguiu voltar, mas em terceiro lugar, com as McLaren de Hamilton e Jenson Button na frente.
Até então, a corrida estava chata. Muito chata. Para não dizer que nada aconteceu, Vettel, que largou em terceiro, ultrapassou Hamilton logo depois que as luzes foram apagadas. Tomou o revide antes do fim da primeira volta. O alemão entrou antes nos boxes e logo depois, Webber e Hamilton entraram juntos. E uma estupidez da McLaren permitiu a Vettel tomar o segundo lugar do inglês. Foi só. Até acontecer a bobagem que levou o pessoal das asinhas a colocar as mãos na cabeça.
Vettel saiu do carro fazendo o gesto de girar o dedo indicador na orelha. "Está louco". No motorhome, foi político. Disse que ia ver de novo, avaliar melhor, analisar a telemetria e blá, blá, blá...
Hamilton e Button por pouco não fizeram o mesmo. Protagonizaram um show de tentativas de ultrapassagem. Button quase conseguiu. Esteve um pouco na frente, mas Hamilton não permitiu. Detalhe: pelo rádio, os engenheiros berravam para que os dois economizassem um combustível que poderia acabar a qualquer instante.
O campeão de 2008 cruzou em primeiro e com cara de poucos amigos. Não gostou da pressão sofrida pelo companheiro de equipe. Mimadinho esse Hamilton, hein? Estou começando a dar razão para Fernando Alonso. Enfim, Webber cruzou em um vergonhoso terceiro lugar. Vergonhoso pela forma como veio.
As Ferrari? Felipe Massa em sétimo e Fernando Alonso em oitavo. E só.
Webber continua na liderança do campeonato, agora com 93 pontos, mas Jenson Button pegou o segundo lugar, com 88. Hamilton vem em terceiro com 84 e Fernando Alonso em quarto, com 79. Vettel se manteve nos 78. Felipe Massa é o melhor brasileiro: sétimo lugar, com 67 pontos.
Vamos esperar pelas notícias que virão da Red Bull. Na coletiva, Webber disse que é assim mesmo e blá, blá, blá...
Duvido. Vem pancada por aí. Literalmente...

Nenhum comentário :

Postar um comentário